Programação

  • Semana 1, dias 2 e 3 de agosto


    Introdução: programa, orientações, tarefas, avaliação.
    Discussões preliminares sobre elaboração de trabalhos “Consumo Consciente”

  • Semana 2, dias 9 e 10 de agosto

    Ciências sociais em questão e a abordagem positivista da sociedade

  • Semana 3, dia 16 de agosto

    2º EVENTO SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO


    Inscrição obrigatória no site: 

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfr599i18h2vrOtxhxcIlFNxe3KyQwYSTFBU5L_aI9ztKwOuw/viewform

  • Semana 4 - 23 e 24/08

    A teoria do Processo Civilizador

    • Leitura prévia do capítulo "Evolução do conceito de civilidade" e "mudanças na agressividade", do livro de Elias:

      ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.


    • Elias, Norbert (1994), O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar.


    • Quais são os ajustes e complementos que permitem aprimorar o T2?


      Respostas até terça-feira, dia 28 de agosto, ao meio-dia, enviadas por um membro de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração da tarefa.

    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Reconhecimento de excelência nas ciências sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco”, Revista Estudos de Sociologia, v. 19, nº 36, Araraquara: UNESP, pp. 269-274;


  • Semana 5 - 30 e 31 de agosto

    Apresentação do A3 - Desigualdade de gênero

    E.R. 1 - Exercício de Redação

  • Semana 6 - 13 e 14 de setembro

    Introdução aos conceitos de cultura



    Avaliação intermediária da disciplina

    Introdução aos conceitos de cultura

  • Semana 7 - 20 e 21 de setembro

    Introdução aos estudos da ideologia

  • Semana 8 - 27 e 28 de setembro

    O fenômeno da globalização e o consumo consciente

    • SANTOS, Boaventura de Sousa (2005), Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade, São Paulo: Cortez Editora.


      Questões para orientar a elaboração do T5 e a leitura de seu texto base:

      •Quais tipos de perspectivas existem nas abordagens identificadas por Boaventura de Sousa Santos em torno dos problemas fundamentais da humanidade?
      •Quais são os pontos chaves para considerar os problemas fundamentais da humanidade (globalização, demografia e meio-ambiente)?
      •Quais são os dilemas contemporâneos acerca dos problemas centrais da humanidade?


    • PORTILHO, Fátima (2005), "Consumo sustentável: limites e possibilidades de ambientalização e politização das práticas de consumo", in Caderno EBAPE.BR, Edição temática, Rio de Janeiro: FGV, p. 1-12. 


      Questões para orientar a elaboração do A5

      Quais são os fatores que, por um lado, podem distanciar a dimensão do consumo daquela da cidadania e, por outro lado, podem aproximar estas duas dimensões?

      Quais experiências podem ser apresentadas como de "politização do consumo"? (procurar outras fontes)

    • Quais ajustes ou acréscimos podem aprimorar o T5?

      Respostas até dia 2 de outubro, terça-feira, ao meio dia, enviadas por um representante do grupo indicando os nomes dos participantes.

  • Semana 9 - 04 e 05 de outubro

    Problemas agroalimentares






    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo e BLEIL, Susana Inez (2000), “A identidade cultural desafia a globalização: o desabafo dos agricultores franceses”, in Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2000, pp. 158-177.


      Questões para orientar a elaboração do T6 e a leitura do texto base:

      •Como explicar os protestos focalizados no estudo?
      •Como ocorre a constituição da Confederação Camponesa francesa?
      • Quais são as propostas desta confederação e como situá-las no debate agroalimentar?
      •Como diferenciar um sistema agrícola produtivista de outro multifuncional?
      •Em que medida as tradições alimentares francesas favorecem o apoio aos propósitos da Confederação Camponesa?

    • MOREIRA, Roberto José (2000). “Críticas ambientalistas à Revolução verde”. Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 39-52.


      Questões para orientar a elaboração do A6 e a leitura do texto base:

      Por que o debate sobre o desenvolvimento sustentável apresenta muitas divergências? 

      Como caracterizar a crítica ambientalista contra a revolução verde?

      O que é a "ideologia da subsistência"?

    • Quais ajustes ou complementos permite aperfeiçoar o T6?

      Respostas até terça-feira, dia 16/10, ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes dos participantes da elaboração.



    • LACERDA, Tatiana Ferreira Nobre e MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2008), “Agricultura orgânica, representação territorial e reprodução social da agricultura familiar: os agricultores ecologistas da Encosta da Serra Geral em Santa Catarina”. Ruris (Campinas), v. 2, p. 137-158.


