Agenda do Curso
Geral
Canto Coral II e IV
Todos os alunos são convidados a reger as peças do repertório semestral, sob minha orientação. De preferência, a partir da primeira leitura. Por isso, peço a todos os interessados que escolham suas peças e estudem para a primeira aula, para que a leitura já seja feita por quem vai reger.
Para completar as 4h semanais, os ensaios de naipe obrigatórios serão agendados ao longo da semana, com a presença do monitor PEEG.
A frequência semanal será computada levando em conta as presenças no tutti e no naipe.
Lembrando que a nota final do semestre será a média entre a frequência individual e a nota da apresentação/ avaliação que será atribuída pela banca formada por mim e mais dois professores do DM.
As exceções são:
100% de frequência = nota 10,0
1 falta = nota 9,0
Bom retorno às aulas!
Marcos
- Horários dos ensaios de naipe com Marina Gomes (monitora):
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SOPRANOS
13h-14h
CONTRALTOS
16:30h-17:30h (1)
16h-17h (2)
TENORES
13h-14h (2) DM
9h-10h (1) Tulha
BAIXOS
13h-14h
BARÍTONOS + TENOR 2
16h-17h
LEIGOS
13h-14h
8 agosto - 14 agosto
Aula 01
Favor imprimir para a primeira aula do dia 8 de agosto (sexta), às 14h, na sala da orquestra do bloco 34.
Grato,
Marcos
Regências:
- Expresso 2222 (Mattos): João Paulo
15 agosto - 21 agosto
Aula 02
- Ensaios de naipe com a monitora PEEG, Marina Gomes. Favor entregar lista de presença sempre nas sextas-feiras.
- Horários:
SOPRANOS (onde?) CONTRALTOS GRUPO 1 (DM) CONTRALTOS GRUPO 2 (DM) TENOR GRUPO 1 (Tulha) TENORES GRUPO 2 (DM) BAIXOS (onde?) segundas, das 13h às 14h quartas, das 16:30h às 17:30h quintas, das 16h às 17h sexta, das 9h às 10h terças, das 13h às 14h terças, das 13h às 14h -
Regências:
- Morales: Gutierry
- Expresso 2222 (Mattos): João Paulo
29 agosto - 4 setembro
Aula 04
- Aquecimento
- Circumdederunt (Gutierry)
- 2222 (João Paulo)
- Brasil Pandeiro
- Penas do Tiê
- Auf iheren Grab (Renan)
- Mailied
5 setembro - 11 setembro
Aula 05
Naipes: passar todas as que já estão sendo cantadas + Sambalelê
- Aquecimento
- Sambalelê
- Mailied (Renan)
- Penas do Tiê (Florence)
- Auf iheren Grab
- Brasil Pandeiro (Éber)
- 2222 (João Paulo)
- Circumdederunt (Gutierry)
Sobre o Circumdederunt me gemitus mortis que é a introdução do Officio Defunctorum:
A partitura está conservada num livro de coro que pertence aos arquivos da Catedral de Puebla, no México. Pode ter sido composta ao mesmo tempo que o Réquiem a 4 vozes mas não há nenhuma referência sobre isso na documentação existente sobre os últimos anos da vida de Morales. Sabemos no entanto que esta obra foi cantada na cidade do México, poucos anos depois da morte do compositor, durante os funerais solenes celebrados nesta cidade pelo imperador Carlos V, em novembro de 1559.
