Teoria da Decisão
- O que significa decidir? Existe um processo de tomada de decisão? Existem modelos a seguir? Se existem, quais são os principais? Qual é o papel do tomador de decisão?
- Como se tomam decisões nas organizações? Quais as características das decisões nos níveis operacional, tático e estratégico?
- O que significa uma boa decisão? Como contribui, nesta boa decisão, a hierarquia, a motivação, a cultura, os cenários? Quais são as consequências (qualidade, efeitos diretos e efeitos colaterais) de uma decisão?
- Qual é o valor da informação na tomada de decisão? Existe intuição? Se existe, o que é e como ela funciona? Posso confiar na intuição?
- Como se toma decisão sob risco e incerteza? Qual é a diferença entre risco e incerteza? Qual é a influência da experiência, da pressão, da urgência, na tomada de decisão?
- Dados históricos: Qual é a sua importância na tomada de decisão? O que é Data Warehouse? Como ficam a validade, consolidação, período e granularidade? O que é Cubo de Dados? O que é Big Data?
- Modelos Multicritério: É viável uma decisão baseada em vários critérios? Quais são os seus fundamentos, subjetividade, juízo de valores..? Quais são os modelos mais utilizados?
- Modelos Determinísticos: Existem modelos matemáticos que possam me auxiliar na decisão?
- Modelos Probabilísticos: E a estatística, pode me ajudar na decisão? Como? O que é Data Mining?
Entendendo o que é decisão...
Início do Ciclo 1:
23/03: Aula no Google Meet
- Visão Geral sobre sistemas de tomada de decisões estratégicas
- Exemplos e aplicações: Sistemas de Governo
- 23 a 27/03: Estudo e postagem no fórum:
- Presidencialismo (4 Equipes)
- Parlamentarismo (4 Equipes)
27/03: Aula no Google Meet
- Provocações e visão crítica: Sistemas de governo
- Presidencialismo x Parlamentarismo
- Divisão do conteúdo (SAD) em tópicos:
- Teoria da decisão (conceitos básicos)
- Processo de tomada de decisão
- Decisões nas Organizações;
- Qualidade da Decisão;
- O valor da Informação na tomada de decisão;
- Decisão sob risco e incerteza;
- Decisões em Grupo (Equipe);
- Sistemas de Apoio à Decisão.
- Distribuição dos tópicos a serem estudados durante a semana entre os membros da equipe.
- Utilizar o fórum: Fórum 3: Teoria da Decisão 1 (Temas: de 1 a 5)
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Roteiro da aula 08/05:
Ciclo 2 - Conteúdo:
- Dados históricos: Qual é a sua importância na tomada de decisão? O que é Data Warehouse? Como ficam a validade, consolidação, período e granularidade? O que é Cubo de Dados? O que é Big Data?
- Modelos Multicritério: É viável uma decisão baseada em vários critérios? Quais são os seus fundamentos, subjetividade, juízo de valores..? Quais são os modelos mais utilizados?
- Modelos Determinísticos: Existem modelos matemáticos que possam me auxiliar na decisão?
- Modelos Probabilísticos: E a estatística, pode me ajudar na decisão? Como? O que é Data Mining?
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Este fórum está dividido em 8 tópicos, que contemplam os ítens de 6 a 9 do conteúdo:
- Data-Driven 1: Data Warehouse/Data Mart (Conceitos; aplicações; Fatores Críticos de Sucesso; Aplicações OLAP; Arquitetura; Infraestrutura...);
- Data-Driven 2: Data Warehouse/Data Mart (Modelo Dimensional; Cubo de dados; Modelagem; Construção...);
- Data-Driven 3: Gestão do Data Warehouse/Data Mart (Organizando o plano e escopo de projeto; Tecnologia disponível: base de dados, hardware, extração, transformação, administração dos dados; Meta dados...);
- Data-Driven 4: Big data e data mining (conceitos, tecnologias, aplicações, exemplos...);
- Model-Driven 1: Métodos multicritério 1 (ELECTRE (I, II, III, IV...: indicações, diferenças, aplicações, vantagens, desvantagens...);
- Model-Driven 2: Métodos multicritério 2 (PROMETHEE (I, II, III, IV... Gaia...: indicações, diferenças, aplicações, vantagens, desvantagens...);
- Model-Driven 3: Métodos determinísticos (Programação: linear, inteira, dinâmica, quadrática, transportes, caixeiro viajante...);
- Model-Driven 4: Métodos probabilísticos (Conceitos; Inferência baysiana; lógica fuzzy; teoria dos jogos...).
