Indice degli argomenti
-
-
-
Universidade de São Paulo - USP
Faculdade de Educação da – FE-USP
Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - EDM
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II - MELP II
Docente responsável: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto
Monitoria: Prof. Dr. Jorge Viana de Moraes
1 - sua posição como observador de uma sala de aula, experiência que você vivenciou no no primeiro e no segundo semestre de Metodologia do Ensino de Português, e a tarefa de fazer um diário de campo;
2 – os textos trabalhados na disciplina, e o modo como a descrição aparece, a saber: O Moisés de Michelangelo, de Freud, o Capítulo 3, de Menga Lüdke e Marli André, Os desastres de Sofia de Clarice Lispector.
3 – a bibliografia que trata de descrição, dentre as quais seguem alguns exemplos abaixo;
A. Abordagens mais tradicionais, do ponto de vista da Linguística de texto, em que a descrição é vista como uma das tipologias textuais:
1. BELLINE, Ana Helena Cizotto. Trabalhando com descrição. São Paulo: Ática, 1994.
2. FILHO, Bearzoti Paulo. A Descrição – teoria e prática. 9º ed. São Paulo: Atual, 2001 [Série: Tópicos de Linguagem – Redação].
3. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. “Dissertação e descrição”. Lição 33. In: _______. Para entender o texto – leitura e redação. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1998, p. 297-307.
4. GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 26ª ed. Rio de Janeiro: FGV, Editora, 2006. As seguintes partes e capítulos: Terceira parte – O parágrafo – Capítulo II [Enumeração ou descrição de detalhes] e Capítulo III [Parágrafo de descrição e...], p. 230-253. Oitava parte – Redação técnica – Capítulo I [Descrição técnica], p. 393-399.
5. SOUZA, Clínio Jorge de. “Descrever é sentir/perceber o mundo”. Cap. 8. In: ______. Redação ao alcance de todos. São Paulo: Contexto, 1991, p. 43-61. [Coleção Manuais].
B. Abordagens mais modernas, do ponto de vista dos Gêneros do discurso, em que a descrição é entendida como uma das sequências textuais ou como um dos modos de organização do discurso:
1. ADAM, Jean-Michel. A Linguística textual - introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008, p. 274 e ss.
2. ADAM, Jean-Michel. Capítulos 4, 5 e 6. In: BEZERRA, B.; BIASI-RODRIGUES,. B.; CAVALCANTE, M. .(org).Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009, p. 79-158.
3. CHARAUDEAU, Patrick. “2ª Parte: Os modos de organização do discurso - Modo de organização descritivo”. In: _______. Linguagem e discurso. Modos de organização. Contexto: São Paulo, 2008, p. 107-139.
4. SAUTCHUK, Inez. “Tipos e formatos de textos”. Cap. 4. In: _______. Perca o medo de escrever – da frase ao texto. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 121-147.
5. MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Caroline. “Sequência textual descritiva”. In: ______. Como escrever textos – Gêneros e sequências textuais. Rio de Janeiro/São Paulo: GEN/ Atlas, 2017, p. 67-75.
Bibliografia dos textos trabalhados em aula:
2. FREUD, Sigmund. O Moisés de Michelangelo. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIII, Totem e Tabu e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 142-161.
3. LISPECTOR, Clarice. “Os desastres de Sofia”. In: ______. A Legião Estrangeira – contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 11-26.
-
1. CALKINS, Lucy McCormick. "Poesia". In: __________. A arte de ensinar a escrever: o desenvolvimento do discurso escrito. Trad. Deise Batista. 2ª reim. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002 [1ª ed. 1989], p. 332-352.
2. LAJOLO, Marisa Philbert. "Leitura Literária na Escola". In:________. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993, p. 11-32.
-
Prezados alunos!
Nas últimas aulas, analisamos as perguntas enviadas pelo jornalista a respeito da leitura no Brasil, agora iremos conversar a respeito da matéria inteira.
Por favor, solicito que leiam as duas matérias disponíveis neste tópico para a próxima aula. O acesso pode ser feito pelo link .
Att.
Prof. Valdir Heitor Barzotto
-
-