Programação
-
Prezad@s Estudantes das disciplina LGN 478 e 479,
Bem vindos ao semestre!
Segue anexado à presente mensagem, o cronograma do curso.
Informo que o contato com a monitora PEEG, Aline Bueno Vitti, pode ser feito por email:
aline.bueno.vitti@usp.br.
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Bem vind@s ao curso de Genética e Questões Socioambientais (LGN 479 e LGN 478).
Na primeira aula introduzimos a disciplina. Para tanto:
- iniciamos com uma discussão sobre a interação dos seres humanos com o ambiente mediada por suas tecnologias. Lemos o texto "Fala que a máquina te escuta" de Ronaldo Lemos, publicado na Folha de São Paulo em 22/06/2015. (arquivo de apoio anexado).
- assistimos ao documentário: Surplus - aterrorizados pelo consumo, de Erik Gandini, de 2003 (pode ser facilmente localizado no youtube), discutindo seus conteúdos
- discutimos os slides de apresentação da disciplina (arquivo de apoio anexado)
O cronograma de atividades da disciplina foi colocado no quadro de avisos dessa página.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula iniciamos o estudo da Ilha de Páscoa.
Inicialmente assistimos ao filme Rapa Nui, sobre o colapso da civilização humana original dessa ilha.
Também começamos o estudo do arquivo de slides sobre os pascoenses (anexado).
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula procuramos assistir dentro do possível ao documentário sobre um achado arqueológico referente a um massacre de uma família real maia, que ofereceu indícios de vários aspectos sobre a sociedade maia (Royal mayan massacre).
Também iniciamos o estudo sobre resíduos agroindustriais gerados pela nossa sociedade (arquivo anexado).
SMGM
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula pretendemos assistir ao documentario "Construindo um império - os maias", que aborda aspectos da tecnologia da civilização Maya e trabalhar com o arquivo de slides sobre esse povo (anexado).
SMGM
-
Prezad@s Estudantes:
Nessa aula [05] tivemos a apresentação dos seminários sobre destruição ou perda de hábitats naturais, fontes de alimentos selvagens, biodiversidade e solos - os arquivos das duas turmas encontram-se anexados a esta mensagem, exceto um que por ser muito pesado não pode ser colocado no Stoa mas pode ser acessado no link:http://prezi.com/
hkrbftasox4i/?utm_campaign= share&utm_medium=copy&rc= .ex0share Concluímos também a apresentação do arquivo de Introdução à Questão dos Resíduos Agroindustriais (anexado à aula 03).
A PROVA 1 foi apresentada e discutida em sala e o aquivo está anexados a esta mensagem.
Esta prova deverá ser feita como atividade extraclasse, individual ou em duplas. Deverá ser devolvido nos dias 23 e 24/09/15 EM PAPEL e entregue EM MÃOS à professora ou monitoras (Débora e Aline).
A prova consiste num exercício escrito valendo nota, com um ponto de bônus, opcional.
Para a resposta das questões, devem ser abordados temas discutidos desde a primeira aula como o documentários Surplus ou a Hello Barbie e o arquivo de introdução à questão dos resíduos agroindustriais, como também os slides e documentários de Páscoa e Maias. Para a segunda parte da prova também serão usados os arquivos dos seminários das duas turmas: Juntos eles abarcam tudo que foi solicitado.
[foi necessário converter seminário em pdf para caber no Stoa, desse modo não será possível acessar diretamente links de vídeos.]
Conteúdos adicionais acrescentados pelos estudantes, podem e devem ser utilizados também. Lembrem apenas de colocar a referência, a fonte de toda informação utlizada.
Ressalto ser essa prova um trabalho de dissertação e reflexão, não um exercício de respostas diretas nem de cópia de slides.
Um cordial abraço, bom feriado,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Segue anexado o primeiro arquivo que estudaremos sobre os vikings.
Nele estão conteúdos gerais sobre o vikings, sobre suas colônias nas ilhas Orkney, Faroe, Shetland e Islândia e na Vinlândia.