Uma descrição detalhada e cheia de cores dessas cerimônias, relatando de maneira particularmente extensa todos os aspectos musicais em jogo, foi feita por Francisco Cervantes de Salazar, em seu Túmulo Imperial (México, 1560). Dado que o palácio do vice-rei e a catedral do México eram bem próximos um da outra para permitir uma procissão prolongada entre os dois edifícios, as cerimônias tiveram lugar na Igreja de São José e num páteo situado entre esta e o monastério franciscano vizinho, onde um grande monumento comemorativo dedicado ao imperador defunto pôde ser erigido. A procissão foi conduzida por 2 mil índios, tendo à sua frente os governantes indígenas das quatro províncias do México e mais de 200 caciques, todos vestidos em trajes de profundo dolo. Atrás deles, vinha o clero, guiado pelo arcebispo Alonso de Monchúfar, a administração colonial da nobreza, com o vice-rei, Dom Luís de Velasco, e uma representação completa de todos os corpos da sociedade colonial, a procissão completa durou duas horas. A representação da Igreja foi dirigida pelo mestre-de-capela da Catedral do México, Lázaro del Álamo, que dividiu seus músicos em dois coros separados, de sorte que eles pudessem se alternar ou se combinar em um só conjunto. Nem todas as peças cantadas estão conservadas nos livros de coro de Puebla, e não eram todas de Morales, nem mesmo polifônicas: por exemplo, o moteto a cinco vozes Circumdederunt me gemitus mortis, que foi interpretado logo antes da Invocação prescrita (Regem cui omnia vivunt), está conservado num manuscrito da Catedral de Toledo, mas não figura em nenhuma fonte mexicana. O próprio Lazaro del Alamo foi o autor de alguns salmos interpretados, nos quais a primeira metade de cada verso era cantada por um solista e a segunda metade era cantada polifonicamente por um coro de meninos. Em outras ocasiões , um coro pequeno de oito solistas se alternava com um coro maior. Algumas composições de Morales, como o salmo Exultemus, não foram conservadas. Além do mais, os livros do coro de Puebla contêm igualmente três motetos funerários a quatro vozes de Morales – Hodie si vocem ejus, Quoniam Deus magnus e Quoniam ipsius est mare – mas a descrição de Cervantes de Salazar não menciona que eles tenham sido cantados nesta ocasião (...). Circumdederunt é particularmente apropriado para se experimentar uma grande variedade de possibilidades de interpretação no plano da distribuição instrumental e vocal, porque sabemos que a prática interpretativa da polifonia sacra nas catedrais ibéricas e latinoamericanas eram raramente, talvez jamais, a cappella, mas comportavam frequentemente uma participação substancial de instrumentos de sopro, cordas e harmônicos (...). Cristóbal de Morales nos deixou em suas composições para a liturgia dos mortos uma meditação contida e severa, mas também extraordinariamente forte (...).
[texto de Ruy Vieira Nery, tirado do encarte do CD de Jordi Savall]
19 setembro - 25 setembro
Aula 06
Tendo em vista o empréstimo da Tulha nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2014, das 08 horas às 17 horas, para o 22º SIICUSP, a aula de Canto Coral do dia 19/09, excepcionalmente, será no bloco 34.
(O Tiago vai organizar a Sala de Orquestra para isso).
- Aquecimento
- Sambalelê
- Circumdederunt (Gutierry): metais e cordas são bem vindos para dobrar as vozes, conforme a prática da época. Por isso, peço que os alunos que são instrumentistas de cordas ou metais tragam seus instrumentos.
- 2222 (João Paulo)
- Brasil Pandeiro (Éber)
- Mailied (Renan)
- Penas do Tiê (Florence)
- Auf iheren Grab (?)
26 setembro - 2 outubro
Aula 07
PRÓXIMA AULA NA TULHA
Naipes e tutti:
- Aquecimento
- Leitura de Minha namorada
- 2222 (João Paulo)
- Brasil Pandeiro (Éber)
- Mailied (Renan)
- Penas do Tiê (Florence)
- Auf iheren Grab (?)
- Sambalelê
- Circumdederunt (Gutierry): alunos que são instrumentistas de cordas ou metais tragam seus instrumentos!
3 outubro - 9 outubro
Não haverá aula, porque irei a São Paulo para o lançamento do livro Corpo a corpo
Esqueci de avisar, na última aula, que não darei a aula do dia 3 de outubro porque irei a São Paulo no lançamento do livro CORPO A CORPO: REPRESENTAÇÕES ANTIGAS E MODERNAS DA FIGURA HUMANA, do qual minha mulher, Ana Carla Vannucchi é uma da(o)s autora(e)s. Disponível no link <https://www.facebook.com/events/1452744278326300/?ref_newsfeed_story_type=regular>
