Programação
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APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA – SISTEMA DE AVALIAÇÃO. PESQUISA, SOCIOLOGIA E EXTENSÃO: TRANSFORMAÇÕES VELOZES E INSUSTENTÁVEIS DESIGUALDADES
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SANTOS, Boaventura de Sousa, (1989). Da ideia de universidade à universidade de ideias, Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 27-28.
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COSTA, Emilia Viotti. Da monarquia a República: momentos decisivos. LECH, SP, 1979.
Ler sobretudo o capítulo IV: Política de Terras no Brasil e nos Estados Unidos.
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O MUNDO RURAL E A DIVERSIDADE NO CAMPO. POPULAÇÕES TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS, RIBEIRINHAS, INDÍGENAS. CONHECIMENTO TRADICIONAL
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É UM ERRO ESCOLARIZAR O CONHECIMENTO TRADICIONAL - Conferência da professora Maria Manuela Carneiro da Cunha
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DIEGUES, A. C. S. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paullo: HUCITEC, 1998, pp. 87-91
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BRANDÃO, C.R. Tempos e espaços nos mundos rurais do Brasil. Ruris: Revista do Centro de Estudos Rurais CERES-IFCH, UNICAMP. vol.1, nº 1, março de 2007, p.36-44.
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O DEBATE SOBRE AS FUNÇÕES DA AGRICULTURA. AGRICULTURA FAMILIAR, POLITICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E ASSENTAMENTOS RURAIS
Série especial da TV USP sobre a agricultura familiar, produzida por ocasião do Ano Internacional da Agricultura Familiar, em 2014.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; LUCAS, Ademir de e GASPARI, Luciane de (2014), “Desenvolvimento territorial em questão: estudo sobre assentamento periurbano no estado de São Paulo”. Retratos de Assentamentos, v. 17, Araraquara: UNIARA, pp. 161-178.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; KHATOUNIAN, Carlos Armênio; GASPARI, Luciane Cristina; RETIERE, Morgane (2016), “Justificações em torno de assentamento periurbano da modalidade PDS no estado de São Paulo: uma justiça ecológica em questão”. Retratos de Assentamentos, v. 19, p. 21-40.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; GASPARI, Luciane Cristina; ALMEIDA, Bruna (2017). “Organização de Controle Social (OCS) e engajamento agroecológico das famílias do assentamento Milton Santos no estado de São Paulo”. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 25, nº 3, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, p. 545-560.
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Questões para a elaboração do trabalho mencionado em aula sobre o assentamento Milton Santos:
1.Qual inovação poderia ser proposta para a família visitada no assentamento? Justifique sua escolha considerando a realidade local e explicando como apresentar esta ideia à família;2.Quais ações poderiam ser consideradas para a extensão universitária em termos de apoio às famílias assentadas, justificando as propostas?3.Qual sua avaliação das atividades dos grupos Terra e Cajan no assentamento, considerando seus princípios e objetivos?4.Quais são as vantagens da implantação de um assentamento como Milton Santos e como superar suas dificuldades? -
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Na terça-feira, dia 17/04, ocorre a mesa redonda "O golpe de 2016 e a democracia no Brasil", organizada no âmbito das Jornadas Universitárias de Defesa da Reforma Agrária.
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SAUER, Sérgio e LEITE Acácio Zuniga (2017), Medida Provisória 759: descaminhos da reforma agrária e legalização da grilagem de terras no Brasil. Retratos de assentamentos, vol. 20, nº 1.
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HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA EXTENSÃO RURAL ENQUANTO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO.
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NOVOS PARADIGMAS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL: A NOVA ATER.A LEI DE ATER, SERVIÇOS DE EXTENSÃO RURAL: PÚBLICO E PRIVADO (EMATER/CATI/ONG/COOPERATIVAS ETC...) SERVIÇOS DE EXTENSÃO CATI .
Politicas Públicas para a agricultura familiar.
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PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NA EXTENSÃO RURAL : O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO DE ADULTOS.
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A comunicação na extensão rural, enfoques e propósitos.
Comunicação de adultos.
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Gestão e decisão para a adoção de tecnologias na agricultura.
Importância da participação dos agricultores na geração de tecnologias
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Estrategias de ação. Técnicas pedagógicas e Metodologia em Extensão Rural