Como introdução a este estudo de caso, veremos o documentário "Mundos Perdidos - os Vikings".
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula concluímos nossos estudos sobre os vikings.
Segue anexado arquivo sobre os vikings na Groelândia.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula houve apresentação dos seminários com os seguintes temas:
Limites de Energia
Limites de Capacidade Fotossintética
Limites de Água Potável
Também foi apresentada a 2a prova escrita (prova 1B).
E foi apresentada a reflexão de Meyrowitz (2008) sobre a relação do ser humano com as tecnologias no contexto da Media Ecology.
Os arquivos correspondentes encontram-se anexados.
Há também um artigo sobre migrações contemporâneas que pode ser acessado no link abaixo:
ou digitalizado na pasta complementar anexada à presente mensagem.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula avançamos em nossos estudos de Media Ecology, discutindo o livro "Tecnopólio" de Neil Postman.
Seguem anexados os slides de apoio a essa aula.
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes:
Lembro que não houve aulas nos dias 14 e 15 de outubro no LGN devido à rpogramação da Semana Luiz de Queiroz.
Nos dias 21 e 22 de outubro estudamos a Austrália histórica e contemporânea do ponto de vista socioambiental e assistimos ao documentário Ouro Azul, sobre a privatização da água no mundo. (Este documentário pode ser facilmetne localizado no youtube, digitando-se apenas o título: "Ouro Azul".
Segue anexado arquivo de apoio com slides sobre a Austrália.
Também estão anexados materiais complementares providenciados pela monitora PAE, a doutoranda Débora Casagrande Santos, com dados adicionais sobre a austrália e dois documentos produzidos sobre seus problemas e questões socioambinetais contemporâneas.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula foram revistas questões socioambientais da China.
Constatou-se ausência de praticamente todos os estudantes na quarta-feira dia 28/10/15, de modo que a aula foi suspensa. Seu conteúdo deverá ser abordado no dia 04/11/15.
Segue anexado arquivo de apoio sobre a China.
Nessa aula contamos com arquivo contendo informações complementares sobre a China, preparado pela monitora PEEG, Aline Vitti.
Segue abaixo link para notícia sobre fim da política do filho único nesse país:
http://www.msn.com/pt-br/
noticias/mundo/china-anuncia- fim-da-pol%C3%ADtica-do-filho- %C3%BAnico/ar-BBmzsvw?li= AAaB4xI Também revimos o trabalho de Helma Sawatsky sobre as alterações das experiências humanas de tempo e espaço por meio do uso de mídias digitais. Seguem anexados slides de apoio à apresentação desse trabalho.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
O tema dessa aula foi Ecotoxicologia e Genotoxicidade.
Segue anexado arquivo de apoio.
Na turma da noite também assistimos ao documentário "Futuro Roubado".
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula estudamos o tema "Ciência, Tecnologia, Produção e Ética".
Segue arquivo de apoio anexado.
Cordialmente,
SMGM
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula teremos a apresentação de seminários sobre problemas socioambientais contemporâneos em ambas as turmas. TODOS OS SEMINÁRIOS DESSA FASE DO CURSO ESTÃO AENXADOS A ESSA AULA, independente de serem apresentados nessa semana ou na próxima.
Também serão apresentadas e discutidas as questões da terceira prova. A PROVA FINAL ESTÁ ANEXADA A ESSA AULA.
Cordialmente,
SMGM
-
Prezados Estudantes,
Nessa aula estudaremos a relação entre empresas e os demais setores da sociedade no que se refere a questões socioambientais.
Também discutiremos a questão do crescimento populacional e do aumento do impacto humano per capita.
(No diurno esse tema foi discutido na semana anterior, tentaremos ver o dcoumentário Futuro Robubado em aula).
Cordialmente,
SMGM
-
Prezados Estudantes,
Nesta aula deverá ser entregue a prova à professora, em mãos e esclarecidas dúvidas remanescentes.
Caso haja necessidade prova repositiva, deverá ser feita nesse dia, em que encerraremos o semestre de aulas da disciplina.
Cordialmente,
SMGM