10 outubro - 16 outubro
Aula 08
- Mendelssohn: Mailied (Renan)
- Mendelssohn: Auf Ihren Grab
- Dierson Torres: Penas do Tiê (Flórence)
- Eduardo de Carvalho: Brasil pandeiro (Éber)
- Márcio Mattos: Expresso 2222 (João Paulo)
- David Machado: Sambalelê
- Cozzella: Minha namorada
- Cristóbal de Morales: Circumdederunt gemitus mortis (regência de Gutierry Zambonini + instrumentistas de cordas e sopros a definir
Workshop sobre os Cursos de Graduação da FFCLRP
Data: 31 de outubro de 2014
Local: Salão Nobre Lucien Lison
Nova Programação
Hora
08:00 – 08:30
Inscrições
08:30 – 08:45
Cerimônia de Abertura: Prof. Dr. Fernando Medina Mantelatto (Diretor FFCLRP) Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação-USP), Prof. Dr. Pietro Ciancaglini (Vice-Diretor e Presidente Comissão 50 anos da FFCLRP), Prof. Dr. Carlos Martinez (Presidente da Comissão de Graduação)
08:45 - 09:00
Apresentação musical – Departamento de Música (Programação especial)
Programa das classes de canto coral II e IV:
- Dierson Torres: Penas do Tiê (regência de Flórence Suana)
- Eduardo de Carvalho: Brasil pandeiro (regência de Éber Bitencourt)
- Márcio Mattos: Expresso 2222 (regência de João Paulo Freitas)
09:00 - 09:30
Curso de Ciências Biológicas: Prof. Marcelo Motokane
09:30 - 10:00
Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia: Prof. Dr. José Eduardo Santarém Segundo
10:00 - 10:15
Intervalo (coffee-break)
10:15 - 10:45
Curso de Física Médica: Prof. Dr. Luciano Bachmann
10:45 - 11:15
Curso de Matemática Aplicada a Negócios: Profa. Dra. Vanessa R. Artioli
11:15 - 11:45
Curso de Música: Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi
11:45 - 12:15
Curso de Química – Bacharelado: Prof. Dr. Herenilton Paulino Oliveira
12:15 – 14:00
Intervalo para almoço
14:00 - 14:30
Curso de Química – Licenciatura: Profa. Dra. Márcia A. M. Silva da Veiga
14:30 – 15:00
Curso de Pedagogia: Profa. Dra. Cristina Cinto Araujo Pedroso
15:00 – 15:30
Curso de Psicologia : Prof. Dr. Antonio dos Santos Andrade.
15:30 – 16:00
Curso de Informática Biomédica: Prof. Dr. Clever R. Guareis de Faria
16:00 – 16:30
Discussão e Encerramento
17 outubro - 23 outubro
Aula 09
ENCONTRO DE MUSICOLOGIA - PRESENÇA OBRIGATÓRIA, COM LISTA DE CHAMADA!
- 17 de outubro/ 17th october (sex/fri)
9h-10:30h: Conferência/ Keynote 3, Sala/ Room T3 (1h + 30’): Marisa Fonterrada (Unesp)
10:30h-12h: Conferência/ Keynote 4, Sala/ Room T3 (1h + 30’): Panagiota Anagnostou (IEP-Bordeaux)
12h-14h: Almoço/Lunch
Comunicações/Presentations VIII-XIII. Sala/ Room T3, bloco/ building 34. Coordenador/ coordinator:
I. 14h-14:30h: Ricardo Teperman: Osesp e Cultura Artística: dois modelos de elitismo/ Osesp Arts and Culture: two models of elitism
II. 14:30h-15h: Rafael Ribeiro Santos: Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises/ A proposal for revising the Kulturindustrie of Adorno and Horkheimer from the praxeology of Austrian philosopher Ludwig von Mises
III. 15h-15:30h: Rafael Alexandre da Silva: Do gramofone ao live streaming: a evolução dos modos de escutar música – algumas implicações/From Gramophone to live streaming: the evolution of the modes of listening to music – some implications
IV. 15:30h-16h: Cristina Emboaba: Ouvir é escutar?/ Hearing is listening?
V. 16h-16:30h: William Teixeira da Silva: O gênero musical: entre a discursividade retórica e os rótulos de mercado/ The musical genre: between rhetorical discursivity and the labels of market
16:30h-17:30h: Recital-leitura/ lecture-recital: Otávio Soares Brandão (piano). Bloco/ Building 34, Sala de Orquestra/ Orchestra Room
18h-19:30h: Mesa redonda 3/ Rondtable 3: Educação, campo maior de aplicação da pesquisa em música/ Education: main application field of musical research. Convidados/ Invited speakers: Isabel Nogueira e/ and Marisa Fonterrada. Mediação/mediation: Profa. Dra. Silvia Berg (FFCLRP/USP)
20h: Duo Corvisier (pianos) – Sala da Orquestra/ bl. 34
24 outubro - 30 outubro
Aula 10: preparação do repertório para o dia 31/10, sexta-feira, às 8:45h, no Lison. Ver programação na aula 8, em 10/10.
