Programação

  • Aula 08

    "Ótimo local" - escolha do plano ótimo para o talhão.

    • Para completar esta tarefa considere as informações disponíveis no Quadro 1 (pág. 7) da principal apostila deste curso: "Planejamento estratégico da produção florestal". Assuma que:

      • as informações sobre rotação e idade têm como referência o ano de 2015;
      • os plantios crescem de acordo com o modelo matemático (III) apresentado na página 14, sendo que os coeficientes desse modelo assumem os valores apresentados no Quadro 11 da página 19; e que
      • o máximo IMA, para cada estrato, ocorre nas idades registradas no Quadro 12 da página 21.

      Com base nessas informações,

      1. Construa uma planilha Excel que calcula o volume anual de madeira, para o período 2015-2035, que seria produzido se os estratos fossem cortados nas idades que máximizam IMA. A planilha deve dispor de células para entrada de dados, e o volume anual deve ser resultado da aplicação de fórmulas que usam esses dados. (dica para conferir os resultados: o fluxo de produção deverá apresentar valores iguais aos apresentados no gráfico da Figura 4, da página 22).
      2. Construa uma segunda versão da planilha Excel, usando agora as idades do Quadro 14 como referência para idade de corte. Essas são idades que maximizam o VET na Fazenda Modelo. Apresente os novos resultados. Lembre-se, a planilha deve dispor de células para entrada de dados e o volume anual deve ser resultado da aplicação de fórmulas que usam esses dados. (dica para conferir os resultados: o fluxo de produção deverá apresentar valores iguais aos apresentados no gráfico da Figura 11, da página 32).

      ENTREGA DA TAREFA 05

      Os resultados devem ser entregues em um único documento no formato PDF

      Nomeie o seu arquivo PDF usando o seguinte padrão:

      T05_<NoUSP>.pdf    (use o seu número USP para identificar a sua tarefa)