Agenda do Curso

  • Geral

    METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO-II

    FORMULÁRIOS PARA O ESTÁGIO ( 4 VIAS)

    1. Formulários para estágio DENTRO da USP - Oficinas (Casa 4)

    * anexar nesse item os arquivos que contém a palavra "Oficinas"

    2. Formulários para estágio FORA da USP

    * anexar nesse item os arquivos que contém a palavra "FORA DA USP"

    • Oficinas MEMES-II 2014-2:

    SEG

    TER

    QUA

    QUI

    SEX

    OBS

     

     

     

     10h-12h: Julia Balieiro -Técnica Vocal 

     

     

     

     

    12h-14h: Gabriel – Introdução aos acordes II (Sala de Aula)

     

     

     

     

    14h-16h: Rafael- Criação Musical (Sala de Aula)

    14h-16h: Guilherme – Gypsy Jazz/ Free Jazz (Sala Múltipla)

     

     

     

     

     

     

    19h-21h: Ligia – Introdução aos instrumentos de sopro-II

     

     

  • 7 agosto - 13 agosto

    Aula 01

  • 14 agosto - 20 agosto

    Aula 02

    Seminários Bellard-Freire:

    • Guilherme: Considerações Preliminares, pp.17-27
    • Adriana: Paynter (cont.)
    • Música brasileira (Olavo Bilac). Soneto usado no Projeto 6 de Paynter:

    Tens, às vezes, o fogo soberano
    Do amor: encerras na cadência, acesa
    Em requebros e encantos de impureza,
    Todo o feitiço do pecado humano.

    Mas, sobre essa volúpia, erra a tristeza
    Dos desertos, das matas e do oceano:
    Bárbara poracé, banzo africano,
    E soluços de trova portuguesa.

    És samba e jongo, xiba e fado, cujos
    Acordes são desejos e orfandades
    De selvagens, cativos e marujos:

    E em nostalgias e paixões consistes,
    Lasciva dor, beijo de três saudades,
    Flor amorosa de três raças tristes.

  • 21 agosto - 27 agosto

    Aula 03

    • Morin (cont.)
    • Funções sociais da música - uma perspectiva histórica: Rafael, pp.29-37
    • Atividade Coral, envolvendo o ensino de cânones (para a oficina do Diego)
  • 28 agosto - 3 setembro

    Aula 04

    • Adriana: Paynter, projeto 6 (tragam seus instrumentos!!!)
    • Morin (a partir de "Reforma do Pensamento" até o final)
    • Sobre percepção e alucinação de que fala Morin
    • I Idade de Wiora: Gabriel,  38-47
    • Globo News - Entre Aspas - 2007-08-24 Educação, ética e moral (vídeo)
  • 4 setembro - 10 setembro

    Aula 05

    • Estudo de texto: Menger, 2002, pp.59-60
    • Paynter (Adriana) - tragam seus instrumentos!!!

  • 11 setembro - 17 setembro

    Semana da Pátria. Não haverá aula.

    • 18 setembro - 24 setembro

      Aula 06

      • Funções na I Idade: Diego pp.47-56
      • Segunda Idade: Ligia 56-67
      • Adriana (Paynter)
      • Música na educação infantil (vídeo): Profa. Elisabeth Bueno de Camargo (FEUSP/ECA)
      • Referencial Curricular Nacional para a educação infantil - um panorama sobre o documento (vídeo)
      • (Programar mais um trecho de Bellard-Freire para o dia 25 de setembro)
    • 25 setembro - 1 outubro

      Aula 07

      • GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - partes 1 e 2 (vídeo)
      • Segunda Idade: Ligia 56-67
      • Julia, pp.68-75
      • Adriana (Paynter)
      • Estudo de texto: Morin
    • 2 outubro - 8 outubro

      Aula 08

      • Novidades na educação musical - Parte 1 (vídeo, até 10'20") + Compêndio Aulas de música - Music Education In Brasil (vídeo: 30'20")
      • Rafael (pp.76-86)
      • Gabriel: (86-99)
      • Adriana: Paynter
      • Estudo de texto Morin (favor trazer o questionário)
    • 9 outubro - 15 outubro

      Aula 09

      • Estudo de texto 02: Morin (Em classe! Favor trazer o questionário que foi distribuído em papel!) + Costa & Figueiredo (pra quem já terminou o Morin). 
      • Estudo de texto 03: A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de prática. Lucila Prestes de Souza Pires da Costa. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. 

        1)      O que são comunidades de prática?

        2)      Qual a diferença entre o aprendizado tradicional e as comunidades construtoras de conhecimento?

        3)      Segundo Koopman (2007), o que é “música comunitária”?

        4)      Quais as três principais características da Comunidade de Prática? Explique-as.

        5)      Como a atividade coral se relaciona com o conceito de Comunidade de Prática?

        6)      Qual o papel do regente coral e do repertório utilizado?

        7)      Comente o texto.

