Propostas, prescrições curriculares e o Ensino de Geografia
Textos base:
CENP/SE-SP. Proposta curricular para o ensino de Geografia – 1º grau. São Paulo: Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas/ Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 1992. - somente 5ª Série (p. 51-70).
BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular -Versão Final, Brasília, 2018 - componente Geografia. - somente p. 378-379.
Textos complementares:
BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Geografia Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1998.
ERMANI, Giovana. A proposta curricular para o ensino de Geografia – 1º grau da CENP/SP (1988): um momento na política de currículo brasileira. Associação dos Geógrafos Brasileiros/AGB, Seção Campinas, p. 363-373, 2016.
GOMES, Daniel Mendes; LOPES Maria Rita de Castro. Ensino de Geografia e formação crítica: uma análise das propostas curriculares de Geografia do Estado de São Paulo – 1980-2008. Associação dos Geógrafos Brasileiros/AGB.Terra Livre, São Paulo, Ano 30, v. 1, n. 44, p. 177-200, 2017.
KIMURA, S. Território de luzes e sombras: a proposta de ensino de Geografia da CENP. Terra Livre, S.l., v. 1, n. 32, 2015.
KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, p. 15-35,1997.