Diagrama de temas

  • Aula 1 - Boas Vindas

    Boas Vindas
    por Marcos Sorrentino - sábado, 29 Jul 2017, 21:11
     

    Prezadas e prezados estudantes de Tópicos de Educação voltados à Questão Ambiental,

    escrevo para dar-lhes boas vindas ao processo educador que espero seja por nós construído neste segundo semestre de 2017, em nossos encontros nas quartas-feiras à tarde e em outros espaços e horários.

    Neste próximo dia 02/08 proponho que trabalhemos individualmente, cada um/uma em sua casa, ou local de estudo preferido, realizando as seguintes atividades:

    1. Vá para um local que lhe possibilite ficar em silêncio. Sentado, apoie os pés no chão, solte os braços, com as palmas das mãos para baixo, sobre as suas pernas. A espinha ereta, sentado nos ísquios, procurando respirar diafragmaticamente, em 4 tempos. Busque, em silêncio, conectar-se com seus propósitos existenciais.

    2. pergunte-se sobre os aprendizados que gostaria de ter nas horas que estaremos dedicados, neste semestre, a nos formarmos como educadoras/educadores ambientais?

    3. Faça uma pintura que expresse isto. Em seguida escreva sobre a pintura e sobre os seus objetivos existenciais conectados aos aprendizados que deseja construir no campo da educação ambiental.

    4. Faça um cartaz sobre a sua biografia. Utilize fotos pessoais e desenhos para conseguir fazer uma exposição didática de até 10 minutos sobre você e sua história de vida.

    Leve tudo para a nossa segunda aula, que será no dia 09/08.

    Bom trabalho! 

    (por favor, avisem os colegas que sabem que irão fazer a disciplina mas ainda não se cadastraram no stoa)

    Por favor, acrescentem aos 4 pontos enviados na mensagem anterior, como atividades para vocês realizarem no horário destinado à primeira aula, os seguintes:

    5. Leia criticamente a proposta que elaborei para Programa da disciplina (anexo) e traga os seus comentários por escrito, no seu Diário de Bordo (lendo o Programa, acredito que você entenderá o sentido desse instrumento de acompanhamento dos aprendizados).

    6. Faça o fichamento de um livro ou texto ou vídeo ou música que expresse a sua utopia e também registre-o no seu diário de bordo.

    Abraço,




  • Aula 2

    Na aula do dia 09/08/2017 estiveram presentes os estudantes apontados na tabela abaixo, já com as datas das aulas pelas quais estarão responsáveis por fazer a resenha da aula anterior e trazer o lanche da tarde: 

    1. Carol Antunes e Tali - 16/08

    2. Vitor e João - 23/08

    3. Eliane e Gustavo - 30/08

    4. Gustavo e Eliane -04/10

    5, Lucas e Lívia - 18/10

    6.  Carol Atauri e Claire - 25/10

    7. Carol (precisou sair 15:30) e Isaac (chegou atrasado) - 08/11

    ficam em aberto as aulas de 07 e 08/10 (estudo do meio), 22 e 29/11 e 06/12 (se necessário), com  possibilidade de Sofia, Fernando e Raul se habilitarem e os demais repetirem, como Eliane e Gustavo.


    Oito estudantes (Eliane, Lívia, Carol Antunes, Vitor, Fernando, Gustavo, Carol Atauri, Tali) relataram sobre a sua produção biográfica, texto e pintura/desenho, ficando seis para relatarem na próxima aula.  As expectativas relatadas em uma roda de repetição dos nomes foram: troca, aprendizado, comunidade, educação, planejamento, (por favor, complementem). 

    As/os estudantes foram convidados a visitarem, durante a semana, as árvores cortadas na frente do supermercado Jaú, no bairro São Dimas e a pensarem em uma intervenção sobre Árvores a ser realizada no sábado, 19/08, no horário do almoço, Quem quiser auxiliar na organização procure o professor durante a semana. As avaliações sobre  aula foram entregues para Tali e Carol, responsáveis pela próxima aula (a presente memória é apenas um apoio para elas poderem fazer a delas de forma mais criativa).

    Abraço,

  • Aula 3

    No dia 16/08/17, após vermos o clip do vídeo Zugzwang e o vídeo "3 segundos", tivemos a resenha feita por Carol e Tali. Elas destacaram as críticas, felicitações, perguntas e propostas feitas na aula anterior. Houve mais três apresentações de histórias de vida, expectativas e pinturas. Ficam faltando Raul, Carolzinha, Lucas e Sofia, que se desejarem farão suas apresentações na px quarta feira.

