Programação

  • Entendendo os sistemas de produção agrícola

    As perguntas chaves para essa aula são:

    1- Para que existem propriedades agrícolas?

    2- Qual a finalidade da condução de uma propriedade agrícola por humanos?

    3- Por que propriedades agrícolas vizinhas não raro apresentam estrutura e funcionamento muito diferentes?

    4- Quais os limites, componentes e interações usuais em propriedades agrícolas? Como podemos representá-los?

    5- Como podemos otimizar a produção de biomassa num sistema agrícola?



  • A natureza como modelo e o ambiente da planta

    A questão central aqui é entender como a natureza funciona, usando a observação da natureza como principal instrumento para conhecê-la. E em seguida, verificar como a produção agrícola se insere nesse funcionamento.

    Fatores abióticos condicionantes do fenômeno da vida.

    Ritmos da natureza, e acoplamento dos organismos às condições biótica e abióticas.

    Necessidades edafoclimáticas das plantas cultivadas e centros de origem e domesticação de plantas.

    A evolução da vegetação e da fertilidade. Produtividade biológica e biodiversidade.

  • Os animais no sistema

    Para testar sua compreensão sobre os animais e como sua presença ou a de seus excrementos pode afetar o sistema, elabore uma maneira de explicar a um leigo:

    1- como o sistema de alimentação e de digestão de ruminantes, suínos e aves define as características dos seus estercos;

    2- esquematize um quadro focalizando o impacto sobre as culturas dos estercos de aves, suínos e bovinos, considerando (a) o tempo de resposta e (b) a intensidade de resposta;

    3 - quais são as principais vias de perda de nutrientes associadas à produção de bovinos, de suínos e de aves;

    4- como se poderia manejar essas criações de modo a minimizar as perdas de nutrientes.

    Deixando o leigo de lado, focalize para seu uso como a utilização de estercos afeta a ciclagem de N, P e K no sistema de produção.


  • A fertilidade do sistema

    1-      Em que diferem os conceitos de fertilidade do solo e fertilidade do sistema?

    2-      Como a fertilidade do sistema pode ser estimada?

    3-      Por que a produção de biomassa é o indicador privilegiado da fertilidade do sistema? Há outros indicadores?

    4-      Como o modo de ocupação do solo influencia a evolução da fertilidade do sistema?

    5-      De que maneira as criações influenciam a fertilidade do sistema?

    6-      Liste os principais elementos de manejo que podem manipulados para se manter a fertilidade do sistema.



  • Instalação de experimento na Horticultura

  • O manejo da fertilidade do sistema

    Continuamos aqui a focalizar o manejo da fertilidade do sistema, numa abordagem mais mais abrangente mas ao mesmo tempo mais aprofundada. Trata-se de responder à pergunta básica, de como manter e/ou aumentar o potencial de produção de um sistema agrícola, tendo a floresta como modelo. Leia com atenção o texto, e reflita sobre:

    1- como a estruturação da propriedade afeta positiva ou negativamente a construção da fertilidade do sistema;

    2- como elementos de condicionamento climático (ou sua ausência) influenciam a fertilidade do sistema;

    3- o que é o "ativo" de nutrientes minerais e como ele se relaciona com a ciclagem de nutrientes minerais devida a fatores puramente químicos (ciclagem mineral de nutrientes minerais) e a ciclagem de nutrientes minerais acoplada à ciclagem de biomassa;

    4- enumere e comente o potencial de utilização dos principais adubos à disposição dos agricultores no manejo orgânico;

    5- esquematize as principais estratégias utilizáveis para o manejo da fertilidade do sistema nos principais grupos de culturas no Brasil;

    6- comente sobre o manejo e o dimensionamento da produção animal e seus possíveis reflexos sobre a fertilidade do sistema.



    • Elaboração de planos de conversão para a agricultura orgânica

    • Controle de plantas invasoras em sistemas de produção orgânicos

    • Controle fitossanitário. Planejamento de consórcios e rotações de culturas

    • Produção para consumo doméstico e alimentação sustentável

    • Energia na agricultura

    • O mercado de produtos orgânicos e a certificação

    • Agricultura de base ecológica – uma visão de conjunto. Desafios.

    • Nata da Serra

      Reflita criticamente sobre as visita realizada, tentando identificar como o sistema:

      1- recompõe em cada ciclo de exploração o seu potencial de produção;

      2- maneja organismos antagônicos;

      3- relaciona-se com o mercado.


      Identifique como essas três áreas de análise se traduzem na organização espacial e funcional do sistema.

      Faça uma representação esquemática do funcionamento do sistema.


      Leia com atenção o texto sobre os animais no sistema (previsto no plano de aulas e leituras, e reflita sobre o manejo e eventuais perdas no sistema.