Apresentação musical – Departamento de Música (Programação especial)
Programa das classes de canto coral II e IV:
- Dierson Torres: Penas do Tiê (regência de Flórence Suana)
- Eduardo de Carvalho: Brasil pandeiro (regência de Éber Bitencourt)
- David Machado: Sambalelê
- Márcio Mattos: Expresso 2222 (regência de João Paulo Freitas)
31 outubro - 6 novembro
Aula 11
Depois da apresentação no Lison (8h lá!), aula normal, às 14h, na Tulha:
- Eu nasci naquela serra
- Namorada
- Sambalelê
Workshop sobre os Cursos de Graduação da FFCLRP
Data: 31 de outubro de 2014
Local: Salão Nobre Lucien Lison
Nova Programação
Hora
08:00 – 08:30
Inscrições
08:30 – 08:45
Cerimônia de Abertura: Prof. Dr. Fernando Medina Mantelatto (Diretor FFCLRP) Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação-USP), Prof. Dr. Pietro Ciancaglini (Vice-Diretor e Presidente Comissão 50 anos da FFCLRP), Prof. Dr. Carlos Martinez (Presidente da Comissão de Graduação)
08:45 - 09:00
Apresentação musical – Departamento de Música (Programação especial)
Programa das classes de canto coral II e IV:
- Dierson Torres: Penas do Tiê (regência de Flórence Suana)
- Eduardo de Carvalho: Brasil pandeiro (regência de Éber Bitencourt)
- Márcio Mattos: Expresso 2222 (regência de João Paulo Freitas)
09:00 - 09:30
Curso de Ciências Biológicas: Prof. Marcelo Motokane
09:30 - 10:00
Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia: Prof. Dr. José Eduardo Santarém Segundo
10:00 - 10:15
Intervalo (coffee-break)
10:15 - 10:45
Curso de Física Médica: Prof. Dr. Luciano Bachmann
10:45 - 11:15
Curso de Matemática Aplicada a Negócios: Profa. Dra. Vanessa R. Artioli
11:15 - 11:45
Curso de Música: Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi
11:45 - 12:15
Curso de Química – Bacharelado: Prof. Dr. Herenilton Paulino Oliveira
12:15 – 14:00
Intervalo para almoço
14:00 - 14:30
Curso de Química – Licenciatura: Profa. Dra. Márcia A. M. Silva da Veiga
14:30 – 15:00
Curso de Pedagogia: Profa. Dra. Cristina Cinto Araujo Pedroso
15:00 – 15:30
Curso de Psicologia : Prof. Dr. Antonio dos Santos Andrade.
15:30 – 16:00
Curso de Informática Biomédica: Prof. Dr. Clever R. Guareis de Faria
16:00 – 16:30
Discussão e Encerramento
7 novembro - 13 novembro
Aula 12
- Preciso aprender a ser só (Leandro Tostes)
- Eu nasci naquela serra
- Sambalelê
- Minha namorada
- Auf ihrem Grab
- Mailied (Renan)
- Circumdederunt (Gutierry)
- Penas do Tiê (Flórence)
- Brasil pandeiro (Éber)
- 2222 (João Paulo)
14 novembro - 20 novembro
Aula 13
- Circumdederunt (Gutierry)
- Auf ihrem Grab (?)
- Mailied (Renan)
- Sambalelê (?)
- Eu nasci naquela serra (?)
- Minha namorada (Éber)
- Penas do Tiê (Flórence)
- Brasil pandeiro (Éber)
- 2222 (João Paulo)
28 novembro - 4 dezembro
Aula 15
Apresentação/avaliação, com banca.
Hora: 14h
Local: Tulha
Entrada Franca (favor divulgar)
- Circumdederunt gemitus mortis (Morales) - Gutierry Zambonini + instrumentos
- Auf iheren Grab (Mendelssohn) - Ítala Natali
- Mailied (Mendelssohn) - Renan
- Eu nasci naquela serra (Penalva) - Gabriel Rosário
- Brasil pandeiro (Carvalho) - Éber + percussão
- Minha namorada (Cozzella) - Éber
- Sambalelê (Machado) - João Paulo
- Penas do Tiê (Torres) - Florence
- Expresso 2222 (Mattos) - João Paulo + percussão
Banca: Profa. Dra. Silvia Berg; Profa. Dra. Yuka de Almeida Prado e Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Critérios de avalição:
- traje preto e/ou branco;
- partituras em papel acondicionadas em pastas
- Desempenho por naipe (avaliação dos trabalhos dos ensaios de naipe);
- Desempenho do tutti (domínio da parte, dinâmica e expressão)
- Postura construtiva no palco
5 dezembro - 11 dezembro
Aula 16
- Exibição comentada dos vídeos da avaliação e da apresentação no Workshop das licenciaturas.