Aperçu des sections

  • Aula 1 - 07/março

    8-10hs - Apresentação do curso, de sua metodologia e de seu processo de avaliação.

    Organização das equipes de seminários e trabalho final.

    Introdução aos conceitos de espaço, paisagem, urbanização, urbanismo, jogos de escala, rugosidades, preexistências.

    Local: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia).

    10-12hs - Apresentação do trabalho Cidade e Arquitetura.  

    Local: Auditório FAU USP.

    Etapa 0: organização das equipes.


  • Aula 2 - 14/março

    O DNA do urbano: as origens da urbanização.

    Exercício de leitura de texto e espacialização em grupo: Tenochtitlán

    Para acessar o mapa em alta resolução, clique AQUI.

    Local: 08-10h: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia) / 10-12h: Estúdio 1.

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      SOUSTELLE - Os Astecas na véspera da conquista espanhola Fichier
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      Mapa 01 - Tenochtitlán (A1) Fichier
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    • "Diário de leitura" do texto da Aula 2: "O DNA do urbano: as origens da urbanização".

      SOUSTELLE, Jacques. "A cidade". In: ______. SOUSTELLE, Jacques. Os astecas na véspera da conquista espanhola. Coleção A vida cotidiana. SP: Cia das Letras/Circulo do Livro, 1990. pp. 25-59.

  • Aula 3 - 21/março

    8-10hs - Aula "A cidade Estado: história e espaço. Atenas no séc. V aC: o advento da democracia e dos espaços públicos."

    Local: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia).

    10-12hs - Cidade e Arquitetura

    Local: Auditório FAU USP.

    Etapa 1: Desenvolvimento e entrega.

    Número do grupo, nome dos integrantes, n° usp dos integrantes, e-mail usp, indicação da cidade e dos edifícios a serem estudados e levantamento bibliográfico.

    Entrega somente no Stoa das disciplinas AUH-150 ou 152, de acordo com a divisão estabelecida, até as 12h00 do dia 22/março.

  • 28/março

    Feriado Semana Santa – Não haverá aula.
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      Grupos Trabalho Cidade e Arquitetura Fichier
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  • Aula 4 - 04/abril

    Trabalho Cidade e Arquitetura

    Local: Estúdio 1

    Etapa 2: Atividade conjunta das disciplinas AUH 236, AUH 150 e AUH 152.

    Análise da cartografia da cidades e das peças gráficas dos edifícios escolhidos.

    ‪Os monitores trarão os mapas e peças gráficas impressos daqueles grupos que enviaram o material até o dia 28/março. Aqueles que não enviaram os arquivos com antecedência devem providenciar este material impresso e trazer no dia 04/abril.

    Durante a aula, os estudantes farão a análise da cidade e da arquitetura e terão atendimentos com as docentes. A análise consistirá em:

    1. leitura do espaço urbano:

    - preexistências físicas e humanas, situação geográfica e sítio, topografia, hidrografia, toponímias, sistema viário, edifícios representativos e/ou simbólicos, morfologia (ruas, lotes e quadras);

    2. leitura dos edifícios escolhidos:

    - relação com o espaço urbano de maneira mais geral, situação da implantação, hierarquia, acessibilidade, pontos de vista etc;

    - aspectos arquitetônicos (estilísticos, construtivos, programáticos etc).

    - Entrega ao final da aula.

  • Aula 5 - 11/abril

    Helenismo e Romanização na chave do hibridismo cultural. Urbanização no Império Romano do Ocidente e do Oriente: Roma e Constantinopla, a Segunda Roma.

    Exercício de leitura de texto e espacialização em grupo: Constantinopla

    Local: 08-10h: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia) / 10-12h: Estúdio 1.

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      BASSET - The shape of the city Fichier
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      Mapa 02 - Constantinopla (A0) Fichier
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    • "Diário de leitura" do texto da Aula 5: "Helenismo e Romanização na chave do hibridismo cultural. Urbanização no Império Romano do Ocidente e do Oriente: Roma e Constantinopla, a Segunda Roma". 

