03/Out
Aula 8
Apresentações - Dinâmica I
Dinâmica 1 (03/Out): Análise de dados em três etapas.
Faça o upload das suas análises, registrando na primeira página os nomes dos autores (integrantes do seu grupo), na segunda página a análise exploratória dos dados, na terceira página as estatísticas que caracterizam os seus dados, na quarta página o seu estudo de regressão, e na última um parágrafo com as suas conclusões.
Roteiro do trabalho (em sala de aula)
Primeiro, um pouco de inspiração: brinquem com os dados e ferramentas disponíveis no GapMinder !! (30 a 40 min)
Em seguida, em grupos, escolham um conjunto de dados, dentre os sugeridos nos temas listados abaixo, e estabeleça um procedimento de análise envolvendo três etapas:
- análise prévia exploratória dos dados (uso de gráficos, tabelas de frequência, histogramas etc.);
- caracterização dos dados (cálculo de medidas de tendência central, dispersão, concentração etc.); e
- análise de regressão (estudo da correlação entre variáveis, modelagem dessa relação etc).
Tema 1: Mudanças Climáticas
Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)
A principal atividade do IPCC é fornecer relatórios de avaliação do estado do conhecimento sobre mudanças climáticas. O último relatório finalizado em novembro de 2014 concluiu a quinta avaliação.
O IPCC trabalha atualmente no sexto ciclo de avaliações. Durante este ciclo, o painel produzirá três relatórios especiais (Bases da Ciência Física; Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade; Mitigação das Mudanças Climáticas), um relatório metodológico sobre inventários nacionais de gases de efeito estufa e o sexto relatório de avaliação (AR6).
O relatório síntese do AR6 será concluído em 2022, em tempo para a primeira reunião mundial da Convenção Marco das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change) que avaliará a implementação do Acordo de Paris e o progresso coletivo quanto às metas (manter o aumento do aquecimento abaixo dos 2 °C, enquanto se promovem esforços para limitar esse aumento em 1.5 °C).
O Centro de distribuição de dados do IPCC (DCC)
O DCC disponibiliza dados climáticos, sócio-econômicos e ambientais, tanto para cenários passados como para cenários futuros. Orientações técnicas sobre a seleção e uso de diferentes tipos de dados e cenários em atividades de pesquisa e avaliação são também disponibilizadas. O DCC é destinado a pesquisadores das mudanças climáticas, educadores, organizações governamentais e não-governamentais e público em geral.
Variáveis climáticas
O Centro de Distribuição de Dados do IPCC permite acesso a dados observados sobre clima (p.ex., distribuição espacial de temperaturas e precipitações em escala global), composição atmosférica, informação sócio-econômica (p.ex., população por país e renda) e impactos das mudanças climáticas. Dados usados no quarto relatório de avaliação (AR4): acesse a planilha Excel com dados dos cenários climáticos e clique em "Climate System Scenario Tables (... as Excel workbook".
Variáveis sócio econômicas
Uma avaliação de impacto das mudanças climáticas exige o estabelecimento de uma referência (uma linha base ou "baseline") contra a qual as mudanças são medidas. Dados de referência são necessários para definir variáveis climáticas relevantes e também para informações não climáticas (por exemplo, concentração de dióxido de carbono, características edáficas, população, níveis de renda etc.). Idealmente, esses conjuntos de dados deveriam se referir para um certo período (1961-90, p.ex.) ou para um certo ano (1990, p. ex.). Nesta página web, você encontra conjuntos de dados por país e indicadores por região para variáveis socioeconômicas e de recursos com início nos anos 90. Os dados foram organizados em nove principais regiões: Africa, Australásia, Europa, América Latina, Oriente Médio e Ásia Árida, América do Norte, Pequenas Ilhas-Estado, Ásia Temperada, e Ásia Tropical. Linha base sócio-econômica (socio-economic baseline): acesse as tabelas Excel e clique em "Data tables in Excel-format".
