Ciências Florestais

O objetivo geral do curso é o de prover futuros engenheiros florestais, gestores ambientais e economistas com os conhecimentos básicos de economia e de planejamento através de aplicações na área de recursos florestais. Além da produção e consumo de produtos florestais, ênfase será dada ao uso racional de recursos produtivos e aos critérios de avaliação de projetos florestais. Após a conclusão do curso, espera-se que o aluno: a) domine os conceitos básicos da economia suficientes para compreender as forças que determinam a oferta e a demanda de produtos e serviços de origem florestal; b) possa aplicar os conceitos básicos da teoria da produção para determinar níveis economicamente ótimos dos fatores de produção; e c) saiba aplicar as técnicas básicas de avaliação de projetos na análise de empreendimentos florestais.

Objetivos

  • Estimular e apoiar os estudantes na compreensão e atuação sobre a realidade socioambiental e educacional ambientalista;
  • Fomentar a potência de ação, individual e coletiva, na construção de sociedades sustentáveis;
  • Apresentar o campo da educação ambiental, oferecendo um conjunto de técnicas e métodos que podem ser utilizados em ações educadoras ambientalistas;
  • Contribuir para a formação ambiental e pedagógica dos estudantes;
  • Aprofundar os conhecimentos teóricos dos participantes sobre a questão educacional voltada a resolução de problemas ambientais;
  • Compreender a importância da educação ambiental em processos de gestão;
  • Possibilitar o desenvolvimento de pesquisas-intervenções educacionais, individuais e coletivas que exercitem a construção do conhecimento como práxis.

Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino. O principal objetivo do curso é proporcionar os meios para aplicação de modernas técnicas de elaboração de planos de manejo florestal. Começando com os tradicionais métodos de ordenamento florestal, evoluindo para técnicas de programação matemática e utilizando métodos de planejamento sob múltiplos objetivos e múltiplos recursos, o curso aumenta a proficiência dos alunos em métodos matemáticos e computacionais que apoiam o processo de tomada de decisões. Uma vez concluído o curso, espera-se que o estudante seja capaz de: a) modelar sistemas florestais reais envolvendo não só florestas voltadas para a produção de um único bem como também florestas voltadas para a obtenção de múltiplos resultados, incluindo produtos florestais tradicionais como resinas, madeiras para serraria ou polpa, etc. e outros produtos menos tradicionais como recreação, valor cênico, água de boa qualidade, etc. b) utilizar os devidos recursos computacionais capazes de processar os modelos desenvolvidos no ítem anterior. c) interpretar os resultados obtidos após a análise dos modelos e tomar decisões ponderadas por esses resultados.

Estudar métodos quantitativos que auxiliem na gestão e manejo intensivo de populações florestais. O curso oferece a oportunidade de uma análise aprofundada de temas de pesquisa relacionados principalmente com a construção e o uso de modelos matemáticos de otimização e análise de problemas de planejamento e manejo florestais. Uma forte abordagem quantitativa é a base para a modelagem e análise de problemas de sustentabilidade, uso múltiplo, restrições espaciais e fragmentação, fluxos não decrescentes de produção e manejo de ecossistemas.

Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino. A proposta do curso é desenvolver o domínio de técnicas matemáticas, estatísticas e de processamento de dados para apoiar gestores ambientais na análise de processos de tomada de decisão . A partir da aplicação dessas técnicas em estudos de caso, os alunos aprendem a associar e adequar os instrumentos de análise disponíveis aos problemas apresentados. O principal objetivo é saber identificar nos problemas as suas características mais importantes, e a partir dessa identificação construir um modelo analítico que leve a um conjunto adequado de soluções.

Apresentar histórico das políticas públicas e da legislação florestal no Brasil analisando sua relação com o direito e a educação ambiental, em geral; Estudar as principais leis e políticas públicas relacionadas às florestas brasileiras: a Constituição Federal, o Código Florestal, a Política Nacional do Meio Ambiente e as Políticas Setoriais; Analisar a hierarquia das normas e os instrumentos de políticas públicas; Apresentar os principais órgãos colegiados brasileiros que compõem o SISNAMA e discutir sobre a competência desses colegiados na regulamentação de florestas no Brasil, os programas e projetos em andamento e os canais de participação social na conservação da biodiversidade existentes; Debater as principais dificuldades e estratégias da restauração florestal, sobretudo no que diz respeito à área de preservação permanente (APP) e Reserva Legal (RL); Apresentar experiências de políticas públicas que obtiveram êxito, as dificuldades encontradas e possíveis formas de financiamento; Analisar o papel da educação no contexto florestal.

Objetivos

  • Estimular e apoiar os estudantes na compreensão e atuação sobre a realidade socioambiental e educacional ambientalista;
  • Fomentar a potência de ação, individual e coletiva, na construção de sociedades sustentáveis;
  • Apresentar o campo da educação ambiental, oferecendo um conjunto de técnicas e métodos que podem ser utilizados em ações educadoras ambientalistas;
  • Contribuir para a formação ambiental e pedagógica dos estudantes;
  • Aprofundar os conhecimentos teóricos dos participantes sobre a questão educacional voltada a resolução de problemas ambientais;
  • Estimular e apoiar os estudantes na compreensão dos requisitos básicos para a construção de projetos na área de educação ambiental;
  • Contribuir para a formação dos estudantes na análise, planejamento, implantação e avaliação de projetos de educação ambiental;
- propiciar aos alunos da ESALQ oportunidades de relacionamento crítico com textos, pessoas e situações no campo educacional que possam ser úteis na construção de seus conhecimentos sobre como superar os problemas ambientais; - analisar alternativas de metodologias e conteúdos de educação ambiental compatíveis com distintos objetivos e diretrizes; - propiciar a tomada de consciência generalizada a respeito das causas e consequências que têm para o homem, para a sociedade e para a comunidade internacional, os problemas do meio ambiente e estimular na vida diária profissional e na ação para o desenvolvimento, uma ética, atitudes e conceitos individuais e coletivos que contribuam para a proteção e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida (adaptado do Programa Internacional de Educação Ambiental, estabelecido pela 22a Conferência Geral da UNESCO.