Programação
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TRABALHO
- T1: (07/03) Iberê, Tiago, João, Raí, Leonardo.
- T2: (14/03) Daniela, Mariana, Maria Eduarda, Matheus, Giovana, João Pedro, Felipe.
- T3: (21/03) Alan, Vinícius, Isaac, Henrique, Isabela, Daniel Oliveira.
- T4: (04/04) Álvaro, Vitor, André, Rafaela, Andressa, Paula N., Paulo Augusto, Maria Eduarda, Milena.
- T5: (18/04) Ana Clara, Luiza, Vinicius, Alexandre, Thaís, Helena, Ana, Bruna Andrade,
Uriel. - T6: (02/05) Renan, Lucas, Vincent, Laura S., Gabriela Celina, Felipe Lopes, Marcos Prado, Marília Rubim, Isabella Dias, Caio Henrique.
- T7: (16/05) Beatriz, Rafaela D., Juliana, Heloísa, Bianca F., Filipe, Mariane Plana, Ana Luiza B, Uriel.
APRESENTAÇÃO
- A1: (11/04) Beatriz, Rafaela D., Juliana, Heloísa, Mariane Plana, Ana Luiza B.
- A2: (09/05) Ana Clara, Luiza, Vinicius, Alexandre, Thaís, Helena, Ana
- A3: (23/05) Rafaela, Andressa, Paula, Daniela, Mariana, Maria Eduarda, Matheus
- A4: (23/05) Alan, Vinícius, Isaac, Henrique, Isabela, Giovana, João Pedro, Felipe, Uriel.
- A5: (30/05) Renan, Lucas, Vincent, Laura S., Gabriela Celina, Felipe Lopes, Marcos Prado, Marília Rubim, Isabella Dias, Caio Henrique.
- A6: (30/05) Iberê, Tiago, João, Raí, Leonardo, Daniel Oliveira, Bruna Andrade, Filipe.
- A7: (06/06) Álvaro, Vitor, André, Bianca F. Paulo Augusto, Maria Eduarda, Milena.
- T1: (07/03) Iberê, Tiago, João, Raí, Leonardo.
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Introdução aos temas da disciplina, apresentação do programa e distribuição de tarefas para o semestre.
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DAMATTA, Roberto (1987), Relativizando, uma introdução à antropologia social, Rio de Janeiro: Rocco. (A1)
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Documentário mencionado em aula produzido pelo Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Sociais da UERJ: "Roberto DaMatta e seus carnavais, malandros e heróis."
As especificidades das ciências sociais.
Discussão do texto:
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Quais contribuições podem aperfeiçoar o T1?
Respostas até terça-feira, dia 13/03, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada um dos grupos indicando os nomes daqueles que ajudaram na elaboração.
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Concepções de sociedade no nascimento da sociologia.
A trajetória intelectual e política de Michael Löwy
"Por que gritamos Golpe?" - vídeo exibido em sala de aula.
Michael Löwy sobre o Marxismo Weberiano
Michel Löwy sobre o Ecossocialismo
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LÖWY, Michael (1994), As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen, São Paulo: Cortez Editora.
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Quais são os ajustes ou complementos que podem aprimorar o T2?
Respostas até terça-feira, dia 20 de março até o meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes dos componentes do grupo.
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O processo civilizador: mudanças dos costumes.
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ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.
•Como interpretar a ênfase em Erasmus de Rotterdam no estudo de Elias?•Quais ideias são propostas por Norbert Elias a partir de seu estudo sobre os manuais (ou tratados) de boas maneiras?•Como evolui a agressividade da Idade Média aos nossos dias? -
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Reconhecimento de excelência nas Ciências Sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco”. Estudos de Sociologia, v. 19, Araraquara: UNESP, p. 269-274.
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Quais contribuições podem aprimorar o T3?
Respostas até dia 3 de abril ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
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A teoria do processo civilizador.
T4: como mudanças macro-sociais repercutem na estrutura psicológica?
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ELIAS, Norbert (1994), O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar.