Cenários
O IPCC publicou em 2000 um conjunto de cenários para uso no Terceiro Relatório de Avaliação (Special Report on Emissions Scenarios - SRES) e nos relatórios subsequentes. Os cenários SRES foram construídos para estabelecer tendências ambientais futuras com atenção especial à produção de gases de efeito estufa. A seguinte terminologia foi usada:
- Storyline (linha narrativa): descrição narrativa do cenário (ou família de cenários), destacando as principais características e dinâmicas, e as relações entre as forças motrizes chave (key driving forces).
- Scenario (cenário): projeção de um potencial futuro, baseado numa storyline com lógica clara e quantificável.
- Scenario family (família de cenários): um ou mais cenários que têm a mesma storyline demográfica, sócio-política, econômica e tecnológica.
O SRES definiu quatro narrativas: A1, A2, B1 e B2 (veja a Figura 1 da página web sobre cenários de emissão SRES) que descrevem a relação entre as forças motrizes geradoras de gases de efeito estufa e sua evolução durante o século 21para extensas regiões do planeta. Cada storyline representa diferentes desenvolvimentos demográficos, sociais, econômicos, tecnológicos,e ambientais que divergem de forma irreversível e crescente. Veja as expectativas para cada cenário em cenários de emissão SRES e clique em "SRES Final Data Tables in HTML-format and Excel-format
- análise prévia exploratória dos dados (uso de gráficos, tabelas de frequência, histogramas etc.);
Tema 2: Estatísticas Brasileiras
Banco de Dados SIDRA
O Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) do IBGE permite a consulta aos dados armazenados no Banco de Tabelas Estatísticas. O objetivo do Banco de Tabelas Estatísticas é armazenar tabelas contendo os dados agregados (dados que não identificam o informante) das pesquisas que o IBGE realiza. Um dado agregado pode ser obtido, por exemplo, através do somatório dos valores de quesitos contidos em um questionário respondido pelos informantes da pesquisa (quanto produziu de determinado produto agrícola, por exemplo), e está associado às unidades de um nível territorial (unidade da federação, município etc), a um período de tempo e, muitas vezes, a um conjunto de classificações que o qualificam (tipo de produto, condição do produtor etc). Pode ser obtido também através de cálculos estatísticos, como no caso dos indicadores econômicos. Por exemplo, a tabela 1612 possui os dados anuais da Produção Agrícola Municipal (área plantada, colhida, quantidade, rendimento e valor da produção), classificados pelo tipo de produto. Está disponível para as unidades de diversos níveis territoriais (Brasil, Grande Região, Unidade da Federação, Município etc), desde 1990.
Acesse a página de tabelas de produção agrícola municipal, e na aba "Tabelas" clique em "Área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção das lavouras temporárias". Em seguida, refine a sua pesquisa, montando a tabela de sua preferência.
Tema 3: Cidades e Estados Brasileiros
Banco CIDADES@ de dados do IBGE
Esta é uma fonte bastante completa de informações sobre cidades e estados brasileiros disponibilizada pelo IBGE. Escolha uma cidade ou estado na página de consulta do sistema CIDADES@, veja que existem dados que você certamente não imaginava encontrar, podendo inclusive fazer comparações com outras cidades ou estados.
Tema 4: Importações e Exportações Brasileiras
Banco ALICEWEB sobre comércio exterior Brasileiro
O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (Alice Web) divulga as estatísticas brasileiras de exportações e importações. Qualquer um pode se cadastrar e fazer consultas por item da pauta de produtos e serviços codificados no sistema harmonizado (SH) de identificação. O SH é a base legal para a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), adotada desde 1995 pelos países membros do Mercosul para estabelecer um padrão de classificação das mercadorias no comércio internacional. Consulte a Tabela de Código NCM pelo nome, classificação ou descrição do produto para facilitar as suas consultas no AliceWeb.