Agenda do Curso

  • 10 agosto - 16 agosto

    Semana preparatória das aulas, que se iniciaram no dia 17 de agosto de 2023.

    OBJETIVOS:

    Esta disciplina pretende apresentar, examinar e articular trabalhos de arte brasileira e internacional dos anos 1960 à atualidade e as reflexões teórico-críticas correspondentes com o objetivo de investigar como os problemas formulados na produção artística dos anos 1960 e 1970, conhecida por seu acento experimental, ecoam nas poéticas atuais, localizando e discutindo, deste modo, os desafios postos à arte e às escritas em arte hoje. 

     

    JUSTIFICATIVA:

     Os artistas dos anos 1960 e 1970 tiveram que lidar com os impasses da forma artística deixados pelas vanguardas do início do século XX, com a disseminação de novos materiais e técnicas que, desde então, ampliaram a linguagem da arte, além de reavaliar as rupturas e as paródias da tradição e enfrentar as tensões entre engajamento e autonomia que estão no horizonte a datar das primeiras décadas do século passado. Ao inventariar o que lhes interessava, escolheram seus legados e constituíram os repertórios poéticos específicos de seu tempo. Surgiram, nessas décadas, movimentos de grande repercussão cultural, como a arte pop, o minimalismo, a arte povera, o nouveau réalisme, o conceitualismo, o neoconcretismo, a land art, a body art, entre outros, e, na esteira das experimentações com materiais, tecnologias e escalas diversas, muito se debateu o esgotamento das categorias tradicionais da arte e as possibilidades da “imbricação das artes” ou do “campo ampliado”, como alternativas teóricas às discussões modernistas em torno das especificidades dos meios. A interdisciplinaridade era vista nas próprias produções, abertas a elementos da música, do teatro, da literatura, da filosofia, da antropologia, das ciências em geral, uma vez que os artistas buscavam suas matérias-primas em quaisquer lugares, como se tudo estivesse à disposição das novas soluções formais que propunham. 

    Mais de meio século depois, é possível analisar com algum distanciamento o caráter experimental e provocativo de parte da produção artística da época. Há artistas, críticos, teóricos, historiadores, curadores, que se autodeclaram legítimos legatários dessas décadas e delas fazem um desdobramento celebrativo ou mesmo nostálgico. Há quem opte por tomar da produção daqueles anos os dispositivos de contestação a fim de elaborar outras formas de se aproximar do passado recente, coalhado de ambiguidades e de contradições ainda inconciliáveis. Compreender aquela produção artística e as interpretações teóricas por ela suscitadas como um espólio que nos restou e que reverbera hoje é considerar o contencioso deixado suspenso, arrolar o que foi aspirado e não foi realizado, ou o que feito, mas não foi devidamente partilhado. 

     

    CONTEÚDO:

     

    Parte I: 

    - Espólios: o presente do passado;

    - Os longos anos 1960: as fraturas, as resistências, a contracultura; 

    - Materiais, meios e as imbricações entre as artes; 

    - Paródias, apropriações, citações;

    - O engajamento na/pela forma artística.

     

    Parte II: Artistas

    Louise Bourgeois; Jasper Johns; Marcel Broodthaers; Eva Hesse; Bruce Nauman; Hélio Oiticica; David Hammons; Jannis Kounellis; Robert Morris; Lygia Clark; Senga Nengudi; Robert Smithson; Adrian Piper; Cildo Meireles; Lorna Simpson; Lygia Pape; Dan Graham; Ed Ruscha; Giuseppe Penone; Tunga; Doris Salcedo; Rebecca Horn; Antonio Dias; Carmela Gross; 3NÓS3; Kerry James Marshall; Stan Douglas; Arthur Jaffa.

    PARTE III: SEMINÁRIOS DISCENTES

    Bibliografia geral do curso:

    BIBLIOGRAFIA:

     

    ARS (São Paulo), Histórias da arte sem lugar [número especial] 19(42), 2021.

    ARS (São Paulo), Dossiê Hélio Oiticica [número especial] 15(30), 2017.

    BASBAUM, Ricardo (Org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções estratégias. Rio de Janeiro: Contracapa, 2001. 

    BATTCOCK, Gregory (Ed.). Minimal Art. A Critical AntologyBerkeley: University of California Press, 1995.

    BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless. Nova York: Zone Books, 1997.

    BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai/ Reconstrução do pai: escritos e entrevistas de 1923 a 1997. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

    BRETT, Guy. Brasil experimental: arte/vida, proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria, 2005.

    BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiroSão Paulo: Cosac Naify, 1999.

    BUCHLOH, Benjamin H.D. Neo-avantgarde and Culture Industry: Essays on European and American Art from 1955 to 1975. Cambridge: The MIT Press, 2000.

    BUCK-MORSS, Susan. O presente do passadoFlorianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

    CAGE, John. Silence: Lectures and Writings. Middletown: Wesleyan University Press, 1961.

    CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society. Nova York: Thames & Hudson, 1999.

    CLARK, T. J. Farewell to an idea: episodes from a history of modernism. New Haven: Yale University Press, 1999.

