Agenda do Curso
-
METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO-II
FORMULÁRIOS PARA O ESTÁGIO ( 4 VIAS)
1. Formulários para estágio DENTRO da USP - Oficinas (Casa 4)
* anexar nesse item os arquivos que contém a palavra "Oficinas"
2. Formulários para estágio FORA da USP
* anexar nesse item os arquivos que contém a palavra "FORA DA USP"
- Oficinas MEMES-II 2014-2:
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
OBS
10h-12h: Julia Balieiro -Técnica Vocal
12h-14h: Gabriel – Introdução aos acordes II (Sala de Aula)
14h-16h: Rafael- Criação Musical (Sala de Aula)
14h-16h: Guilherme – Gypsy Jazz/ Free Jazz (Sala Múltipla)
19h-21h: Ligia – Introdução aos instrumentos de sopro-II
-
Aula 01
- Apresentação da disciplina e do livro didático
- Adriana (Paynter): introdução e projeto 5
- Vídeo: A Educação Básica no Brasil - desafios do Plano Nacional de Educação
-
Aula 02
Seminários Bellard-Freire:
- Guilherme: Considerações Preliminares, pp.17-27
- Adriana: Paynter (cont.)
- Música brasileira (Olavo Bilac). Soneto usado no Projeto 6 de Paynter:
Tens, às vezes, o fogo soberano
Do amor: encerras na cadência, acesa
Em requebros e encantos de impureza,
Todo o feitiço do pecado humano.Mas, sobre essa volúpia, erra a tristeza
Dos desertos, das matas e do oceano:
Bárbara poracé, banzo africano,
E soluços de trova portuguesa.És samba e jongo, xiba e fado, cujos
Acordes são desejos e orfandades
De selvagens, cativos e marujos:E em nostalgias e paixões consistes,
Lasciva dor, beijo de três saudades,
Flor amorosa de três raças tristes. -
Aula 03
- Morin (cont.)
- Funções sociais da música - uma perspectiva histórica: Rafael, pp.29-37
- Atividade Coral, envolvendo o ensino de cânones (para a oficina do Diego)
-
Aula 04
- Adriana: Paynter, projeto 6 (tragam seus instrumentos!!!)
- Morin (a partir de "Reforma do Pensamento" até o final)
- I Idade de Wiora: Gabriel, 38-47
- Globo News - Entre Aspas - 2007-08-24 Educação, ética e moral (vídeo)
-
Aula 05
- Estudo de texto: Menger, 2002, pp.59-60
- Paynter (Adriana) - tragam seus instrumentos!!!
-
Semana da Pátria. Não haverá aula.
-
Aula 06
- Funções na I Idade: Diego pp.47-56
- Segunda Idade: Ligia 56-67
- Adriana (Paynter)
- Música na educação infantil (vídeo): Profa. Elisabeth Bueno de Camargo (FEUSP/ECA)
- Referencial Curricular Nacional para a educação infantil - um panorama sobre o documento (vídeo)
- (Programar mais um trecho de Bellard-Freire para o dia 25 de setembro)
-
Aula 07
- GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - partes 1 e 2 (vídeo)
- Segunda Idade: Ligia 56-67
- Julia, pp.68-75
- Adriana (Paynter)
- Estudo de texto: Morin
-
Aula 08
- Novidades na educação musical - Parte 1 (vídeo, até 10'20") + Compêndio Aulas de música - Music Education In Brasil (vídeo: 30'20")
- Rafael (pp.76-86)
- Gabriel: (86-99)
- Adriana: Paynter
- Estudo de texto Morin (favor trazer o questionário)
-
Aula 09
- Estudo de texto 02: Morin (Em classe! Favor trazer o questionário que foi distribuído em papel!) + Costa & Figueiredo (pra quem já terminou o Morin).
- Estudo de texto 03: A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de prática. Lucila Prestes de Souza Pires da Costa. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
1) O que são comunidades de prática?
2) Qual a diferença entre o aprendizado tradicional e as comunidades construtoras de conhecimento?
3) Segundo Koopman (2007), o que é “música comunitária”?
4) Quais as três principais características da Comunidade de Prática? Explique-as.
5) Como a atividade coral se relaciona com o conceito de Comunidade de Prática?
6) Qual o papel do regente coral e do repertório utilizado?
7) Comente o texto.
