Programação
-
OS PDFS DE TEXTOS DISCUTIDOS NAS AULAS E A BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ENCONTRAM-SE REUNIDOS NO DRIVE DA TURMA, NO SEGUINTE LINK:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1--EtTe83QPXVUCa6zavLm9dU71t5cTWRseQrcrgnLSY37j2BvjWZSCT2OHPSdgDseaoFz6Tb
Temas:
-Apresentação do curso e definição dos procedimentos/
- Alguns comentários sobre a ideia de tradição em artes/
- Velocidade, simultaneidade, fragmentação: as formas de percepção do tempo na modernidade
Bibliografia:ADORNO, Theodor. Sobre tradição. In: Sem diretriz: Parva Aesthetica. Trad. Luciano Gatti. São Paulo: Editora UNESP, 2021.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. In: Obras escolhidas. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
BRITO, Ronaldo. O novo e o outro novo (o moderno e o contemporâneo). In: COHN, Sérgio (Org). Ensaios fundamentais/ artes plásticas. Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2010.
CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna - Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
SIMMEL, George. [comentários sobre a metrópole e a vida mental]. In: Weizbort, Leopold. As aventuras de George Simmel. São Paulo: Editora 34, 2013.
-
Auguste Rodin e a ansiedade moderna: instabilidade, fragmentação e dinamismo da forma/ Camille Claudel/ Degas
Leitura sugerida para aula:
STEINBERG, Leo. "Rodin" In Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 437-427.
Bibliografia complementar:
KRAUSS, Rosalind. “A escultura no campo ampliado”. Tradução Elizabeth Carbone Baez. Gávea, Rio de Janeiro, n.1, 1984, p. 129.RILKE, Rainer Maria. Auguste Rodin. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2003.
SIMMEL, Georg. A escultura de Rodin e a dimensão espiritual do presente. (1902). In: WEIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Editora 34, 2031, pp. 288-297.TUCKER, William. Linguagem da Escultura. São Paulo: Cosac Naify, 1999.
-
Tema: Rodin (II) e Constantin Brancusi/ “Corpos em pedaços”
Leituras sugeridas para aula:
CLARK, T. J. Modernismo, pós-modernismo e vapor. ARS (São Paulo), v. 4, n. 8, pp. 128-144, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2979. Acesso em: 3 jul. 2022.
KRAUSS, Rosalind. "Formas de Ready-made: Duchamp e Brancusi" in Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.Bibliografia complementar:
CHIPP, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
CLARK, T. J. Modernismos. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. Tradução Tina Montenegro. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2013.MICHAUD, Philippe-Alain. Brancusi filma. Revista Arte & Ensaio, n. 24, 2012, pp. 202-211.
MONOD-FONTAINE, Isabelle; TABART, Marielle (orgs.). Brancusi Photographer. Nova York: Agrinde Publications, 1977.MURAT, Laure. O homem que se achava Napoleão. São Paulo: Editora Três Estrelas, 2012.
NOCHLIN, Linda. The Body in Pieces - The Fragment as Metaphor of Modernity. Londres: Thames & Hudson, 1994.
Documentário Atlântida, de Jacques Cousteau (citado no texto Ninfeias de Monet, de Leo Steinberg, presente no livro Outros critérios):
-
As experiências pioneiras de dissolução da arte na vida: a radicalidade das vanguardas históricas/ A era dos manifestos/ Futurismo
Tema: As experiências pioneiras de dissolução da arte na vida: a radicalidade das vanguardas históricas/ A era dos manifestos/ Futurismo
Bibliografia:BATAILLE, Georges. Manet. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
CHIPP, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
DAMISCH, Hubert. Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe. ARS (São Paulo), v. 16, n. 32, pp. 59-72, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714. Acesso em: 3 jul. 2022.
JARRY, Alfred. Ubu Rei. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
KRAUSS, Rosalind. The Originality of The Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1988.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
-
Tema: O ready-made e o “atraso em vidro" de Marcel Duchamp
Bibliografia:
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. Tradução Paulo José Amaral. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015
DAMISCH, Hubert. A Theory Of /Cloud/ - Toward a History of Painting. Stanford: Stanford University Press, 2002.
DUCHAMP, Marcel. "O Ato Criador" in Battcock, Gregory. A nova arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008, pp. 71-74.FOSTER, Hal Foster; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain Bois; BUCHLOH, Benjamin. Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova York: Ed. Thames & Hudson, 2004.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.
STEINBERG, Leo. "Arte contemporânea e a situação de seu público" in Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008. -
Tema: Marcel Duchamp: a máquina de significados e seus deslizamentos múltiplos/
Francis Picabia
Bibliografia:ANTELO, Raul. Maria com Marcel: Duchamp nos Trópicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
DANTO, Arthur. “Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea”. ARS, Revista do PPGAV-ECA-USP.
DUCHAMP, Marcel. The Essential Writings of Marcel Duchamp. Nova York: Oxford University Press, 1973.
