Programação
-
Calendário 2016
LES-380 Agricultura familiar, desenvolvimento rural e questão agrária
19/02
1
Introdução
26/02
2
Como definir a agricultura familiar? Aline Espassa Caldeira e Patricia Moreira de Souza
04/03
3
O debate clássico sobre a agricultura: qual atualidade de Chayanov? Paula Ortega e Linda Jaramillo
11/03
4
Por que o caso francês constitui uma referência importante para estudos sobre a agricultura familiar? Julia Gardies
18/03
5
Como interpretar as múltiplas funções da agricultura? Erica Donaire da Silva e Felipe Garcia Rodrigues
01/04
6
Por que pensar no rural como “território do futuro”? Luã Gabriel Trento e Simael Rosim
08/04
7
Como explicar a emergência da agricultura familiar no Brasil? Daniele Cristina dos Santos Silva
15/04
8
Quais concepções em torno da agricultura familiar podem ser identificadas no nascimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)? Mayara Regina Araujo dos Santos
29/04
9
Em que medida o Programa de Aquisição de Alimentos apresenta inovação no apoio à agricultura familiar? Camila Augusto Carazzato
06/05
10
Excursão sobre iniciativas em torno da agricultura familiar.
13/05
11
O que se passa com a reforma agrária? Cesar Valério Gonçalves e Guilherme Pinheiro Maria
20/05
12
Por que cresce a defesa da soberania alimentar diante da segurança alimentar? Caio Cugler Siqueira e Mayra Maniero Rodrigues
03/06
13
2º exercício de redação
10/06
14
ER Repositivo
-
-
Vejam abaixo questões que podem auxiliar na leitura e discussão do texto de Lamarche:
Qual o elemento chave no esquema de Lamarche para a análise da agricultura familiar?
Quais seriam as características dos modelos original e ideal da agricultura familiar?
Quais interpretação podem ser desenvolvidas com estes modelos em relação à modernização agrícola, à eprodução social da agricultura familiar e às demandas atuais de uma agricultura sustentável?
-
Trata-se de estudo mencionado em aula com influência sobre a definição da agricultura familiar para fins de aplicação de políticas públicas.
-
Programa sobre "o que é agricultura familiar?"
-
-
-
WANDERLEI, Maria de Nazareth Baudel (2009), O mundo rural como espaço de vida, Série Estudos Rurais, Porto Alegre: UFRGS, 2009.
-
Abramovay, Ricardo (1998), “O admirável mundo novo de Alexander Chayanov”, in Estudos Avançados, n° 32, São Paulo: USP, janeiro/abril.
-
Cooperativismo
-
-
-
Moruzzi Marques, Paulo Eduardo e Bleil, Susana Inez (2000), “A identidade cultural desafia a globalização: o desabafo dos agricultores franceses”, in Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 158-177
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), Política agrícola, desenvolvimento rural e sustentabilidade: diálogo franco-brasileiro no âmbito da cooperação em ciências agrárias e florestais, série pesquisa, Piracicaba: LES/ESALQ/USP
Considerar aqui sobretudo o artigo de autoria de Bernard Roux e Jean Pierre Boinon
-
-
-
FERREIRA, Angela Duarte Damasceno (2002), “Processos e sentidos sociais do rural na contemporaneidade: indagações sobre algumas especificidades brasileiras”, Estudos sociedade e agricultura, n° 18, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2002, pp. 28-46
-
-
-
Moruzzi Marques, Paulo Eduardo (2003), “Concepções em disputa na formulação das políticas públicas de apoio à agricultura familiar: uma releitura sobre a criação do PRONAF” Raízes, vol. 22, n° 2, Campina Grande: UFCG.
-
Material visto em aula que permite observar as categorias de agricultores familiares e as linhas de crédito do PRONAF
-
Estudo mencionado em aula sobre os tipos de agricultura familiar, elaborado no âmbito de um acordo de cooperação entre a FAO e o INCRA.
-
-
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; MOAL, Marcos Le; ANDRADE, Ana Gianfrancesco. Freire (2014), “Programa de aquisição de alimentos (PAA) no estado de São Paulo: agricultura de proximidade em questão”. Ruris, v. 8, Campinas : UNICAMP, pp. 63-89
-
Conforme combinado em aula, esta tarefa consiste em elaborar questões para sanar dúvidas ou aprofundar a reflexão. Elas serão úteis para as discussões em sala de aula. Enviem previamente tais questões até o meio-dia de 28 de abril, quinta-feira véspera de nossa aula.
Lembrem-se também que na próxima aula iremos planejar nossa visita ao assentamento Milton Santos, considerando a ideia de que esta visita deverá inspirar a preparação para o próximo exercício de redação. Vamos assim listar temas de interesse que devem ser explorados na visita. Pensem assim em sugestões para alimentar esta lista.
-
-
ATENÇÃO:
O horário previsto para a saída de nosso transporte para o assentamento é no máximo 8h00, do dia 6/05.
Quanto mais cedo pudermos sair, melhor. Portanto, minha sugestão é que todos venham mais cedo, às 7h45, horário de chegada do transporte nas proximidades do PCH.
-
Conforme combinado em sala de aula, preparem questões, a partir dos estudos que já realizamos e da leitura do artigo sobre o assentamento (disponível no campo da semana sobre a reforma agrária), que possam favorecer a discussão sobre a realidade do assentamento.
Estas questões devem ser enviadas até o dia 5/05, na véspera de nossa visita, ao meio-dia, para fins de preparação de um roteiro de perguntas para nosso diálogo com os assentados.
-
-
-
O artigo que será discutido na aula é: "Desenvolvimento territorial em questão: estudo sobre assentamento periurbano no Estado de São Paulo"
-
Quais questões ou comentários podem contribuir com o aprofundamento da discussão sobre a reforma agrária e sobre a implantação de assentamentos, tal como o Milton Santos?
-
Conforme tratado em sala de aula, este artigo contribui com respostas sobre a dimensão da reforma agrária no país.
-
-
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), “Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes”, Revista Segurança Alimentar e Nutricional, vol. 17(2), Campinas: Unicamp, pp. 78-87
-
-
-
Em que medida os dispositivos brasileiros de políticas públicas de apoio à agricultura familiar estudados na disciplina (sobretudo no âmbito do PRONAF e PAA) favorecem o reconhecimento e a valorização das múltiplas funções da atividade agrícola?
-
-
-
Por que as Comunas da Terra são concebidas no âmbito do movimento social de luta por terra e como podem responder a problemas das sociedades contemporâneas?
-