Seção: 23/Mai (11) | Economia de Recursos Florestais (2017) | e-Disciplinas
Página principal do curso-
07/Mar (1)
Bem vindos!
LCF685 - Economia de Recursos Florestais (2017)
Terças-feiras (14:00-16:50) Departamento de Ciências FlorestaisProfessor: Luiz Carlos Estraviz Rodriguez (lcer@usp.br) Programa: Versão PDF Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino.
Na primeira aula combinamos que haverá sempre pelo menos um quiz ou tarefa, disponibilizado com uma semana de antecedência, para ser estudado previamente.
Aviso
Excepcionalmente, para a aula do dia 14/Mar (segunda aula do curso), esse material ficará disponível apenas a partir das 12h do dia 9/Mar (quinta-feira). Não se esqueçam de trabalhar no quiz sobre o vídeo da entrevista com o Prof. Costanza.-
Desenvolvimento Sustentável
(uma visão da Economia Ecológica)Este bloco apresenta uma entrevista com o Prof. Robert Costanza.
O Prof. Costanza é um dos fundadores da Economia Ecológica, e atualmente é professor na "Australian National University". A entrevista foi concedida para a Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Yale, e tem como tema "Visões de um mundo sustentável". Veja o vídeo:
e, para assimilar os conceitos, clique no quiz (link no canto superior esquerdo deste bloco).
23/Mai (11)
-
23/Mai (11)
Matemática financeira para avaliação de ativos florestais
princípios e conceitos básicos
No âmbito das Finanças, ativo financeiro é um tipo específico de bem como o próprio dinheiro, ou valores colocados em depósitos bancários e instrumentos patrimoniais de outras entidades (por exemplo ações e outros valores mobiliários). Num sentido mais amplo, são considerados ativos financeiros os direitos contratuais de receber dinheiro ou outros ativos financeiros.
Um ativo florestal, portanto, é um bem que pode ser convertido em moeda. Trata-se de um tipo de reserva de valor que apresenta liquidez, isto é, um bem de valor florestal que pode ser convertido em dinheiro.
-
Resolva os exercícios 3, 7, 8 e 11 da apostila
(trabalhe nesta tarefa durante a aula)Apresente suas respostas em um documento PDF (identificado "T_Aula11_<NoUSP>.pdf” - use o seu número USP) e submeta-o (via upload) usando o link disponível para esta tarefa.