08/05 (Líder): Distribuição dos tópicos (1 a 8) entre os membros da equipe.
Cada membro pesquisa utilizando a Internet e tenta aprender o máximo possível sobre o (se torna "especialista") tema referente ao tópico atribuído a ele pelo líder;
- O líder inicia cada fórum por meio do link "Responder" (referente a cada tópico) declarando o nome do membro responsável pelo tema e instruções de como deve proceder, se for necessário;
- Caso seja necessário a alocação de um tópico a dois membros (em função do número de membros da equipe), o líder deve dividir o tópico em dois (máximo), utilizando o link "Responder" para cada membro, declarando exatamente como deve ser feito.
- Pesquisar, estudar, refletir, entender, compreender... (tornar-se "especialista") e produzir um texto inicial (400 a 500 palavras), contendo a síntese sobre o que você aprendeu sobre o tema do tópico, com o objetivo de socializar esse aprendizado com os colegas de equipe. Reforçando... o texto tem o objetivo de ensinar a cada colega de equipe. Não se esqueça das citações! (Linkar ou anexar PDF); Texto sem citação não será considerado!
15/05 (Individual): Data limite para cada membro postar o seu texto inicial no fórum e iniciar o debate;
15/05 a 04/06 (Equipe): Debate sobre cada tema, comandado pelo membro responsável, que terá o objetivo de socializar o conhecimento adquirido, com os demais membros da sua equipe.
- Cada membro deve ler o texto postado pelo colega e produzir uma síntese (réplica de 200 a 300 palavras) propondo aplicações dos conceitos no mundo real, demonstrando que leu e entendeu o texto.
- O membro responsável pelo tema é também o responsável por conduzir o debate (sobre o seu tema), garantindo que todos aprendam. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar".
- Ao final do debate, em cada um dos tópicos, o líder deve emitir uma nota (de 0 a 5) para cada membro da equipe, justificando detalhadamente, levando em conta: a aprendizagem e aplicações dos conceitos trabalhados. Utilizar o Tópico: Avaliação Geral para colocar as notas e justificativas.
- Cada membro deverá preparar uma apresentação, sobre o seu tópico, a ser feita para a classe. Essa apresentação será de 10 min. (apresentação + resposta a duas perguntas) por equipe. Utilizar todo o tempo disponível...
05/06 (Equipes): Apresentações.
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Regras sobre o texto:
- Quantidade de palavras, sem contar as referências: 400 a 500 no texto inicial de cada tópico e 200 a 300 em cada contribuição feitas pelos demais membros da equipe;
- Base teórica: no mínimo 2 referências de fontes confiáveis (artigos publicados em: periódicos especializados, congressos internacionais, sites de Universidades, Institutos de pesquisa, outras entidades reconhecidas e livros);
- Não utilizar referências publicadas em sites de empresas que tenham o propósito de divulgação (propaganda) de produtos ou serviços;
- Colocar o link nas referências no caso de artigos ou anexar PDF;
- Utilizar Norma ABNT nas citações e referências.
- Dados históricos: Qual é a sua importância na tomada de decisão? O que é Data Warehouse? Como ficam a validade, consolidação, período e granularidade? O que é Cubo de Dados? O que é Big Data?