    Faltaram: Raul, Fernando, Carolzinha, Lívia e Lucas. Sofia (?)

    Após a leitura dos textos  de Ruben Alves e Bauman; de Tbilisi a Rio92; Carta da Terra; Coletivos Educadores, tivemos a apresentação da resenha deles feitas por dois grupos (Tali, Carol A e Carol A; Gustavo, Eliane e Vitor), ficando as outras duas (Claire e Isaac; João e Samantha) para a próxima aula.

    Para  a próxima aula metade da classe ficou de ler o texto Apelo ao Vivos (Roger Garaudy) e a outra metade o texto de Portugal et all sobre EA e Conservação da Natureza (quem não os tem pode passar para pegar com o professor ou com algum colega).

  • Aula 4

    A aula de 23/08 foi dada por Vivian Bataini e Rachel Trovareli e a resenha, elaborada por Eliane e Gustavo, será aqui postada.

  • Aula 5

    Na aula de 30/08, com a ausência de Lívia, Carol Antunes, Carol Atauri, Raul, Fernando, Tali e Lucas (acho que a terceira Carol desistiu), e com a presença de Gustavo, Eliane (que fizeram a resenha da aula passada), Sofia, Claire, Vitor, Isaak, João e Samantha, apresentamos algumas informações importantes para os ausentes também registrarem:

    1. O professor não estará em sala de aula nos dias 13, 20 e 27/09, no entanto a sala C1 estará disponível (a chave fica na cozinha da Oca) e vocês podem utilizá-la para avançar em dois pontos, pelo menos:

    a. nos trabalhos da MIP - cada um/uma pode expressar o que pretende realizar como MIP e receber o retorno dos colegas, inclusive avaliando se farão individualmente ou coletivamente. Postarei um (ou mais) guia simples sobre elaboração de Projetos. utilizem-o (ou outros) como roteiro para expressar a proposta de MIP de vocês e tragam ela impressa no dia 04/10.

    b. na socialização das leituras feitas a cada semana - sugiro se dedicarem até o dia 13/09 a leituras sobre ambientalismo, ecologismo e a questão ambiental; até 20/09 a leituras sobre políticas públicas de EA; até 27/09 a leituras de EA e Educação. Para o dia 04/10 venham com seus fichamentos daquilo que conseguiram ler e os questionamentos sobre as leituras e os diálogos que emergiram em sala de aula. Coloquem os fichamentos das leituras no stoa.

    2. Procurem finalizar a primeira versão do texto individual crítico sobre as características da EA que desejam realizar, fundamentando-as nas suas utopias e nas análises de conjuntura que consigam enunciar. Postem o texto no stoa e o imprimam para levar na aula de 04/10.

    3. A nossa intervenção no Jaú não foi realizada e ficamos de reagendar.

    4. Carol Atauri fez duas boas sínteses das atividades no SESC e quem quiser pode ler na pasta dela. Adotem essa prática também em relação a outras atividades que participarem. Não conseguimos os ônibus para o CBA e para o FBEA, então quem for poderia fazer uma síntese sobre eles abrindo possibilidades para quem não for buscar mais informações.

    5. O professor/educador/antropólogo/escritor/alpinista Carlos Rodrigues Brandão estará nos SESC no dia 23/09 e a palestra musical de Márcio Casado será no 13/09.

    6. Nos dias 14 e 28/09, quinta feira, das 8 às 11h teremos duas Oficinas na sala C1, abertas aos estudantes das duas disciplinas que leciono neste semestre. A primeira, sobre gerenciamento de stress na vida universitária. A segunda, sobre empatia na vida cidadã, estudantil e profissional. Ambas coordenadas por Rachel Trovarelli, que vocês conheceram na aula do dia 23/08. Façam um esforço para ir, pois será bom para os objetivos de nossa disciplina.

    7. Nos dias 07 e 08/10 (sábado e domingo) faremos um estudo de meio na região. Para esta viagem o ônibus da Escola foi liberado (assim como havia sido para o CBA) e tudo indica que para ela não haverá o problema da falta de motoristas (associem, se quiserem com o PIDV da reitoria e com o processo de terceirização e privatização da Universidade Pública). Por favor, reservem suas agendas!

    8. Vou colocar os textos para leitura nas aulas 6, 7 e 8. 

    Abraço e complementem, por favor, com a memória da aula e outras lembranças.

  • Aula 6

    • Segue uma primeira proposta de roteiro. postarei outros para que vejam que não é algo rígido, mas há uma lógica de comunicação para saber o que vc pretende realizar como Intervenção Educadora Socioambientalista.

