Aperçu des sections
-
-
BNCC e currículo: escolhas e desafios
Palestrante:
Profa. Dra. Cláudia GalianFaculdade de Educação da USP
Resumo:
Na Introdução da BNCC encontra-se a afirmação de que Base e currículo são complementares. A despeito disso, iniciativas voltadas à implementação dessas novas prescrições não raro supõem que o currículo está pronto, basta implementá-lo. E mais: na articulação desse documento com outras políticas educacionais limita-se o espaço para escolhas que incidiriam sobre a Parte Diversificada do currículo. Afinal, o que significa cada uma dessas concepções – de complementaridade de ações e discursos no desenvolvimento do currículo, por um lado, e de busca pela aplicação mecânica de definições centrais, por outro? Como elas potencializam ou restringem a viabilização de uma escola inclusiva?
Data:
Terça-feira 20/08/2019 – 16h
Local:
Auditório Adma Jafet – Instituto de Física da USP
-
-
-
POLIDOCÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM MODELOS DE EDUCAÇÃO ON-LINE
Profa. Dra. Paula Carolei
UNIFESP
Que ações pode ter um docente online? Que possibilidades temos desses modelos promoverem a aprendizagem por investigação ou aprendizagem por projetos? Vamos apresentar o conceito de polidocência, em que há a possibilidade de vários momentos de atuação docente, muitas vezes divididos em papeis como professor, tutor e designer educacional. Vamos discutir as possibilidades e limites de cada um desses atores, pensando em propostas em que se promova ação mais ativa, criativa e investigativa por parte dos alunos e mais estratégica por parte dos atores docentes. Também vamos discutir como as metodologias do Design podem contribuir para propor um ensino mediado por tecnologias como um processo que valoriza a autoria e o protagonismo do aluno e aprimoramentos dos processos formação inicial e continuada professores.
Terça-feira - 10/09/2019 - 16h
Auditório Adma Jafet – Instituto de Física da USP
-
-
-
-
-
-