    COELHO, Frederico. Livro ou livro-me: os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (1971-1978). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

    CROW, Thomas. Modern Art in the Common Culture. New Haven: Yale University Press, 1996. 

    CROW, Thomas. The Rise of the Sixties. New Haven: Yale University Press, 2005.

    CROW, Thomas. The Long March of Pop: Art, Music and Design, 1930-1995. New Haven: Yale University Press, 2014.

    CUNNINGHAM, Merce. Changes: Notes on Choreography. Nova York: Something Else Press, 1968

    DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da históriaSão Paulo: Odysseus/ Edusp, 2006.

    DUVE, Thierry de. Aesthetics at Large, Volume 1. Art, Ethics, Politics. Chicago: University of Chicago Press, 2018.

    ENGLISH, Darby. 1971: A Year in the Life of ColourChicago: The University of Chicago Press, 2016.

    ENGLISH, Darby. How to See a Work of Art in Total Darkness. Cambridge: MIT Press, 2007. 

    FRASER, Nancy. O velho está morrendo e o novo não pode nascer. Trad. Gabriel Landi Fazzio. São Paulo: Autonomia Literária, 2020. 

    FERREIRA, Glória (Org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneasRio de Janeiro: Funarte, 2006. 

    FOSTER, Hal. The First Pop Age: Painting and Subjectivity in the Art of Hamilton, Lichtenstein, Warhol, Richter, and Ruscha. Princeton: Princeton University Press, 2014.  

    FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa: arte e crítica de arte em tempos de debacle. São Paulo: Ubu Editora, 2021. 

    FRIED, Michael. Why Photography Matters as Art as Never Before. New Haven: Yale University Press, 2009.

    GRAHAM, Dan. Rock my religion: writings and projects 1965-1990. Cambridge: MIT Press, 1994. 

    GUILBAUT, Serge. How Nova York Stole the Idea of Modern Art. Abstract Expressionism, Freedom, and the Cold War.Chicago: University of Chicago Press, 1985. 

    HARRISON, Charles; WOOD, Paul (Ed). Art in Theory, 1900-2000: an anthology of changing ideas. Londres: Blackwell Publishing, 2002.

    KRAUSS, Rosalind. Bachelors. Cambridge, Massachussetts: The MIT Press, 2000. 

    KRAUSS, Rosalind. Under the Blue CupCambridge: MIT Press, 2011. 

    LEE, Pamela MChronophobia/ On Time on Art in the 1960’s. Cambridge: The MIT Press, 2004.

    LEWALLEN, Constance M. (Org.). A rose has no teeth: Bruce Nauman in the 1960s. Berkeley: University of California Press, 2007.

    LIPPARD, Lucy. Six Years: The Dematerialization of the Art Object from 1966 to 1972. New York: Studio Vista, 1973.  

    MEYER, James. The Art of Return. The Sixties & Contemporary Culture. Chicago: The University of Chicago Press, 2019. 

    MEYER, James. Minimalism: Art and Polemics in the Sixties. New Haven: Yale University Press, 2004.

    MORRIS, Robert. Continuous Project Altered Daily/The Writings of Robert Morris. Cambridge: The MIT Press, 1995.

    MORRIS, Robert. Have I Reasons: Work and Writings. Duke University Press Books, 2008. 

    NAUMAN, Bruce. Bruce Nauman: Disappearing Acts. New York: The Museum of Modern Art & Münchenstein: Laurenz Foundation (Schaulager), 2018.

    NAUMAN, BruceRaw Materials. Londres: Tate Press, 2004.

    OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986.

    OSBORNE, Peter. Anywhere or not at all. Philosophy of Contemporary Art. Londres: Verso, 2013.

    PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (Org). Mário Pedrosa: Textos Escolhidos. 4 vols. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000, vol. 4. 

    POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art`s History. Londres: Routledge, 1999.

    REBENTISCH, Juliane. Aesthetics of Installation Art. Cambridge, The MIT Press, 2003.

    RESENDE, José et al. [Eds.]. Malasartes, Rio de Janeiro, números 1, 2 e 3, set. 1975 a jun. 1976.

    RORIMER, Anne. New Art in the 60s and 70s: Redefining Reality. Londres: Thames & Hudson, 2001.

    RUSCHA, Ed. Leave Any Information at the Signal. Cambridge: The Mit Press, 2002.

    SALZSTEIN, Sônia. Construção, desconstrução: O legado do neoconcretismo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v.30, n. 90, jul. 2011, pp. 103-113.

    SELBY, Aimee (Ed). Art and Text. Londres: Black Dog Publishing, 2009.

    SMALL, Irene. Hélio Oiticica: Folding the Frame. Chicago: University of Chicago Press, 2016.

    SMITH, Terry. Art to Come: Histories of Contemporary Art. Londres: Duke University Press, 2019.

    SMITHSON, Robert; HOLT, Nancy. The writings of Robert Smithson. Nova York: Nova York University Press, 1979.

    STEINBERG, Leo. Outros critérios: confrontos com a arte do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 

    STILES, Kristina; SELZ, Peter (Ed.). Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists’ Writings. Berkeley: University of California Press, 1996. 

