Topic outline
-
Programa, orientações, tarefas e avaliações:
Critérios de avaliação das apresentações (A1-A8):
1- Mobilização de referência - 10%
2- Quantidade e qualidade de outras fontes - 15%
3- Qualidade da apresentação oral e recursos explorados - 15%
4- Animação do debate em sala - 10%
5- Qualidade do texto escrito - 20%
6- Aprimoramento do texto - 15%
7- Confecção e apresentação do pôster - 15%
Se houver alguma dúvida acerca desses critérios, vocês podem checar a aba de "avisos" abaixo ou perguntar para a Mariana. -
-
Filme mencionado em aula
-
Quais ajustes ou complementos permitem aprimorar o T1?
Respostas até terça-feira, dia 15/08, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
-
-
Quais ajustes ou acréscimos podem aprimorar o T2?
Respostas até terça-feira, dia 22/08, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que contribuíram com a elaboração.
-
-
Quais ajustes ou complementações podem aprimorar o T3?
Respostas até terça-feira, dia 29 de agosto, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo informando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
-
Quais ajustes ou complementações podem aprimorar o T4?
Respostas até terça-feira, dia 29 de agosto, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo informando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
-
31/08 - Apresentação pelos alunos do tema A1: Desigualdade de gênero
01/09 - Exercício de Redação (ER) nº1
-
Texto que deve ser considerado para a elaboração do A1.
-
-
14/09 - Avaliação intermediária da disciplina
__________________________________________
15/09 - Introdução aos conceitos de cultura: abordagens clássicas e antropológicas.
-
Quais são as modificações ou acréscimos que permitem aprimorar o T5?
Respostas até dia 19 de setembro ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
-
21/09 - Introdução aos estudos de ideologia: Evolução do conceito e seu uso nas ciências sociais conteporâneas.
____________________________________________________________
22/09 - Apresentação pelos alunos do tema A2: "Midiação da cultura e o papel da mídia na democracia"
-
Vídeo pertinente para tratar do debate sobre a democratização dos meios de comunicação
Questões a serem consideradas:
1) Quais são as principais idéias de John Thompson em torno da midiação da cultura?
2) Quais são as principais ideias para a democratização dos meios de comunicação?
-
Quais ajustes e acréscimos podem ser realizados no T6?
Respostas até terça-feira (26/09) ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
-
28/09
Às 10h: T7 - O fenômeno de globalização, segundo Boaventura de Souza Santos.
Das 14h às 16h no Pavilhão de Engenharia: Videoconferência com Luiz Carlos Beluschi, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura para palestrar sobre a ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
_____________________________________________________________________
29/09 - Apresentação do A3: Problemas demográficos e refugiados no Brasil
-
Questões a serem consideradas para o A3:
1) Problemas demográficos e refugiados no Brasil?2) Quais são os principais problemas nas relações “Norte-Sul” em termos de demografia?
3) Quais são as principais questões envolvendo refugiados no Brasil?
-
Questões para a elaboração e discussão do T7:•Quais tipos de perspectivas existem nas abordagens em torno dos problemas fundamentais da humanidade?•Quais são os pontos chaves para considerar os problemas fundamentais da humanidade (globalização, demografia e meio-ambiente)?•Quais são os dilemas contemporâneos em torno dos problemas maiores da humanidade?
-
Quais ajustes e acréscimos permitem aperfeiçoar o T7?
Respostas até terça-feira, dia 3 de outubro, ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
-
-
05/10 - T8: Resistências culturais diante da globalização: o caso da agricultura e alimentação.
_________________________________________________________________________
06/10 - Apresentação do A4: Crítica à revolução verde e a emergência da agroecologia.
-
Questões a serem consideradas:
1) Como interpretar o debate sobre a sustentabilidade e a crítica ambientalista no âmbito da agricultura?2) Como cresce o interesse pela agroecologia e quais são seus fundamentos?
-
Quais acréscimos podem aprimorar o T8?
Respostas até dia terça-feira, dia 17/10, ao meio-dia, enviadas por um representante dos grupos indicando os nomes dos participantes da elaboração.
-
19/10 - Apresentação do A5: O debate sobre segurança e soberania alimentar.
___________________________________________________________________________________
20/10 - Apresentação do A6: Agricultura familiar e alimentação no Brasil.
-
Questões a serem consideradas:
1) Por que cresce a defesa da soberania alimentar nos últimos anos?
2) Quais são seus princípios?
-
Questões a serem consideradas:
1) Quais são as principais justificativas para o apoio à agricultura familiar e à reforma agrária no Brasil?
2) Quais são os problemas alimentares da população brasileira e como a agricultura familiar pode contribuir com sua resolução?
-
-
26/10 - Apresentação do A7: Estratégias de conservação da natureza
_________________________________________________________________
27/10 - Apresentação do A8: A desigualdade social brasileira
-
Para a preparação da apresentação e do resumo, considerar principalmente a introdução e os capítulos 1,2 e 7.
Questão a ser considerada:
1) Em que medida um “mito moderno da natureza intocada”, tal como definido por Antônio Carlos Diegues, deixa de orientar as estratégias de conservação ambiental nos últimos anos?
-
Questão a ser considerada:
1) Qual a interpretação proposta por Jessé Souza sobre a marginalização social brasileira?
-
-
09/10 - Orientação final sobre os pôsteres.
___________________________________________________
10/10 - 2º Exercício de Redação.
-
16/11 - Apresentação dos pôsteres A1, A2 e A3.
-
23/11 - Apresentação dos pôsteres A4, A5 e A6.
___________________________________________________24/11 - Apresentação dos pôsteres A7 e A8. Resultados finais e avaliação final da disciplina
-
30/11 - ER repositivo.
-
Banners selecionados para apresentação na cerimônia da ESALQ/USP de encerramento do projeto Ciência para a Paz
Banners
Nota
Selecionado
A1
8,7
sim
A2
6,1
não
A3
8,2
sim
A4
6,0
não
A5
9,2
sim
A6
6,0
não
A7
3,1
não
A8
9,8
sim
-
19/12 - Encerramento do projeto temático anual Ciência para a Paz na Semana de Ação de Graça que ocorrerá no Prédio Central às 16h.