Programação

  • Aula 01- 31/03

    1º encontro: 

    Apresentação da disciplina;

     introdução (imagens e perspectiva: representação espacial).;   


    - Thomas Lamadieu


    Ementa

    Objetivos:

    Fundamentar o conhecimento do sistema, do método e do registro da “forma”, do sistema de informação dimensional, da relação entre “forma” espacial e forma “gráfica”, dos elementos de perspectiva artificial e perspectiva óptica. Instrumentalizar o aluno no uso da linguagem gráfica codificada, proporcionando o conhecimento da representação da imagem tridimensional em um suporte bidimensional. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e prática desta disciplina.

    Programa Resumido 

    A imagem tempo-espacial e a figura gráfica. Modos e meios na representação adequada do espaço, e uso de fabricação digital.

    I. Os registros gráficos da representação espacial 

    a. código geométrico; 

    b. justificativa geométrica (estrutura gráfica). 

    II. O registro como código a. o campo como “fundo infinito”; 

    b. entidades geométricas; 

    c. sistema “geométrico-descritivo”. 

    III. Projeção cônica 

    a. perspectiva exata; 

    b. sistema; 

    c. aplicação. 

    IV. Sombras 

    V. Perspectiva natural 

    a. observação; 

    b. intuitiva;

    c. sistema de diagonais – Teorema de Talles. 

    VI. Perspectiva circular 

    a. projeto; 

    b. sistema; 

    c. aplicação.


    Método:

    Aulas expositivas para informações teóricas relacionadas a cada um dos tópicos do programa. 

    Coordenação de trabalhos teórico-práticos. 

    Análise crítica e discussão dos resultados


    Critério:

    Invenção e originalidade: criação. 

    Uso adequado dos meios plásticos. 

    Capacidade de sistematização, transposição e associação.


    Exercício 01:
    cartão postal, 10x15. Tema: uma proposta de perspectiva. 








  • Aula 02 - 14/04 ( Iniciando na Perspectiva paralela)

    Iniciando na Perspectiva paralela


    1 ponto de fuga.


    exercício 2: Efeito Vertigo ( Hitchcock), corredor misterioso. 


  • Aula 03 - 28/04

    histórico além da renascença. 

    Perspectiva intuitiva. 

    Perspectiva espinha de peixe.

     

    Iniciando na Perspectiva oblíqua 

    2 ponto de fuga.

     

    Exercício: Cartão postal, 10x15. 

    Tema: mistura das perspectivas oblíquas e espinha de peixe. 


  • Aula 04 - 05/05

    Perspectiva oblíqua + perspectiva aérea.

     

    2 pontos de fuga e 3 pontos de fuga.

      

    Exercício: mesmo ambiente, 3 representações diferentes.

    Para casa: perspectiva de três pontos, na visão como um inseto.


  • Aula 05 - 12/05

    Processo de projeções ou irradiação. 

    Apresentação: Giovanni Battista Piranesi, por Eliane Tavelli.



    Exercício: postal, 10x15, tema: espaço urbano inspirado em Piranesi. 

  • Aula 06 - 19/05

    Caixa de fósforo 

  • Aula 07 - 26/05

    - -Lygia Okumura

  • Aula 08 - 02/06

    - Mais de 2 metros. ( mais de 1)

  • Aula 09 - 16/06

    - proposta feita pelas outras pessoas.

  • Aula 10 - 23/06

    troca de proposta
  • Aula 11 - 30/06

    não teve

  • Aula 12 -07/07

  • Aula 13 - 14/07

  • Aula 14 - 21/07