Attività settimanale
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ETNOMUSICOLOGIA
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Aula 01
- Apresentação da disciplina
- Filhos do café (vídeo), até 29'
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Aula 02
- Exibição do filme The promise of music, de Lasch, sobre El Sistema da Venezuela
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Aula 03
- Filhos do café (vídeo, continuação a partir de 29')
- Aubert, até slide 8
- Seminários Mário de Andrade, Ensaios sobre a música brasileira: Rafael, pp.2-29: Música Brasileira
- Darcy: Matriz Tupi (início)
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Aula 04
- Instruções para a etnografia (trabalho semestral)
- (vídeo, 21')
- Mateus, pp.29-39: Ritmo
- Letícia, pp.39-49: Melodia
- Darcy: Matriz Tupi até o fim
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Aula 05
- Laplantine (cont.)
- Aubert (cont., a partir de slide 8)
- Kaio, pp.49-54: Polifonia
- Darcy: Matriz Lusa (vídeo)
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Semana da Pátria. Não haverá aula.
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Aula 06
- Cláudia, pp. 54-61: Instrumentação
- Aubert (cont., a partir de slide 8, até "para Hobsbawm, "as tradições...")
- Darcy: Matriz Lusa (vídeo)
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Aula 07
- Darcy: matriz afro
- Laplantine (conclusão)
- Otávio, pp. 61-73: Forma
- Estudo de texto: Mário de Andrade
- (Programar próximos seminários)
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Aula 08
- Darcy (cont.): Encontros e desencontros
- Antonio Augusto Arantes. O que é Cultura Popular? (Mateus?)
- Missão de Pesquisas folclóricas (CDs e site) e cadernos de campo (DVD-ROM)
- Estudo de texto: Mário de Andrade
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Aula 09
- Darcy (cont)
- Aubert (cont., a partir de "Para Hobsbawm...")
- O que é punk? (Camila)
- Estudo de texto: Mário de Andrade
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VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA (PRESENÇA OBRIGATÓRIA, COM LISTA!)
- 16 de outubro /16th october (qui/ thu)
8h-9h: Credenciamento/ accreditation Bloco/ Building 34, sala/ room: S3 (1o andar/ 1st floor)
8:45h: Abertura/Opening – Sala/Room T3 (bl./bldn 34)
9h-10:30h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 1 (1h + 30’): Didier Francfort (Institut d'Histoire Culturelle Européenne - Bronisław Geremek/Université de Lorraine)
10:30h-12h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 2 (1h + 30’): Pedro Paulo Funari (Unicamp)
12h-14h: Almoço/Lunch
Comunicações/Presentations I-VII. Sala/ Room T3, bloco/ building 34. Coordenador/ coordinator:
I. 14h-14:30h: Ricardo Bologna / Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio: Rogósânti de James Wood e o conceito de personagens rítmicos/ Rogósânti James Wood and the concept of rhythmic characters
II. 14:30h-15h: Joel Albuquerque/ Paulo de Tarso Salles: Teoria dos Conjuntos versus Teoria neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos Choros nº4 e Choros nº7 de Villa-Lobos/ Set Theory versus neo-Riemannian Theory: two interdependent approaches in the analysis of Choros # 4 and # 7 of Villa-Lobos
III. 15h-15:30h: Kelly Marques: A Influência da Tecnologia na Música do Compositor Luciano Berio na Segunda Metade do Século XX/ The Influence of Technology on Music Composer Luciano Berio in the Second Half of the Twentieth Century
IV. 15:30h-16h: Daniel Escudeiro: Composição Musical Intertextual como Alternativa para a Vanguarda do Século XXI/ Intertextual Musical Composition as Alternative to the XXI Century avant-garde
V. 16h-16:30h: Carlos Sulpício: De sinalizador a instrumento musical: uma breve abordagem das transformações do trompete das origens ao Renascimento/ From signaller to a musical instrument:a brief approach of trumpet transformations from its origins to the Renaissance
