Produção Vegetal
Bases científicas e aplicações práticas da Agroecologia para uma produção agropecuária eficiente, duradoura, de baixo custo e de mínimo impacto no ambiente e na saúde humana. O objetivo centralé discorrer sobre as técnicas de produção comercial de alimentos de elevado valor nutritivo, através da reciclagem da matéria orgânica e da maximização e otimização do fluxo da energia nos agroecossistemas, capazes de gerar estabilidade ecológica, social e econômica nos sistemas de produção. As bases de uma agricultura ecológica são discutidas sob o título de Agricultura Orgânica.

Fornecer informações sobre a biologia e ecofisiologia das plantas daninhas relacionadas com dormência de sementes e germinação, morfologia, fisiologia do crescimento, competitividade, e biologia da reprodução das plantas. Discutir conceitos de biologia das populações, tais como dinâmica do banco de semente para espécies anuais e órgãos de reserva subterrâneos, dormência e longevidade dos dissemínulos e à partir destes conceitos modelar predições da infestação de plantas daninhas, com o objetivo de elaboração de estratégias de manejo sustentável. Assim, estas informações e conceitos poderão ser utilizadas na racionalização do manejo integrado das plantas daninhas em agroecossistemas, através do emprego dos diversos métodos e tecnologias de controle empregadas na agricultura moderna. Avaliar a influência dos principais fatores ambientais, culturais e das práticas de manejo na pressão de seleção de biotipos de plantas daninhas resistentes aos herbicidas. Discussão dos principais parâmetros que devem ser avaliados na elaboração de um planejamento de manejo das plantas daninhas. Desenvolvimento crítico de análise de trabalhos científicos na área da Ciência das Plantas Daninhas.

A disciplina visa oferecer subsídios para o aprendizado de todas as etapas da produção de citros e seus aspectos agronômicos. As aulas teóricas sobre a cultura dos citros serão complementadas com excursões a diferentes regiões produtoras e de comercialização, além de institutos e Universidades ligadas à pesquisa citrícola. Os alunos, no decorrer do curso, participarão em discussões e análises da pesquisa citrícola brasileira e mundial. Também apresentarão um seminário individual sobre tema relacionado à citricultura e elaborarão um projeto em grupo relacionado ao planejamento, implantação e condução de um pomar comercial. Deverão ter formação suficiente para desenvolver pesquisa e produção em citros.
Apresentar aos alunos de pós-graduação a importância do conhecimento da fisiologia em todas as fases de produção das fruteiras caducifólias e relacionar esses fatores a expansão dessa fruticultura para novas áreas de cultivo, que gerou empregos, desenvolvimento e renda. Atentar para uma das principais exigências do mercado consumidor, principalmente o externo, quanto as exigências na qualidade dos frutos e também para as pesquisas científicas mais recentes desenvolvidas na área.
Fornecer aos alunos os elementos básicos necessários para o desenvolvimento de atividades na área de horticultura, com ênfase à propagação de plantas, planejamento e manejo de fruteiras, bem conhecimentos para disciplinas mais avançadas (optativas) na área de fruticultura.
Fazer e desenvolver o planejamento agrícola de pomar de frutíferas de clima temperado. Identificar e indicar soluções para os problemas de formação de pomares e produção de culturas frutíferas de clima temperado. Administrar ou assessorar na condução de um pomar comercial.
Dar ao aluno condições para: · Realizar planejamento agrícola de pomar de frutíferas tropicais e subtropicais. · Identificar e indicar soluções para os problemas de formação de pomares e produção de culturas frutíferas.
· Contribuir para a formação do Engenheiro Agrônomo, dando informações teóricas e práticas, da produção de hortaliças de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos. · Dar condições para que o futuro profissional tenha base necessária para conduzir uma horta comercial ou assessorar um produtor. · Identificar e indicar soluções para os problemas de formação e produção de culturas olerícolas.
Dar ao futuro Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Florestal, os fundamentos gerais para projetar, executar e manejar parques e jardins, reconhecer e utilizar plantas ornamentais.
Proporcionar aos alunos conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de produção das principais plantas oleaginosas de ciclo anual, de maneira a desenvolver o raciocínio crítico quanto às tecnologias atualmente disponíveis aos produtores e capacitá-los no reconhecimento de problemas relacionados à produção, visando a adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal, com maior ênfase para as culturas de soja, amendoim e girassol. Visa também, educar os alunos na adoção e interpretação da nomenclatura técnica inerente aos agronegócios das plantas oleaginosas.