Topic outline
-
DATA DA ENTREGA = 20/05/2020 ATÉ AS 22 HORAS - IMPRETERIVELMENTE
Para melhor readequação do nosso plano de aulas, a avaliação 1 foi SUBSTITUÍDA por este exercício que deverá ser realizado em grupo e comporá a nota da P2.
Este exercício deverá ser avaliado pelo metodologia 360 graus que será colocada para que cada aluno faça sua autoavaliação e avaliação de cada membro do seu grupo.
Esta proposta está adequada às novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Os grupos que apresentarão os trabalhos deverão ser os mesmos de projetos (independente de estarem cursando o diurno ou o noturno).
O trabalho consistirá na seguinte forma:
existem sete ferramentas tradicionais da qualidade e sete novas ferramentas da qualidade.
Cada grupo ficará encarregado de produzir um vídeo explicando a ferramenta, incluindo os seguintes tópicos (caso pertinente):
1) quem foi o criador2) em que ano ou época
3) qual a finalidade/objetivo
4) Porque esta ferramenta pertence ao grupo das sete ferramentas (se das sete tradicionais ou das sete novas)
5) como funciona sua metodologia (explicar a ferramenta, como ela deve ser construída), enfim, explicar o método.
6) propor um exercício com a ferramenta.
A COMPOSIÇÃO DO VÍDEO DEVERÁ CONTEMPLAR:
A) VINHETA DE ENTRADA DO VÍDEO (com o logotipo e logomarca da FZEA (eu forneço para vocês) na parte superior da tela, título do trabalho - nome da ferramenta estudada (na parte central do trabalho);
B) CORPO DO TRABALHO (como acharem melhor)
C) VINHETA DE ENCERRAMENTO (parte superior da tela e centralizado: nome da disciplina (ZEA 1001 - Gestão da Qualidade na Indústria de Alimentos e logo abaixo colocar: Docente responsável: Marta Mitsui Kushida). Na parte central os créditos, começando por seus nomes completos e uso de músicas, fotos, filmes, etc) parte inferior centralizado o ano da produção.
Eu costumo utilizar o active presenter para editar os vídeos. Deixarei dois tutoriais para quem nunca fez edição de vídeos: um mostrando o active presenter e o outro mostrando como fazer vinhetas. Porém caso queiram utilizar outro editor de vídeos que esteja acostumado fiquem a vontade.
Está terminantemente proibido o uso de vídeos de terceiros, incorporado ao seu vídeo. O vídeo deverá ser inédito com ou sem suas imagens. Caso sejam utilizados figuras, gráficos, tabelas, etc, que não sejam de sua autoria, será obrigatório citar a fonte e/ou o link. Colocar uma tela final com as referencias utilizadas de acordo com a ABNT.
Os vídeos, terão a proposta de serem um instrumento de ensino para quem nunca ouviu falar da ferramenta, ou seja seus colegas deverão entender a proposta da mesma. Deverão ter no mínimo ENTRE 10 A 15 minutos e no máximo 30 minutos de gravação. Observe que se a qualidade do vídeo ficar boa e as explicações fiquem claras, não tem problema que o tempo mínimo fique abaixo de 10 minutos. Priorizarei a qualidade!Os vídeos deverão ser postados no GOOGLE DRIVE, que abrirei para cada grupo. SOB HIPÓTESE NENHUMA O VÍDEO DEVERÁ SER PUBLICADO NO YOUTUBE!
PREMIAÇÃO:
Além de ser a nota da P1, os melhores vídeos e com a metodologia explicada de forma correta, serão colocados na plataforma e-aulas da USP e poderão ser inseridos em seus respectivos curriculum lattes, como um trabalho publicado!!!! CAPRICHEM!!!
Em anexo, colocarei os grupos com seus respectivos temas.
Bom trabalho.