Esta disciplina tem como principal objetivo introduzir os estudantes a Biologia dos Cromossomos e da Cromatina e sua importância para a Genética, a Biologia Molecular e a Evolução, bem como suas aplicações nas Ciências Biológicas, Agrárias e Médicas.
a) compreender abordagens teóricas e técnicas de pesquisa em Ecologia Humana; b) compreender os processos e mecanismos envolvidos na Evolução da Espécie Humana e Coevolução com outros organismos (especialmente plantas, animais e microrganismos domesticados); c) desenvolver capacidade de análise crítica de situações complexas de interação da Espécie Humana com demais organismos e o ambiente físico, com base nas interfaces da Genética de Populações, Antropologia, Ecologia e Evolução; d) a partir das interações entre seres humanos e o meio, confrontar a possibilidade de desenvolvimento sustentável em ambientes específicos, a diversidade cultural e o processo de evolução da Espécie Humana.
2.1. Identificar e analisar as interações existentes entre a genética como ciência bem como suas aplicações tecnológicas e questões socioambientais. 2.2. Identificar implicações genéticas (evolução e mutagênese ambiental), ecológicas, sócio-econômicas e culturais das atividades humanas, com ênfase nos impactos da atividade agroindustrial e outros aspectos das sociedades humanas contemporâneas. Ecologia das tecnologias e questões socioambientais. 2.3. Conhecer técnicas para identificação de efeitos genotóxicos de resíduos agroindustriais. 2.4. Conhecer técnicas de genética, especialmente de micro-organismos, relacionadas à pesquisa e otimização de procedimentos de bioprofilaxia e biorremediação de problemas relacionados aos resíduos agroindustriais. 2.5. Conhecer e avaliar as implicações das diferentes abordagens de gestão de resíduos agroindustriais.
Estudo dos processos históricos, antropológicos e biológicos envolvidos na origem e na domesticação de plantas, como base para se entender a estrutura genética e ecológica dos cultivos atuais e seu significado do ponto de vista evolutivo e como fonte de germoplasma para os programas de melhoramento e biotecnologia.