VI. 16:30h-17h: Ana Lúcia Fontenele: Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”/ Pixinguinha in full maturity: the arrangements for a "Brazilian Orchestra"
VII. 17h-17:30h: Eliana Monteiro da Silva e Amílcar Zani: Compositores Latino-americanos (Latin American Composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music’s field/ Compositores Latino-Americanos: uma alternativa genuína para subverter o tradicionalismo no campo da música clássica
17:30h-19h: Rose Hikiji (palestrante convidada/FFLCH-USP): O rap e o funk em Cidade Tiradentes/ SP – músicas em dois tempos/ Vídeo: A arte na rua. Direção, pesquisa e roteiro: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji/ Rap and funk in Cidade Tiradentes / SP: music in two tempi/ Video: Art and the street. Direction, research and script: Carolina Caffé and Rose Satiko Gitirana Hikiji (44’)
19h-20:30h: Mesa redonda/ Rondtable 1[1]: Imbricações epistemólogicas em música: antropologia, filosofia, idealismo e materialismo/ Epistemological imbrications in music: anthropology, philosophy, idealism and materialism. Convidados/ Invited speakers: Didier Francfort, Panagiota Anagnostou e/and Pedro Paulo Funari. Mediação/ Mediation: Rose Hikiji (FFLCH/USP).
21h-22h:Sala de Orquestra/ Orchestra Room. Solistas da USP-FILARMÔNICA. Regente: Rubens Ricciardi
[1] Convidados e participantes/ invited speakers and participants. A platéia não pergunta diretamente aos debatedores, mas pode encaminhar perguntas ao moderador da mesa/ The audience does not ask directly to panelists, but moderator can forward questions to the table.
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Aula 10
- Aubert (cont.)
- Darcy (vídeo, cont.)
- O que é folclore? (Guilherme)
- Estudo de texto: Tiago de Oliveira Pinto.
TIAGO DE OLIVEIRA PINTO. Etnomusicologia: da música brasileira à música mundial. REVISTA USP, São Paulo, n.77, p. 6-11, março/maio 2008
1) Grosso modo, como pode ser entendida a Etnomusicologia?
2) Qual sua afinidade com a Antropologia?
3) Em que a Etnomusicologia difere da Musicologia Histórica?
4) Qual a importância de Mário de Andrade na ruptura com as "verdades instituídas" que deu origem à disciplina que surgiria em 1950, com a fundação da Society for Ethnomusicology nos EUA?
5) Segundo o autor, comente as principais tendências da Etnomusicologia no Brasil.6) Comente o texto
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Aula 11
- Darcy (cont.)
- Pelinski: Josiane
- Mawaca - Cantos da Floresta (vídeo 27'05")
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Aula 12
- Roda Viva - Ariano Suassuna (vídeo 1:29"17")
- Burke: Gustavo
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Aula 13
- Darcy (conclusão): Brasil Sertanejo + A invenção do Brasil
- Castilla: Thomás
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- Não haverá aula: Consciência Negra
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Aula 14
- Leitura complementar: Bartók
- Estudo de texto: Cook
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Aula 15
- Apresentações dos trabalhos (10' cada)
- Entrega dos trabalhos em formato de portfólio (todos) + estudos de texto (Andrade e Oliveira Pinto)
- Estudo de texto: TIAGO DE OLIVEIRA PINTO. Etnomusicologia: da música brasileira à música mundial. REVISTA USP, São Paulo, n.77, p. 6-11, março/maio 2008
1) Grosso modo, como pode ser entendida a Etnomusicologia?
2) Qual sua afinidade com a Antropologia?
3) Em que a Etnomusicologia difere da Musicologia Histórica?
4) Qual a importância de Mário de Andrade na ruptura com as "verdades instituídas" que deu origem à disciplina que surgiria em 1950, com a fundação da Society for Ethnomusicology nos EUA?
5) Segundo o autor, comente as principais tendências da Etnomusicologia no Brasil.6) Comente o texto