Programação
-
Turmas 1 (14-16h00) e 2 (8-10h00) - sextas-feiras
Local da aula: BM&F
Professora Responsável: Prof. Margarete Boteon - margo.boteon@gmail.com
Monitoria: Marina Maragon - Marina Marangon <marina.marangon@cepea.org.br>
DATA
MÓDULO
AULA
02/mar
Economia
1
09/mar
Economia
2
16/mar
Administração Geral / Planejamento
3
23/mar
Cadeias Agroindustriais (Prof. Mauro)
4
30/mar
Feriado
06/abr
Marketing
5
13/abr
13/abril
Aula de Comercialização (8h00/10h00 e 14h00/16h00)
12h30 - Palestra: Citrus BR
6
20/abr
PROVA I
27/abr
Gestão das Propriedades Rurais
7
04/mai
Custo de Produção – indicadores
8
11/mai
Custo de Produção – CARP
9
18/mai
Análise Financeira 10
25/mai
Análise Financeira
11
01/jun
Recesso
08/jun
Custo de Produção - Grãos
12
15/jun
Análise Financeira
13
22/jun
JOGO DO BRASIL
14
29/jun
Prova II (matéria a partir do dia 27/04)
06/jul
Prova Repositiva/Substitutiva (matéria toda do STOA)
-
Segue a programação das aulas e as datas das provas da disciplina LES 667.
-
PROVA II - TURMA2 Tarefa
-
Prova 2 - Turma 1 Tarefa
-
Aula 2: Economia & Agronegócio: tópicos importantes
-
Importante e premiada tese de doutorado a respeito da importância do agronegócio na economia brasileira. Leitura obrigatória: Capítulo 1,2 e 6.
-
Série do estadão com Economistas que avaliam a situação atual do Brasil & saídas.
-
1.Qual foi o crescimento do PIB em 2017? Explique o comportamento do PIB NO ANO. Quais variáveis que construíram positivamente e negativamente e porque?2.Qual a perspectiva para 2018 do PIB em números e as variáveis mais importantes que devem afetar (positivamente e negativamente) o comportamento do PIB?3.O que aconteceu com a taxa de crescimento do PIB nos anos de 2015 e 2016? Quais os fatores que levaram ao desempenho do PIB no período? Esse comportamento observado do PIB pode se repetir nos Próximos anos e porque?4.“Crescemos pouco, porque investimentos pouco” ... “O motor do crescimento precisa ser o investimento que eleve a produtividade do setor produtor.” Declarações do economista José Mendonça de Barros no Caderno de Economia do Estadão em 2/03/2014. Vc concorda com essa afirmação do ex-secretário do Ministério da Fazenda? Explique.5.“Como sair da armadilha de baixo crescimento brasileiro na média dos últimos 30 anos” (os voos de galinha)? De que forma o aumento da produtividade pode ser uma saída?6.Qual foi o desempenho do agronegócio entre os anos de 2015 e 2016 e em 2017 em comparação ao desempenho da economia em geral ? Explique e avalie as variáveis chaves que explica tal comportamento.7.Nas últimas décadas, quais são as contribuições que o agronegócio apresentou para o crescimento econômico brasileiro (PIB)? Como o agronegócio influencia na fórmula de cálculo do PIB e qual foi sua contribuição para o crescimento da economia nos últimos anos. Porque o crescimento do PIB do agronegócio nem sempre beneficia os produtores rurais?8.Os dados divulgados pelo IBGE não são os mesmos divulgados pelo Cepea sobre o PIB Agropecuário/Agronegócio. Qual metodologia é mais correta? Explique as duas metodologias e suas funcionalidades. Explique o porquê dos números divulgados pelas instituições foram muito divergentes.●
-
Teoria Geral da Comercialização, em especial, os custos de comercialização.
-
Em 1 página de Word, descreve o posionamento de mercado da campanha "Fruit Juice Matters" descrito pela Larissa na palestra do dia 13/04.
-
-
Essa atividade é individual, não será feita em grupo. O exercício é feito no STOA e cada aluno tem duas horas para responder. Use o material da disciplina para orientar.
-
Principais conceitos para a apuração do Custo de Produção Agropecuária.
-
Material completo a respeito do Custo Total de Produção - parte teórica + culturas perenes.
-
Matéria de capa da Revista Hortifuti Brasil onde aborda de um modo informal os principais conceitos a respeito do Custo de Produção agropecuário. Leitura das páginas 6-13. Ela é uma leitura completar para a Prova I, do dia 08/04.
-
Texto-Base: Alves, L.; Barros, C.S.C; Mosaki, M. Custo de produção e gestão operacional das fazendas 18-31p. IN: "Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso” - IMA - 2012 (http://www.imamt.com.br/system/anexos/arquivos/187/original/manual_2_cap1_1_.pdf?1359743094)
-
BARROS, Gestão de negócios agropecuários com foco no patrimônio. Série Didática D-130 (janeiro de 2014).
-
Complete a tabela do Exercício 1 até o dia 01/07 e depois (para valer como nota da atividade) complete falso e verdadeiro na tarefa abaixo. Lembre-se que a nota será registrada se o aluno completar a tarefa de falso ou verdadeiro.
-
Caro alunos, a Tarefa consiste em completar a tabela do Exercício 1 do arquivo do WORD acima, Avaliação Patrimonial, e depois de completado o Exercício 1 (o 2 é opcional, como complemento) do WORD, acesse essa atividade e responda FALSO ou VERDADEIRO sobre o inventário da fazenda de café. Obs: Para nota, não vale só completar a tabela no arquivo em WORD, tem que completar a atividade Falso e Verdadeiro.
-
Aula Prática do Pesquisador Fernando Peres
-
-
-
Caros alunos,
Segue o excel para você similar três opções de financiamento e escolher qual é a melhor opção em termos de VPtotal (qual delas retorna o menor valor presente do fluxo de caixa total do financiamento). Após fazer os três exercícios complete a tarefa no STOA (a seguir), para que possamos avaliá-la. Não esqueça de avaliar qual é a opção mais viável de financiamento.
Margarete
-
Baixa a planilha em Excel acima e faça as três simulações dos exercícios e avalie qual é o mais viável e depois complete o formulário Verdadeiro e Falso a seguir. A tarefa é para ser entregue até o dia 01/07.
-
-
PROVA REPOSITIVA/SUBSTITUTIVA Tarefa
Baixe o arquivo em WORD, complete a prova e submete no STOA antes das 10h00.
-