Programação
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1º encontro:
Apresentação da disciplina;
introdução (imagens e perspectiva: representação espacial).;
- Thomas Lamadieu
Ementa
Objetivos:
Fundamentar o conhecimento do sistema, do método e do registro da “forma”, do sistema de informação dimensional, da relação entre “forma” espacial e forma “gráfica”, dos elementos de perspectiva artificial e perspectiva óptica. Instrumentalizar o aluno no uso da linguagem gráfica codificada, proporcionando o conhecimento da representação da imagem tridimensional em um suporte bidimensional. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e prática desta disciplina.
Programa Resumido
A imagem tempo-espacial e a figura gráfica. Modos e meios na representação adequada do espaço, e uso de fabricação digital.
I. Os registros gráficos da representação espacial
a. código geométrico;
b. justificativa geométrica (estrutura gráfica).
II. O registro como código a. o campo como “fundo infinito”;
b. entidades geométricas;
c. sistema “geométrico-descritivo”.
III. Projeção cônica
a. perspectiva exata;
b. sistema;
c. aplicação.
IV. Sombras
V. Perspectiva natural
a. observação;
b. intuitiva;
c. sistema de diagonais – Teorema de Talles.
VI. Perspectiva circular
a. projeto;
b. sistema;
c. aplicação.
Método:
Aulas expositivas para informações teóricas relacionadas a cada um dos tópicos do programa.
Coordenação de trabalhos teórico-práticos.
Análise crítica e discussão dos resultados
Critério:
Invenção e originalidade: criação.
Uso adequado dos meios plásticos.
Capacidade de sistematização, transposição e associação.
Exercício 01:
cartão postal, 10x15. Tema: uma proposta de perspectiva.-
Programa Arquivo
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Flusser Arquivo
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Iniciando na Perspectiva paralela
1 ponto de fuga.
exercício 2: Efeito Vertigo ( Hitchcock), corredor misterioso.
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histórico além da renascença.
Perspectiva intuitiva.
Perspectiva espinha de peixe.
Iniciando na Perspectiva oblíqua
2 ponto de fuga.
Exercício: Cartão postal, 10x15.
Tema: mistura das perspectivas oblíquas e espinha de peixe.
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Perspectiva oblíqua + perspectiva aérea.
2 pontos de fuga e 3 pontos de fuga.
Exercício: mesmo ambiente, 3 representações diferentes.
Para casa: perspectiva de três pontos, na visão como um inseto.
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Processo de projeções ou irradiação.
Apresentação: Giovanni Battista Piranesi, por Eliane Tavelli.
Exercício: postal, 10x15, tema: espaço urbano inspirado em Piranesi.
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Caixa de fósforo
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- -Lygia Okumura
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- Mais de 2 metros. ( mais de 1)
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- proposta feita pelas outras pessoas.
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troca de proposta
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não teve
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- portal
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