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2003), “Concepções em disputa na formulação das políticas públicas de apoio à agricultura familiar: uma releitura sobre a criação do PRONAF” Raízes, vol. 22, n° 2, Campina Grande: UFCG.


  • Semana 10 - 18 e 19 de outubro

    Problemas agroalimentares 2

    Link para inscrição no evento: https://goo.gl/forms/GxKAS6rVxARboxss1 





    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), “Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes”, Revista Segurança Alimentar e Nutricional, vol. 17(2), Campinas: Unicamp, pp. 78-87


      Questões para orientar a elaboração do T7 e leitura de seu texto base

      Por que cresce a defesa da soberania alimentar?

      Quais são os pilares da noção de soberania alimentar?

      Por que estratégias de agricultores familiares paulistas podem ser associadas à soberania alimentar?



    • CARNEIRO, Maria José e MALIUF, Renato (2003), Para além da produção: multifuncionalidade e agricultura familiar, Rio de Janeiro: Mauad.

      Quais são os principais  papeis desempenhados pela agricultura familiar identificados no Brasil?

      Em que medida estes papeis são reconhecidos no âmbito das políticas públicas de apoio à agricultura familiar (procurar outras fontes)?

    • Quais são os ajustes e complementos que podem aprimorar o T7?

      Respostas até terça-feira, dia 23 de outubro, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes dos participantes da elaboração. 

  • Semana 11 - 25 e 26 de outubro

    Estratégias de proteção da natureza e desigualdade social no Brasil

    • DIEGUES, Antônio Carlos (1996), O mito moderno da natureza intocada, São Paulo: Hucitec.

      Considerar sobretudo os capítulos 1, 7 e 8.

      Questões para orientar a elaboração do T8 e sua leitura.

      Quais concepções orientaram a criação dos primeiros Parques Nacionais?

      Quais são as principais críticas contra esta perspectiva e quais suas repercussões?

    • SOUZA, Jessé (2006), Para compreender a desigualdade brasileira, Teoria e Cultura, vol. nº 2, pp. 83-100.


      Questões para orientar a preparação do A8?

      Quais são as teses que Jessé Souza crítica por não permitir compreender plenamente a desigualdade social brasileira?

      Quais são as chaves proposta pelo autor para compreender este problema?

      Quais dados são pertinentes para apresentar o quadro de desigualdade social no Brasil (procurar em outras fontes)?

    • Quais são ajustes e complementos que podem aprimorar o T8?


      Respostas até dia 6 de novembro ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes dos participantes da tarefa.

  • Semana 12: dia 8/11

    Apresentações dos trabalhos sobre consumo consciente


    Grupo

    Tema

    Componentes

    1

    CSA

    Leandro Betoni, Pedro Miguel, Felipe Orsini, Vinicius Fernandes, João Pedro Ribeiro, Guilherme

    2

    Sustentabilidade nas empresas

    João Pedro, João Puliti, Marcelo, Marina, Edson, Maisa

    3

    Politicas públicas  de incentivo ao consumo consciente

    Rafael Camarinha, Thiago Gabiatti, Luis Felipe, Rodolfo Pimentel, Antonio Veronese, Eduardo Parro, Armando Azevedo, Felipe Boscariol

    4

    Consumo consciente  e reciclagem

    Gabriela Lembi, Gabriela Ortega, Gabrieli Vecchia, Gabriela Vitelli


  • Semana 13: 22/11 e 23/11

    Video sobre o consumismo:



    22/11 - Apresentações dos trabalhos sobre consumo consciente



    Grupos

    Tema

    Componentes

    5

    Experiência de consumo consciente: Rede Guandu

    Julia Capozzi, Alvaro, Henrique Takinami, Emilyn Paro

    6

    Consumo consciente de informações

    Caio Melo, Camila Pissinato, Gabriela Navez Caixeta, Mariana Gomes, Rafael Padrão

    7

    Consumo consciente na economia compartilhada

    Arthur Rosolen, Cecilia Raffaelli, Julia Gonsalvez, Marina Costa, Paula Fisher.

    8

    Estudo de viabilidade de uso da produção dos grupos de extensão da Esalq no RUCAS

    Bruno Beraldis, Caio Torquato, Filipe da Silva, Guilherme hernandez, Guilherme Muracawa, Henrique Fernandez, Leonardo Montebelo, Lucas Salum



    23/11 - E.R. 2 e avaliação da disciplina*

    A avaliação da disciplina será feita via aplicativo "ADG discente", que deve ser baixado para que cada estudante possa fazer sua avaliação individualmente. No período da aula o docente fornecerá um códio de acesso à avaliação da disciplina, que deverá ser feita individualmente em até 15 minutos. Segue tutorial

  • Semana 14

    Resultados finais da disciplina e ER repositivo