Topic outline
-
-
Este ambiente visa aprimorar a disciplina através de sugestões, críticas e comentários dos estudantes.
-
Introdução aos temas da disciplina, apresentação do programa e distribuição de tarefas para o semestre.
-
Leitura prévia de Roberto DaMatta - Relativizando
T1: quais diferenças devem ser salientadas entre ciências sociais e ciências da natureza?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T1?
Envio das respostas até terça-feira, dia 10/03, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Leitura prévia de Michel Löwy.
T2: como a sociedade é concebida pela corrente positivista?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T2?
Envio das respostas até terça-feira, dia 17/03, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Leitura prévia de Norbert Elias
T3: como se transforma a noção de civilidade?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T3?
Envio das respostas até terça-feira, dia 24/03, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Leitura prévia de Norbert Elias
T4: Como mudanças macro-sociais repercutem na estrutura psicológica?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T4?
Envio das respostas até quarta-feira, dia 01/04, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
1º Exercício de Redação ER
Apresentação do tema pelos alunos: mudança em relação ao sexo e o papel social da mulher (A1)
-
Leitura prévia de Régis de Morais
T5: como conceber a cultura?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T5?
Envio das respostas até segunda-feira, dia 20/03, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Leitura prévia de John Thompson
T6: como evolui a conceituação de ideologia?-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T6?
Envio das respostas até terça-feira, dia 28/04, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Apresentação pelos alunos (A2) do tema "Midiação da cultura", a partir da noção de John Thompson
Avaliação intermediária da disciplina
-
Link para o vídeo comentado durante o debate em sala de aula a respeito da cultura da televisão no Brasil vista por uma estrangeira.
-
Leitura prévia de Boaventura de Souza Santos
T7: Como pensar nos dilemas no mundo contemporâneo?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T7?
Envio das respostas até terça-feira, dia 12/05, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Leitura prévia do artigo "Identidade cultural desafia a globalização”, de Moruzzi-Marques e Bleil,
T8: por que se mobiliza a identidade camponesa no debate sobre a agricultura e a alimentação na França?
-
Quais ajustes ou complementos podem contribuir com o aprimoramento do T8?
Envio das respostas até terça-feira, dia 19/05, ao meio-dia, por um representante dos grupos indicando o nome de todos que colaboraram com a elaboração da tarefa.
-
Apresentação pelos alunos do tema "da segurança à soberania alimentar" (A3)
Apresentação pelos alunos do tema"sustentabilidade e crítica ambientalista à revolução verde" (A4)
-
Apresentação pelos alunos do tema "Mito moderno da natureza intocada", apoiado na obra de Antonio Carlos Diegues (A5)
-
Para a elaboração da apresentação, considerar sobretudo os capítulos 1, 2 e 10.
-
-
Apresentação do Trabalho Final em grupos.
- Impactos Sócio-ambientais das escolhas alimentares (Angélica; Letícia; Lais; Laura; Heloá)
- Impactos do consumo de produtos de origem animal (Lívia; Nicole; Cássia; Camila; Gabriela)
- Desperdício de alimentos (Talita; Juliana; Vitor; Gabriela M.)
- Perdas em pós-colheita e questão do trigo no Brasil (Marina; Augusto)
- Questão territorial, produção agrícola e reforma agrária (Felipe; Rodrigo; Fábio; Marcos Paulo; Bruno
- Produção e Consumo Agroecológico (Gabriela; Cláudia; Bárbara; Amanda)
- Impactos Sócio-ambientais das escolhas alimentares (Angélica; Letícia; Lais; Laura; Heloá)
-
A violência e o simbólico
Palestrante: Profª Ana Lúcia Pastore
Data: 17 de junho
Horário: 19h00
Local: Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas (PCH)
21h00 2º Exercício de Redação
-
Exercício de Redação Repositivo
Composição da nota final:
60% = ER
20% = Texto ou Apresentação
10% = Trabalho Final
10% = Participação