      BASSETT, Sarah. “The shape of the city”/ “ Theodosian Constantinople” In: The urban image of late antique Constantinople. Cambridge University Press, 2004, pp. 17-37 e 79-98.


  • 13 abril (sexta-feira)

    Trabalho Cidade e Arquitetura.

    Local: Disciplina AUH 150

    Etapa 3: Desenvolvimento intermediário do trabalho.

    Entrega em formato A4 conforme a estrutura abaixo:

    1. Proposta de Título.

    2. Análise geral da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:

    a.  a disposição dos edifícios e sua relação com o espaço urbano de maneira mais geral;

    b. a implantação dos edifícios monumentais em relação ao conjunto urbano, verificando questões como hierarquia, acessibilidade, pontos de vista etc. (Dois parágrafos).

    3.   Estudo específico de dois edifícios da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:

    a. arquitetônicos (estilísticos, construtivos, programáticos, etc.)

    b. representativos em relação ao período histórico no âmbito do campo disciplinar

    c. representativos em relação ao período histórico no âmbito do conjunto geral, da cidade, e de suas conformações sociais. (Dois parágrafos).

    4. Bibliografia - listagem e comentário sucinto dos textos de aula e selecionados para o trabalho.

    Entrega até o dia 19/04, quinta-feira, somente no Stoa das disciplinas AUH-150 (grupos 1-27) ou AUH-152 (grupos 28-55), até as 12h00.

  • Aula 6 - 18/abril

    8-10hs - Aula Expositiva.

    Local: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia).

    10-12hs - Atendimento: trabalho Cidade e Arquitetura. 


  • Aula 7 - 25/abril

    A cidade islâmica e o mundo urbano a Oriente.

    Exercício de leitura de texto e espacialização em grupo: Toledo.

    Local: 08-10h: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia) / 10-12h: Estúdio 1.

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      CARDAILLAC - Toledo, séculos XII-XIII. Muçulmanos, cristãos e judeus: o saber e a tolerância Fichier
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      Mapa 03 - Toledo (A1) Fichier
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    • "Diário de leitura" do texto da aula 7: "A cidade islâmica e o mundo urbano a Oriente".

      CARDAILLAC, Louis. Toledo, séculos XII-XIII. Muçulmanos, cristãos e judeus: o saber e a tolerância. Coleção Memória das Cidades. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,  1992. "Trinta mil habitantes, uma cidade-fronteira", "Da grande mesquita à catedral gótica", "A arquitetura mudéjar acima das três religiões" e "Um passeio pela Toledo medieval". pp. 122-154.

  • Aula 8 - 2/maio

    A cidade medieval: trocas comerciais, cosmopolitismo e segregação.

    Exercício de leitura de texto e espacialização em grupo: Veneza.

    Local: 08-10h: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia) / 10-12h: Estúdio 1.

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      SENNETT - O medo do contato Fichier
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      Mapa 04 - Veneza (A0) Fichier
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    • "Diário de leitura" do texto da Aula 8: "A cidade medieval: trocas comerciais, cosmopolitismo e segregação".

      SENNETT, R. “O medo do contato”. In: SENNETT, R. Carne e pedra. São Paulo, Record, 1997, pp.180-210


  • Aula 9 - 09/maio

    Trabalho Interdisciplinar Cartografias Urbanas

  • Aula 10 - 16/maio

    8-10hs: Império Luso: encontros culturais, trocas e hibridismos.

    10-12hs: Exercício de leitura e desenho: A cidade medieval portuguesa.

    Local: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia).

    Trazer para a aula material de desenho (folha A3)

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      ANDRADE - Horizontes Urbanos Medievais Fichier

      ANDRADE, A. A. “Um percurso através da paisagem urbana medieval”/ “Conhecer e nomear: a toponímia das cidades medievais portuguesas”. In: Horizontes urbanos medievais. Lisboa: Livros Horizonte, 2003, pp. 43-53 e pp. 83-96.

