Aperçu des sections
-
*Critérios de avaliação das apresentações:
- Mobilização da referência; Quantidade e qualidade de outras fontes; Exposição; Qualidade do texto escrito; Animação do debate; Aperfeiçoamento do texto; e Avaliação pela turma (Domínio e abrangência do conteúdo; Clareza na exposição oral; Utilização adequada de recursos; e Qualidade do resumo).
Avaliação:
60% ER + 30% A's/T's + 10% Demais atividades
-
Lista de notas (ER1 e Trabalhos) Fichier
-
Lista de notas (ER1 e Trabalhos) - Retificada FichierNa atual planilha estão as notas retificadas dos alunos que solicitaram algum tipo de verificação.
*Base = A soma das notas de todas as atividades desenvolvidas ao longo do semestre (Base/10=Demais atividades).
-
Lista de Notas (ER1, ER2 e trabalhos) Fichier
-
Notas finais Fichier
-
-
Esse é um artigo (Contém Spoilers) sobre a vida de Kaspar Hauser que viveu na Alemanha do início do século XIX. Trata do filme que foi comentado em aula.
-
- Leitura prévia do texto do Roberto DaMatta: Relativizando. Uma introdução à antropologia social.
Vídeo trabalhado em aula: Intérpretes do Brasil - Roberto DaMatta
-
- Leitura prévia do texto do MIchael Löwy - As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen
-
- Leitura prévia do texto do Nobert Elias - Desenvolvimento do conceito de civilité.
-
- Leitura prévia do texto do Nobert Elias - Do controle social ao autocontrole.
-
Leitura prévia do texto do Régis Moraes - A realidade da cultura
Vídeo exposto em aula como complemento ao texto A realidade da cultura do Régis de Morais.
-
Quais ajustes e complementos são pertinentes para o aprimoramento do T5 - A realidade da cultura - Régis de Morais?
Respostas até dia 12/04 ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram de sua elaboração.
-
- Leitura prévia do texto do John B. Thompson - Ideologia e era moderna.
-
- Leitura prévia do texto do Boaventura de Sousa Santos - Pelas mãos de Alice
-
Como exposto em aula para a próxima semana recomendamos que todos leiam o texto do Boaventura destacando os trechos que consideram relevantes e os anotando, bem como suas dúvidas e reflexões, no modelo de bloco de notas. Sugerimos que esse arquivo seja impresso (Ou digital para aqueles que possuem dispositivos portáteis) e levado na próxima aula para que possa servir como material auxiliar no debate em sala.
Destacamos que essa primeira atividade é de caráter experimental e nas próximas aulas avaliaremos se o seu uso será adotado para os próximos textos.
-
- Texto para a elaboração do T8 - Resistências culturais diante da globalização e o caso da agricultura e alimentação. - Paulo Eduardo Moruzzi Marques & Susana Inez Bleil
http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/article/view/180/176
- Vídeo da Via Campesina sobre a soberania alimentar.
-
Semana 12 (11/05): Apresentação (A3) - “da segurança à soberania alimentar" e (A4) - "sustentabilidade e crítica ambientalista à revolução verde"
- Texto de referência para a elaboração do A4: Críticas ambientalistas à Revolução Verde - Roberto José Moreira
http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/article/view/176/172
-
Moruzzi, Paulo. Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes.
-
-
Semana 13 (18/05) - Apresentação (A5) - "Mito moderno da natureza intocada" e (A6) - “A invisibilidade da desigualdade social brasileira"
-
Texto de referência para a elaboração do A5. Para a preparação do trabalho considerar os capítulos 1, 2, e 7.
-
-
- Documentário do Noam Chomsky acerca das relações de riqueza e poder que foi comentado em aula. A primeira parte traz a leitura que o autor faz em relação à democracia nos tempos atuais.
- Link com os relatórios das pesquisas com os conselhos municipais de Piracicaba.
Diagnóstico dos conselhos municipais
http://www.observatoriopiracicaba.org.br/share/acervo/DIAGNOSTICO_CONSELHOS24-02-14-13-29-27.pdf
Perfil e percepção dos conselheiros.
http://www.observatoriopiracicaba.org.br/share/acervo/Perfil_conselheiros28-11-13-12-02-23.pdf
-
- O segundo exercício de redação - ER2 será realizado em ambiente virtual dentro da plataforma Stoa. Os alunos terão das 17h30 - 23h30 (Foram adicionados mais 30 minutos devido a solicitação de alunos da turma.) para a realização do exercício. Será aberta uma atividade neste local onde os alunos deverão enviar os seus aquivos. A atividade (Forma de envio) se assemelhará aos aprimoramentos dos resumos trabalhados ao longo do semestre.
- O ER2 é individual. Desse modo, será necessário que cada aluno envie o seu próprio arquivo.
- Caso alguém enfrente falhas no envio pela plataforma, o ER2 poderá ser enviado diretamente para o email (alberto.santos@usp.br) dentro do horário disponível para a realização da atividade.
-
- O Exercício de Redação Repositivo será realizado presencialmente em sala de aula.
- Aqueles que perderam o ER1 ou ER2 poderão fazer o ER repositivo para repor a nota faltante.
- Aqueles que desejam melhorar a sua nota poderão fazer o repositivo/substitutivo nesta data de maneira a substituir a nota do ER1 ou ER2, sendo que será contabilizada as duas melhores notas obtidas entre os três.