Programação
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Disciplina de Didática (EDM0402)
Docente: Prof. Dr. Luiz Coppi
e-mail: luiz.coppi@usp.br
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
CRONOGRAMA
Aula 1 - Apresentação
Data: 25/mar/2022
Atividades: apresentação do curso e da bibliografia, informações sobre o estágio e a avaliação, discussão inicial sobre as imagens da docência.
Bibliografia: LOURO, G. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 98-109.
Aula 2 - A experiência como modo de viver o estágio
Data: 01/abr/2022
Atividades: discussão sobre o texto “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”, de Jorge Larrosa, e sobre as vivências no estágio.
Aula 3 - Reflexões sobre a Didática
Data: 08/abr/2022
Atividades: discussão sobre o que cabe à Didática enquanto disciplina e fazer.
Bibliografia: AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.
Aula 4 - Os saberes docentes
Data: 29/abr/2022
Atividades: discussão sobre o que constitui os saberes docentes.
Aula 5 - Os tempos, os espaços e as tecnologias escolares I
Data: 06/mai/2022
Atividades: discussão da escola como um espaço-tempo específico e de suas potências
Bibliografia:
Aula 6 - Os tempos, os espaços e as tecnologias escolares II
Data: 13/mai/2022
Atividades: discussão sobre a escrita como tecnologia de invenção da infância e os desafios pedagógicos contemporâneos impostos pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
Bibliografia:
POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 34-50.
POSTMAN, N. Tecnopólio. São Paulo: Nobel, 1994. p. 13-31
Aula 7 - A aprendizagem e o triângulo pedagógico I
Data: 20/mai/2022
Atividades: discussão sobre os desafios decorrentes da aprendizagem e da maneira como ela é concebida.
Bibliografia:
Aula 8 - A aprendizagem e o triângulo pedagógico II
Data: 27/mai/2022
Atividades: discussão sobre o chamado “triângulo pedagógico”.
Bibliografia:
Aula 9 - O currículo
Data: 03/jun/2022
Atividades: discussão sobre a constituição do que é ensinado e das relações de poder que atravessam os conteúdos escolares.
Bibliografia:
Aula 10 - Atividade de leitura remota
Data: 10/jun/2022
Atividades: Leitura remota do capítulo "Da vocação", de Jorge Larrosa, para discussão na próxima aula.
Bibliografia:
Aula 11 - Avaliação
Data: 24/jun/2022
Atividades: discussão sobre como a avaliação pauta o trabalho escolar. Além disso, conversaremos também sobre o capítulo "Da vocação", de Jorge Larrosa.
Bibliografia:
Leitura Complementar: LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011, p. 201-214.
Aula 12 - (In)Disciplina
Data: 01/jul/2022
Atividades: discussão dos conceitos de disciplina e de indisciplina em contexto escolar.
Bibliografia:
Aula 13 - Conversas sobre os trabalhos
Data: 07/jul/2022
Atividades: estarei disponível na faculdade para conversas particulares a respeito dos andamentos dos trabalhos finais e para tirar eventuais dúvidas.
Semana 14 - Apresentação de trabalhos
Data: 08/jul/2022
Atividades: apresentação das “mesas” construídas a partir das experiências do estágio e com a bibliografia.
Semana 15 - Apresentação de trabalhos
Data: 15/jul/2022
Atividades: apresentação das “mesas” construídas a partir das experiências do estágio e com a bibliografia.
SOBRE A AVALIAÇÃO DO CURSO
A avaliação do curso de Didática será dividida em duas partes: os relatos de memórias escolares e as mesas de experiências com o estágio e com a bibliografia. A seguir, uma breve explicação sobre cada uma delas:
- Relatos de Memórias
Diferentemente do que ocorre com outras profissões, quando começamos a atuar como docentes, já contamos com uma certa experiência: afinal, todos os anos que passamos nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior acabam constituindo um repertório considerável. Por isso, proponho aqui um exercício de memória, uma volta ao que marcou sua trajetória escolar em relação a alguns aspectos sobre os quais conversaremos ao longo do semestre. Essas lembranças nos ajudam a delinear melhor os contornos do que entendemos de nosso ofício; nos ajudam a enxergar algumas bases e a rejeitar determinadas posturas; nos colocam em diálogo com aquilo que nos constitui enquanto sujeitos escolares. Nos relatos, você pode narrar acontecimentos, descrever cenas, colocar fotos, enfim, recorrer a tudo aquilo que considere significativo dessa trajetória.
Os temas e as datas de entrega de cada um dos relatos são os seguintes:
- Relato de Memórias I — Professores (data máxima de entrega: 01/05/2022)
- Relato de Memórias II — Tempos, espaços e tecnologias escolares (data máxima de entrega: 15/05/2022)
- Relato de Memórias III — O que e como aprender e avaliações (data máxima de entrega: 26/06/2022)
- Relato de Memórias IV — (In)Disciplina (data máxima de entrega: 03/07/2022)
2. Mesas das Experiências com o Estágio e com a Bibliografia
Durante o semestre, você deverá realizar um estágio de 30h em uma instituição escolar e, ao final do curso, essa experiência deverá ser formalizada pela ficha de estágio e pela construção de uma relação significativa entre três elementos: uma cena de seu estágio, uma passagem da bibliografia, e algo que, de certa forma, seja norteador para você (um trecho de filme, de livro, de série, uma música, uma vivência, enfim, qualquer coisa). Nesse sentido, gostaria que você imaginasse que colocará esses três elementos dispostos sobre uma mesa — não há ordem prévia, não há lugares corretos para cada um. Essa mesa, uma semana depois do fim das aulas, uma semana antes, um ano ou dez anos depois, poderia ter uma outra configuração: você poderia tirar alguns desses elementos, poderia colocar outros, poderia tecer outras relações. Por isso, insisto nessa noção de mesa (e não de um quadro fixo, por exemplo). No dia da avaliação, você apresentará os elementos que escolheu — falando para a turma, escrevendo, apresentando um powerpoint, etc. — e nos contará os sentidos que construiu a partir dessa seleção, nos contará o que eles te dizem, como se relacionam à maneira como você mesmo enxerga o ofício docente.