    • Se não conseguirem ler tudo, leiam pelo menos as páginas do Manifesto e as que ele fala sobre o plantio de 7mil árvores que realizou como intervenção artística e política.

    • Se conseguirem, leiam outras obras deste autor.

    • Já escrevi um texto falando em cinco ecologias. Huber, em "As Alternativas do Movimento Alternativo" fala em 12 dimensões do movimento alternativo que dialogam com a questão ambiental, Lago e Pádua, em O que é Ecologia, falam e quatro. E há muitos outros autores procurando compreender esse campo polissêmico do ambientalismo - Pascal Acot; John McCormick; Eduardo Viola; Hector Leis; Boaventura de S.Santos; Zigmunt Bauman; Manuel Castells; Anthony Giddens... Vale buscarem os seus caminhos para aprofundar nessa leitura, pois ela ajudará a definir o campo da EA com e no qual querem atuar.

    • Nestes textos vcs já começam a encontrar mais conexão com a perspectiva de políticas públicas para a área.

  • Aula 7

    • Neste pequeno livro, Isis A. Morimoto e eu, a partir da tese dela, buscamos fundamentar a relevância da EA para viabilizar a legislação ambiental, oferecendo muitas informações que podem ser úteis para vocês no campo das políticas públicas e da legislação florestal.

    • Hannah Arendt é importante ser lida não apenas neste texto. Vejam o que conseguem

    • Neste pequeno texto, os autores ajudam a pensarmos sobre o Comum e sobre as figuras de subjetividade na contemporaneidade que nos distanciam e/ou podem nos auxiliar a perseguir e conquistar o Bem comum.

    • Entrem no site dowbor.org 

      Nele o professor Ladislau deixa disponível para baixar gratuitamente toda a sua produção científica, composta por muitos artigos didáticos sobre economia e suas relações com as políticas públicas.

  • Aula 8

  • Aula 9

    Novo post em Conexão Planeta

    Estações de metrô de Londres ganham horta comunitária e miniusinas solares

    por Suzana Camargo

    Ao lado das plataformas, couve, repolho, manjericão, tomilho, lavanda. Tudo cuidado pela comunidade, que participa ativamente do projeto Energy Garden, que traz benefícios para todos!

    Leia mais deste post

    Comente   Ver todos os comentários

    • para vocês lerem e trazerem questões que consideram pertinentes para o desafio de construir um método para orientar as MIP e seus desdobramentos.

    • Conforme combinamos, estou postando dois textos produzidos pela Oca. Este primeiro com os conceitos que fundamentam o fazer educador ambientalista da Oca e o próximo com o método em construção, que acreditamos possa conter os passos importantes a serem dados em intervenções pesquisantes de EA.

  • Aula 10 - Prova

    Prova

    Tomando por base o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Carta da Terra, a literatura e atividades apresentadas para a classe, bem como seus estudos e a sua capacidade de pensar no assunto a partir do vivenciado neste semestre, responda as seguintes questões: 

    1. "Responsabilidade": o que é?

    2. "Responsabilidade Global": dialogando com a literatura estudada escreva sobre como ela pode se realizar? 

    3. O que são Sociedades Sustentáveis? 

    4. O que é a questão ambiental? o que é o ambientalismo ou ecologismo? leia na literatura anexa o capítulo 3 da tese de Tiago, a introdução do Rumo ao Paraíso e outros textos sugeridos pela disciplina e responda dialogando com eles.

    5. Dialogando com a literatura apresentada pela disciplina escreva sobre "educação" e sobre como ela pode auxiliar em processos de transição para as sociedades sustentáveis descritas no item anterior. Não seja genérico. Procure exemplificar objetivos e processos educadores que possibilitem realizá-los.

    6. Como você percebe a sua responsabilidade no processo educador que estamos vivenciando neste semestre, nesta disciplina, para atingir tudo que você respondeu acima?

    • Partindo dessa pequena introdução, procure aprofundar os seus conhecimentos, perguntas e busca por respostas sobre o que é ecologia (leia o livro com este nome de Antonio Lago e José Augusto Pádua) ou Ecologia de Pascal Acot, ou o livro todo de J. McCormick (Rumo ao Paraíso) e o cap. 3 (se não tiver fôlego para ler tudo) da Tese de Tiago Nepomuceno da Costa, ou ainda o capítulo (O verdejar do ser...), na trilogia de Manuel Castels sobre O Fim do Milênio.

  • Tema 11

  • Tema 12

  • Tema 13

  • Tema 14

  • Tema 15

  • Produção de cada estudante no semestre