Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.

Programa Resumido: Diagnose de doenças infecciosas e não infecciosas. Importância e manejo (genético, cultural, químico, biológico, físico, integrado) das doenças das grandes culturas: algodoeiro, amendoim, arroz, batata, cacau, cafeeiro, cana-de-açúcar, eucalipto, feijoeiro, girassol, mandioca, milho, seringueira, soja, sorgo e trigo.

Objetivos: A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais plantas frutíferas e hortícolas (hortaliças, ornamentais, medicinais, etc.).

- Fornecer informações taxonômicas básicas sobre os principais grupos de microorganismos (fungos, bactérias, protozoários, vírus, viróides e príons) e destacar sua importância para as Ciências Agronômicas e Florestais com exemplos pertinentes a estas áreas. -Capacitar o aluno em técnicas elementares de microbiologia
Fornecer ao aluno informações básicas da biologia dos microrganismos, propiciando condições para o entendimento de aspectos relacionados com a caracterização, nutrição, crescimento, controle e inter-relações entre esses organismos. Capacitar o aluno no acompanhamento, dentro da grade curricular das Ciências Biológicas, de assuntos relacionados à Microbiologia.