    VILELA, Jimson. Seis textos de Jannis Kounellis. ARS (São Paulo)17(36), 2019, 235 - 251.

    WAGNER, Anne Middleton. A House Divided: American Art since 1955. Berkeley: University of California Press, 2012.

    WATSON, Scott; THATER, Diana; CAROL, J. Clover. Stan Douglas. Londres: Phaidon Press, 1998.


  • Espólios: o presente do passado

    Tema 1: Espólios: o presente do passado

    BUCK-MORSS, Susan. O presente do passado. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

    ADORNO, Theodor. Sobre tradição. In Sem diretriz: Parva Aesthetica. Trad. Luciano Gatti. São Paulo: Editora UNESP, 2021. (1966)


    - Apresentação da disciplina e planejamento conjunto do semestre;

    - Apresentação da pesquisa Espólios: a persistência de questões abertas pelas produções artísticas das décadas de 1960 e 1970 na atualidade;

    - Comentários sobre a ideia de “presente do passado” a partir do ensaio de Susan Buck-Morss, The Gift of the Past (Tradução de referência da prof. Ana Luiza Andrade, publicada pela editora Cultura e Barbárie (Florianópolis), em 2018.




  • Eu esfolado em lugar vagamente desconfortável: reiteração, contenção e saturação em Bruce Nauman

    Tema 2

    Tema: Eu esfolado em lugar vagamente desconfortável: reiteração, contenção e saturação em Bruce Nauman 

    Bibliografia sugerida

    BENETTI, Liliane. Ângulos de uma caminhada lenta: exercícios de contenção, reiteração e saturação na obra de Bruce Nauman. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP, 2013.

    BRUGGEN, Coosje van. Bruce NaumanNova York, 1988. 

    EHNINGER, Eva et. al. (Eds.). Bruce Nauman: A Contemporary.  Münchenstein (Suíça): Laurenz Foundation (Schaulager), 2018.

     KRAYNAK, Janet (Ed.). Please pay attention please: Bruce Nauman’s words: writings and interviews. Cambridge: The MIT Press, 2005.

     LEMON, Ralph. Positions. In: NAUMAN, Bruce. Bruce Nauman: Disappearing Acts. New York: The Museum of Modern Art & Münchenstein: Laurenz Foundation (Schaulager), 2018.

    LEWALLEN, Constance M. (Org.). A rose has no teeth: Bruce Nauman in the 1960s. Berkeley: University of California Press, 2007.

     NAUMAN, Bruce. Bruce Nauman: Disappearing Acts. New York: The Museum of Modern Art & Münchenstein: Laurenz Foundation (Schaulager), 2018.

    NAUMAN, Bruce. Contrapposto Studies. Filadélfia, New Haven: Philadelphia Museum of Art, Yale University Press, 2017.

    NAUMAN, Bruce. Raw Materials. Londres: Tate Press, 2004.






  • A imbricação entre as artes

    Tema: Bruce Nauman, Samuel Beckett e a imbricação entre as artes 

    Texto complementar: ADORNO, Theodor. A arte as artes. In: Sem diretriz: Parva Aesthetica. Trad. Luciano Gatti. São Paulo: Editora UNESP, 2021. (1966)


  • “Modernismo itinerante: a política e o desenvolvimento internacional da arte afro-brasileira”

    A convite de Profa. Dra. Dária Jaremtchuk, palestra de Abigail Dardashti, “Modernismo itinerante: a política e o desenvolvimento internacional da arte afro-brasileira”

    Leituras sugeridas no Drive da disciplina




  • Tomar o legado para si: Stan Douglas

    Tema: Tomar o legado para si: Stan Douglas 

    WATSON, Scott; THATER, Diana; CAROL, J. Clover. Stan Douglas. Londres: Phaidon Press, 1998.




  • O retorno dos sessenta

    Tema: O retorno dos sessenta

    MEYER, James. The Sixties Return. In: MEYER, James. The Art of Return. The Sixties & Contemporary Culture. Chicago: The University of Chicago Press, 2019

  • Os anos 1960 nos EUA, na Europa e no Brasil

    Tema: Os anos 1960 nos EUA, na Europa e no Brasil

    CROW, Thomas. The Rise of the Sixties. New Haven: Yale University Press, 2005.

  • Seminários I

    Seminários

    Marcela Salzstein e Grasiele de Souza





  • Seminários II

    - Paródias, apropriações, citações;

    - O engajamento na/pela forma artística.


    Seminário de Renato Atuati


  • Seminários III

    Seminário de Leandro Muniz

    ENGLISH, Darby. How to See a Work of Art in Total Darkness. Cambridge: MIT Press, 2007. 


  • Seminários IV

    Seminários de Julia Dauden e Gabriela Giannotti

  • Seminários V

    Seminários de Carolina Moraes e Carlos Pinheiro

  • Seminários VI

    Seminários de Olivia Kari e Sofia Sousa

  • Seminários VII

    Seminários de Fernanda Andrade Fachin e Paulo Martins Filho