      *Leitura obrigatória

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  • Aula 11 - 23/maio

    "Renascimentos" na perspectiva de uma história global.

    Exercício de leitura de texto e espacialização em grupo: Lima

    Local: 08-10h: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia) / 10-12h: Estúdio 1.

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      MORGADO - Un palimpsesto urbano. Del asiento indígena de Lima a la ciudad española de los Reys Fichier
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      Mapa 05 - Lima (A0) Fichier
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    • "Diário de leitura" do texto da Aula 11: "'Renascimentos' na perspectiva de uma história global".

      MORGADO, Patricia. Un palimpsesto urbano. Del asiento indígena de Lima a la ciudad espanhola de Los Reys. Tesis doctoral. Escuela Tecnica Superior de Arquitecura. Universidad de Sevilla. pp. 143-199.

  • Aula 12 - 30/maio

    Renovatio Urbis por iniciativa papal, áulica e privada: Roma, Paris e Londres do Renascimento ao Barroco.

    Exercício de leitura de texto e espacialização em grupo: Roma.

    Local: 08-10h: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia) / 10-12h: Estúdio 1.

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      LOEWEN; AZEVEDO - Roma e as capitais: o mito e o plano. Fichier
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      Mapa 06 - Roma (A0) Fichier
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    • "Diário de leitura" do texto da aula 12: "Renovatio Urbis por iniciativa papal, áulica e privada: Roma, Paris e Londres do Renascimento ao Barroco".

      LOEWEN, Andrea; AZEVEDO, Ricardo. Roma e as capitais: o mito e o plano. Óculum Ensaios, n. 5, 2006, pp. 22-33.

  • Aula 13 - 6/junho

    Urbanização e Urbanismo no Brasil no século XVIII

    Exercício de leitura e desenho: Ouro Preto.

    Local: Salas 807 (Beatriz) e 808 (Flávia).

    Trazer para a aula material de desenho (folha A3).

    • Icône Fichier
      REIS FILHO - A Urbanização e o Urbanismo na região das Minas Fichier

      REIS FILHO, Nestor Goulart. A urbanização e o urbanismo na região das Minas. Série Urbanização e urbanismo. Cadernos de Pesquisa do LAP, n.30. São Paulo: FAUUSP – LAP, jul. dez. 1999.

      Non disponible à moins que l’une des conditions suivantes soit remplie :
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      BASTOS, R. A arte do Urbanismo Conveniente Fichier

      BASTOS, Rodrigo. A arte do urbanismo conveniente: o decoro na implantação de novas povoações em Minas Gerais na primeira metade do século XVII. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014. Capítulo 2, pp. 93-130.

      Non disponible à moins que l’une des conditions suivantes soit remplie :
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  • 08/junho (sexta-feira)

    Trabalho Cidade e Arquitetura.

    Local: Disciplina AUH 150

    Etapa 4: Atendimento com as Profas. Flávia e Beatriz.

  • 13/junho

    Não haverá aula - Atividade CoC AU
  • 01/agosto

    Trabalho Cidade e Arquitetura.

    Trabalho Final: Entrega do trabalho.

    Formato A4, PDF, máximo de cinco páginas, sem contar imagens e bibliografia.

    1. Título

    2. Introdução

    3. Análise geral da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:

    a.  a disposição dos edifícios e sua relação com o espaço urbano de maneira mais geral;

    b. a implantação dos edifícios monumentais em relação ao conjunto urbano, verificando questões como hierarquia, acessibilidade, pontos de vista etc.

    4. Estudo específico de dois edifícios da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:

    a. arquitetônicos (estilísticos, construtivos, programáticos etc)

    b. representativos em relação ao período histórico no âmbito do campo disciplinar

    c. representativos em relação ao período histórico no âmbito do conjunto geral, da cidade, e de suas conformações sociais.

    5. Conclusão 

    6. Bibliografia e iconografia e demais fontes do material utilizado

    Entrega somente no Stoa das disciplinas AUH-150 (grupos 1-27) ou AUH-152 (grupos 28-55), até as 18h00.