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Objetivos

A disciplina tem por objetivos propiciar ampla discussão acerca dos estudos sobre currículo, visando subsidiar os alunos para (1) conhecer aspectos da trajetória desse campo de estudos no Brasil, (2) possibilitar a análise de currículos e programas no ensino básico brasileiro e (3) identificar algumas das implicações decorrentes das decisões curriculares tomadas nas diferentes legislações educacionais.

 

Programa

Serão discutidos conceitos de currículo e seus determinantes socioculturais. Também será desenvolvida a análise de orientações curriculares voltadas ao ensino básico, na dimensão dos currículos prescritos e na dos currículos em ação. Examinar-se-á a contribuição de diferentes instâncias para a formulação e implementação de currículos; a tensão currículo comum x atenção às diferenças; as formas de organização do currículo na escola (tempos, espaços, sujeitos e saberes), bem como a relação entre currículo e avaliação.

 

Temas

I.               Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais

II.             Orientações curriculares centrais e contribuição de diferentes agentes na implementação e no desenvolvimento de currículos

III.           Políticas educacionais e currículo: avaliação e currículo; BNCC e Reforma Curricular do EM, Movimento Escola sem partido

 

Metodologia

• Aulas expositivas de introdução e síntese de conteúdos.
• Problematização das leituras indicadas.
• Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas e o exame de materiais curriculares.
• Orientação e acompanhamento dos projetos de estágio. 

 

Acesso como visitante
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