- Vídeos: Projeto Piloto de Implantação do Canto Coral nas Escolas Públicas de São Paulo - Escola da Família FDE/UNESCO + Escola Faustino Jarruche (Dimas da Costa, 2011)
- pp.99-120 (Guilherme)
- Roda de conversa sobre as oficinas oferecidas como estágio
-
Aula 10
VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA (PRESENÇA OBRIGATÓRIA, COM LISTA!). Informações sobre as inscrições: clique aqui
- 16 de outubro /16th october (qui/ thu)
8h-9h: Credenciamento/ accreditation Bloco/ Building 34, sala/ room: E3 (1o andar/ 1st floor)
8:45h: Abertura/Opening – Sala/Room T3 (bl./bldn 34)
9h-10:30h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 1 (1h + 30’): Didier Francfort (Institut d'Histoire Culturelle Européenne - Bronisław Geremek/Université de Lorraine)
10:30h-12h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 2 (1h + 30’): Pedro Paulo Funari (Unicamp)
12h-14h: Almoço/Lunch
Comunicações/Presentations I-VII. Sala/ Room T3, bloco/ building 34. Coordenador/ coordinator: Rita Moiteiro
I. 14h-14:30h: Ricardo Bologna / Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio: Rogósânti de James Wood: aspectos relativos à análise em uma primeira abordagem / Rogósânti James Wood: aspects of the analysis in a first approach
II. 14:30h-15h: Joel Albuquerque/ Paulo de Tarso Salles: Teoria dos Conjuntos versus Teoria neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos Choros nº4 e Choros nº7 de Villa-Lobos/ Set Theory versus neo-Riemannian Theory: two interdependent approaches in the analysis of Choros # 4 and # 7 of Villa-Lobos
III. 15h-15:30h: Daniel Escudeiro: Composição Musical Intertextual como Alternativa para a Vanguarda do Século XXI/ Intertextual Musical Composition as Alternative to the XXI Century avant-garde
IV. 15:30h-16h: Carlos Sulpício: De sinalizador a instrumento musical: uma breve abordagem das transformações do trompete das origens ao Renascimento/ From signaller to a musical instrument:a brief approach of trumpet transformations from its origins to the Renaissance
V. 16h-16:30h: Ana Lúcia Fontenele: Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”/ Pixinguinha in full maturity: the arrangements for a "Brazilian Orchestra"
VI. 16:30h-17h: Eliana Monteiro da Silva e Amílcar Zani: Compositores Latino-americanos (Latin American Composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music’s field/ Compositores Latino-Americanos: uma alternativa genuína para subverter o tradicionalismo no campo da música clássica
17h-18:30h: Rose Hikiji (palestrante convidada/FFLCH-USP): O rap e o funk em Cidade Tiradentes/ SP – músicas em dois tempos/ Vídeo: A arte na rua. Direção, pesquisa e roteiro: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji/ Rap and funk in Cidade Tiradentes / SP: music in two tempi/ Video: Art and the street. Direction, research and script: Carolina Caffé and Rose Satiko Gitirana Hikiji (44’)
19h-20:30h: Mesa redonda/ Rondtable 1[1]: Imbricações epistemólogicas em música: antropologia, filosofia, idealismo e materialismo/ Epistemological imbrications in music: anthropology, philosophy, idealism and materialism. Convidados/ Invited speakers: Didier Francfort, Panagiota Anagnostou e/and Pedro Paulo Funari. Mediação/ Mediation: Rose Hikiji (FFLCH/USP).
20:30h:Sala de Orquestra/ Orchestra Room. Solistas da USP-FILARMÔNICA. Regente/ Conductor: Prof. Dr. Rubens Ricciardi
[1] Convidados e participantes/ invited speakers and participants. A platéia não pergunta diretamente aos debatedores, mas pode encaminhar perguntas ao moderador da mesa/ The audience does not ask directly to panelists, but moderator can forward questions to the table.
-
Aula 11
- Vídeos: Abaeté (8'59") e UFSCAR (7'39")
- Adriana: (Paynter) - trazer instrumentos!
- Continuação dos Estudos de texto (Morin e Costa & Figueiredo): trazer os textos em papel ou laptop!
-
Aula 12
- Vídeo: Pensadores e a Educação - Gilles Deleuze
- p.120-143 (Diego)
-
Aula 13
- Canal Música na Escola
- Adriana: (Paynter) - trazer instrumentos!
-
Aula 14
- Tocar y luchar (vídeo)
- The silver swan (voz e instrumentos)
- Paynter (Adriana)
- Estudo de texto Duarte-Mazzotti
-
Consciência Negra (não haverá aula)
-
- Não haverá aula porque farei parte da banca da Profa. Yuka
-
Aula 15
- Ensino de graduação e funções sociais: pp.145-152 (Lígia)
- pp.152-181 (Julia)
- Novas perspectivas... pp.183-206 (Guilherme)
- Epílogo pp.207-236 (Rafael)
- Entrega dos Portfólios e Estudos de texto (Morin e Costa & Figueiredo): trazer os textos em papel ou laptop!