      • Vídeos: Projeto Piloto de Implantação do Canto Coral nas Escolas Públicas de São Paulo - Escola da Família FDE/UNESCO + Escola Faustino Jarruche (Dimas da Costa, 2011)
      • pp.99-120 (Guilherme)
      • Roda de conversa sobre as oficinas oferecidas como estágio
    • 16 outubro - 22 outubro

      Aula 10

      VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA (PRESENÇA OBRIGATÓRIA, COM LISTA!). Informações sobre as inscrições: clique aqui 

      • 16 de outubro /16th october (qui/ thu)

      8h-9h: Credenciamento/ accreditation Bloco/ Building 34, sala/ room: E3 (1o andar/ 1st floor)

      8:45h: Abertura/Opening – Sala/Room T3 (bl./bldn 34)

      9h-10:30h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 1 (1h + 30’): Didier Francfort (Institut d'Histoire Culturelle Européenne - Bronisław Geremek/Université de Lorraine)

      10:30h-12h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 2 (1h + 30’): Pedro Paulo Funari (Unicamp)

      12h-14h: Almoço/Lunch

      Comunicações/Presentations I-VII. Sala/ Room T3, bloco/ building 34. Coordenador/ coordinator: Rita Moiteiro

                                     I.            14h-14:30h: Ricardo Bologna / Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio: Rogósânti de James Wood: aspectos relativos à análise em uma primeira abordagem / Rogósânti James Wood: aspects of the analysis in a first approach

                                  II.            14:30h-15h: Joel Albuquerque/ Paulo de Tarso Salles: Teoria dos Conjuntos versus Teoria neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos Choros nº4 e Choros nº7 de Villa-Lobos/ Set Theory versus neo-Riemannian Theory: two interdependent approaches in the analysis of Choros # 4 and # 7 of Villa-Lobos

                               III.            15h-15:30h: Daniel Escudeiro: Composição Musical Intertextual como Alternativa para a Vanguarda do Século XXI/ Intertextual Musical Composition as Alternative to the  XXI Century avant-garde

                               IV.            15:30h-16h: Carlos Sulpício: De sinalizador a instrumento musical: uma breve abordagem das transformações do trompete das origens ao Renascimento/ From signaller to a musical instrument:a brief approach of trumpet transformations from its origins to the Renaissance 

                                  V.            16h-16:30h: Ana Lúcia Fontenele: Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”/ Pixinguinha in full maturity: the arrangements for a "Brazilian Orchestra"

                               VI.            16:30h-17h: Eliana Monteiro da Silva e Amílcar Zani: Compositores Latino-americanos (Latin American Composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music’s field/ Compositores Latino-Americanos: uma alternativa genuína para subverter o tradicionalismo no campo da música clássica

      17h-18:30h: Rose Hikiji (palestrante convidada/FFLCH-USP): O rap e o funk em Cidade Tiradentes/ SP músicas em dois tempos/ Vídeo: A arte na rua. Direção, pesquisa e roteiro: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji/ Rap and funk in Cidade Tiradentes / SP: music in two tempi/ Video: Art and the street. Direction, research and script: Carolina Caffé and Rose Satiko Gitirana Hikiji (44’)

      19h-20:30h: Mesa redonda/ Rondtable 1[1]: Imbricações epistemólogicas em música: antropologia, filosofia, idealismo e materialismo/ Epistemological imbrications in music: anthropology, philosophy, idealism and materialism. Convidados/ Invited speakers: Didier Francfort, Panagiota Anagnostou e/and Pedro Paulo Funari. Mediação/ Mediation: Rose Hikiji (FFLCH/USP).

      20:30h:Sala de Orquestra/ Orchestra Room. Solistas da USP-FILARMÔNICA. Regente/ Conductor: Prof. Dr. Rubens Ricciardi



      [1] Convidados e participantes/ invited speakers and participants. A platéia não pergunta diretamente aos debatedores, mas pode encaminhar perguntas ao moderador da mesa/ The audience does not ask directly to panelists, but moderator can forward questions to the table.

      • 23 outubro - 29 outubro

        Aula 11

        • Vídeos: Abaeté (8'59") e UFSCAR (7'39")
        • Adriana: (Paynter) - trazer instrumentos!
        • Continuação dos Estudos de texto (Morin e Costa & Figueiredo): trazer os textos em papel ou laptop!
      • 30 outubro - 5 novembro

        Aula 12

        • Vídeo: Pensadores e a Educação - Gilles Deleuze
        • p.120-143 (Diego)
        • 13 novembro - 19 novembro

          Aula 14

          • Tocar y luchar (vídeo)
          • The silver swan (voz e instrumentos)
          • Paynter (Adriana)
          • Estudo de texto Duarte-Mazzotti
        • 20 novembro - 26 novembro

          Consciência Negra (não haverá aula)

          • 27 novembro - 3 dezembro

            • Não haverá aula porque farei parte da banca da Profa. Yuka
            • 4 dezembro - 10 dezembro

              Aula 15

              • Ensino de graduação e funções sociais: pp.145-152 (Lígia)
              • pp.152-181 (Julia)
              • Novas perspectivas... pp.183-206 (Guilherme)
              • Epílogo pp.207-236 (Rafael)
              • Entrega dos Portfólios e Estudos de texto (Morin e Costa & Figueiredo): trazer os textos em papel ou laptop!