Seção: 30/Mai (12) | Economia de Recursos Florestais (2017) | e-Disciplinas

Página principal do curso
  • 07/Mar (1)


    Bem vindos!

    LCF685 - Economia de Recursos Florestais (2017)
    Terças-feiras (14:00-16:50)   Departamento de Ciências Florestais
    Professor: Luiz Carlos Estraviz Rodriguez   (lcer@usp.br)
    Programa: Versão PDF
    Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino.

    Na primeira aula combinamos que haverá sempre pelo menos um quiz ou tarefa, disponibilizado com uma semana de antecedência, para ser estudado previamente.

    Aviso
    Excepcionalmente, para a aula do dia 14/Mar (segunda aula do curso), esse material ficará disponível apenas a partir das 12h do dia 9/Mar (quinta-feira). Não se esqueçam de trabalhar no quiz sobre o vídeo da entrevista com o Prof. Costanza.

    • Desenvolvimento Sustentável

      (uma visão da Economia Ecológica)

      Este bloco apresenta uma entrevista com o Prof. Robert Costanza.

      O Prof. Costanza é um dos fundadores da Economia Ecológica, e atualmente é professor na "Australian National University". A entrevista foi concedida para a Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Yale, e tem como tema "Visões de um mundo sustentável".   Veja o vídeo: 

       

      e, para assimilar os conceitos, clique no quiz (link no canto superior esquerdo deste bloco).

30/Mai (12)

  • 30/Mai (12)


    Matemática financeira para avaliação de ativos florestais


    fórmulas básicas e juros compostos

    Ativos florestais mudam de valor ao longo do tempo. Se bem manejados, essa mudança é sempre positiva no sentido de que o seu valor aumenta continuamente tanto em termos nominais como reais (descontada a inflação).

    Para avaliarmos o desempenho de diferentes prescrições de manejo às quais um ativo florestal pode ser submetido, precisamos de fórmulas matemáticas que nos permitam calcular como o valor desses ativos florestais varia ao logo do tempo. Essas fórmulas se baseiam em princípios de acumulação de juros e são o foco desta aula.