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Quais ajustes ou acréscimos podem aprimorar o T4?
Respostas até segunda-feira, dia 9/04, ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da tarefa.
Atenção: prazo prorrogado até dia 10/04, às 19h.
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Mudança em relação ao sexo e o papel social da mulher e 1º ER.
A1:
Judith Butler (teoria Queer - citada pelo grupo A1) na Boitempo:
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ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar
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JURA (Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária)
Mesa: Conjuntura econômica e política brasileira: quais os caminhos para superar o retrocesso.
Local: Anfiteatro da Engenharia
Programação:
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Introdução ao conceito de cultura.
T5: como conceber a cultura?
Vídeo Cazuza sugerido em aula, música "Ideologia".
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Quais mudanças ou acréscimos podem aprimorar o T5?
Respostas até quinta-feira, dia 26 de abril, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
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Evolução do conceito de ideologia e seu uso nas ciências sociais contemporâneas.
T6: como evolui a conceituação de ideologia?
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Quais ajustes ou acréscimos podem melhorar o T6?
Respostas até terça-feira, dia 8 de maio, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da tarefa.
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Midiação da cultura e avaliação intermediária da disciplina.
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Tarefa do grupo A2 de enviar seu texto escrito aperfeiçoado, até dia 15 de maio, terça-feira, ao meio-dia (em fomato doc.)
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O fenômeno da globalização.
T7: como pensar nos dilemas no mundo contemporâneo?
Cursos da Escola do Legislativo, de Piracicaba (gratuitos ou beneficentes - doações):
http://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos
Oficinas sobre Parlamento Aberto (no Imaflora):
Trailer do filme "Espólio da Terra", comentado em sala de aula e exibido na JURA de 2018.
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Quais são ajustes e complementações que podem melhorar o T7?
Respostas até dia 22 de maio ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
Lembrem-se também que desta vez os grupos deverão apresentar sua contribuição, tal como foi sugerido na avaliação da disciplina.
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Resistências culturais diante da globalização (A3) e sustentabilidade e crítica ambientalista à revolução verde (A4).
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo e BLEIL, Susana Inez (2000), “A identidade cultural desafia a globalização: o desabafo dos agricultores franceses”, in Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2000, pp. 158-177.
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MOREIRA, Roberto José (2000). “Críticas ambientalistas à Revolução verde”. Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 39-52. (A4)
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Esta tarefa é para os grupos que apresentaram o A3 e o A4 e para o envio dos resumos A5 e A6.
Em razão da suspensão das aulas entre 28 e 30 de maio, estes grupos devem postar seu material até terça-feira dia 05/06 ao meio dia (texto aperfeiçoado para o A3 e A4 e resumo para discussão no caso do A5 e A6).
Portanto, houve uma prorrogação de uma semana no prazo de entrega destes materiais.
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Aula adiada em decorrência da Greve.
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Segurança alimentar (A5) e o mito da natureza intocada (A6).
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), “Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes”, Revista Segurança Alimentar e Nutricional, vol. 17(2), Campinas: Unicamp, pp. 78-87 (A5)
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DIEGUES, Antônio Carlos (1996), O mito moderno da natureza intocada, São Paulo: Hucitec
Considerar sobretudo os capítulos 1, 2 e 7
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SILVA, Ana Tereza Reis da (2015). A conservação da biodiversidade entre os saberes da tradição e a ciência. Estudos Avançados 29 (83), pp. 233-259
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Os dois grupos responsáveis pelas apresentações A5 e A6 devem postar aqui a nova versão aprimorada de seus resumos, até dia 12 de junho ao meio dia.
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* Por ser um feriado municipal, não será cobrada a presença em aula!
A invisibilidade da desigualdade social brasileira (A7) e as iniciativas em torno do assentamento Milton Santos (Gabriela Mendonça).
-- Segunda parte da aula:
2ª Exercício de Redação
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SOUZA, Jessé (2006), Para compreender a desigualdade brasileira, Teoria e Cultura, vol. nº 2, pp. 83-100.
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