Diagrama de temas

  • Diferentemente do que ocorre com outras profissões, quando começamos a atuar como docentes, já contamos com uma certa experiência: afinal, todos os anos que passamos no ensino infantil, fundamental, médio e superior acabam constituindo um repertório considerável. Por isso, proponho aqui um exercício de memória, uma volta ao que marcou sua trajetória escolar em relação a alguns aspectos sobre os quais conversaremos ao longo do semestre. Essas lembranças nos ajudam a delinear melhor os contornos do que entendemos de nosso ofício; nos ajudam a enxergar algumas bases e a rejeitar determinadas posturas; nos colocam em diálogo com aquilo que nos constitui enquanto sujeitos escolares. Em seus textos, você pode narrar alguns acontecimentos, descrever cenas, colocar fotos, enfim, recorrer a tudo aquilo que considere significativo nessa trajetória.

    O vídeo abaixo permitirá uma compreensão mais precisa sobre a importância da atividade:

       

    • Quem foram os professores que te marcaram positiva e negativamente? Por quê? O que eles ensinavam? Como se relacionavam com o corpo discente? Quais eram suas características, seus modos de lidar com o conteúdo, com a turma, com as burocracias escolares? Como eram seus gestos?


    • Como eram os espaços escolares que te marcaram? Como era a escola, as salas de aula? Qual era sua relação com as paredes: acolhimento, limitação? Como se dispunha espacialmente nas salas o corpo discente? O que você entendia ou sentia disso? E os tempos escolares? Como eram os calendários, os horários das aulas? Como você o sentia passar? Ele se limitava à escola ou se esparramava para outras dimensões da sua vida? E as tecnologias: de quais você lembra? Como eram usadas? Como elas atuam sobre você no ambiente escolar?


    • O que você aprendia na escola? Como entendia ou sentia esses conhecimentos? Eles lhe eram significativos ou pareciam alheios a você? Que tipo de relação você estabelecia com eles: sentia que eles alargavam ou diminuíam suas perspectivas? Como você aprendia? Como aprende hoje? Como estuda? Quais os fins de seus estudos? Você percebe relação entre esse estudo e as avaliações? Acredita que há relação entre aprendizado e resultado nas avaliações? As avaliações, ao longo de sua trajetória, foram utilizadas como mecanismos de poder? Como? Você as percebia como parte do processo de aprendizado ou como fim desse processo? Que tipo de avaliações prefere? Como elas impactavam sua rotina, suas emoções?

    • Nos tempos de escola, como você se avaliava em relação à disciplina? O que ela significava para você? A percepção da escola e a sua a respeito do que era disciplina coincidiam? Como? Lembra de algum grande problema, na sua vida ou na de colegas, relacionado a questões disciplinares? Qual? Como você o enxergava na época? Para você, havia relação entre disciplina e aprendizado? Qual?