FOSTER, Hal Foster; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain Bois; BUCHLOH, Benjamin. Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova York: Ed. Thames & Hudson, 2004.
TOMKINS, Calvin. Duchamp - uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
VENÂNCIO Filho, Paulo. Marcel Duchamp: a beleza da indiferença. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.WALLACE, Masuko. HRMD: Rr. [Dissertação/ Mestrado Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/ USP]. São Paulo: PPGAV/ ECA-USP, 2012.
-
Tema: O Dada na Suíça e na Alemanha/
Kurt Schwitters; Hannah Höch; Man Ray
Bibliografia:
BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. Tradução José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
DUVE, Thierry de. O que fazer da vanguarda? Revista Arte & Ensaio, n. 20, 2010, pp. 180-193.
DUVE, Thierry de. Quando a forma se transformou em atitude. Revista Arte & Ensaio, 2003, pp. 93-105.FOSTER, Hal Foster; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain Bois; BUCHLOH, Benjamin. Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova York: Ed. Thames & Hudson, 2004.
KRAUSS, Rosalind. "Marcel Duchamp ou o campo imaginário", in O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002, pp. 76-93.
KRAUSS, Rosalind. The Optical Unconscious. Cambridge: The MIT Press, 1993.RAY, Man - Emak-Bakia https://ubu.com/film/ray_emak.html
-
Bibliografia complementar às discussões em aula:
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Tradução Verrah Chamma. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2015.DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Tradução Marina Appenzeller. Campinas, Papirus, 1993.
FATORELLI, Antonio. “Fotografia e modernidade.” In Samain, Etienne (org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Senac, 2005, pp. 81-91.
FRIED, Michael. Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres: Yale University Press, 2008.
GALASSI, Peter. Before Photography - Painting and the Invention of Photography. Nova York: The Museum of Modern Art, 1981.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002. -
Tema: “Objetos sólidos”: o legado de Paul Cézanne para a arte moderna/ Cubismo, colagem, montagem
Bibliografia:
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MERLEAU-PONTY, M. A dúvida de Cézanne in Os pensadores: textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1980, pp. 113-126.
DORAN, Michael (org.). Conversas com Cézanne. São Paulo: Editora 34, 2021.
SCHAPIRO, Meyer. A arte moderna: séculos XIX e XX - ensaios escolhidos. São Paulo: EDUSP, 2010. -
Tema: Henri Matisse e Pablo Picasso: diálogos da arte moderna (I)
Bibliografia:
BOIS, Yves-Alain. Matisse e Picasso. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1999.CLARK, T. J. Madame Matisse`s Hat, London Review of Books, vol 30, n. 16, 2008.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SALZSTEIN, Sônia (org.). Matisse/ Imaginação, erotismo e visão decorativa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SCHAPIRO, M. A unidade da arte de Picasso. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
STEINBERG, Leo. Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
STEINBERG, Leo. The Philosophical Brothel. October, v. 44, 1988, pp. 7-74. -
Tema: Matisse e Picasso: apropriações e citações (II)
Bibliografia:
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SALZSTEIN, Sônia (org.). Matisse/ Imaginação, erotismo e visão decorativa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.SCHAPIRO, M. A unidade da arte de Picasso. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
STEINBERG, Leo. The Philosophical Brothel. October, v. 44, 1988, pp. 7-74.STEINBERG, Leo. Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
STEINBERG, Leo. O fim de partida de Picasso. ARS (São Paulo), v. 5, n. 9, p. 24-35, 2007.
-
Tema: Vanguarda russa/ Cine-olho e montagem: Vertov e Eisenstein/ A tradição construtiva (I)
Bibliografia:
ALBERA, François. Eisenstein e o Construtivismo Russo. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2002.
EINSTEIN, Carl. A arte do século 20: os alemães, os russos, o cavaleiro azul. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2021.
FLORIÊNSKI, Pável. A perspectiva inversa. São Paulo: Editora 34, 2012.
GABO, Naum. "Manifesto Realista" in Chipp, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 329.KANDINSKY, Wassily. "A arte concreta" in Chipp, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 351.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. v. 14. São Paulo: Editora 34.
MALEVICH, Kasimir. "Suprematismo" in Chipp, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 345.
TARABÚKIN, Nikolai. "Do cavalete à máquina" in Lichtenstein, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais (v. 1-14). São Paulo: Editora 34.
TUPITSYN, Margarita. Malevich & Film. New Haven: Yale University Press, 2002. -
Tema: A tradição construtiva (II) / Vkhutemas e Bauhaus
Bibliografia:
ARGAN, G.C. "Introdução a Gropius" e "Gropius e a metodologia". In A arte moderna na Europa: de Hogarth a Picasso. Tradução, notas e posfácio Lorenzo Mammì. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, pp. 609-623 e 624-633.
BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica". In Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, vol. 1 / Trad. Sergio Paulo Rouanet, prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.HARRISON, Charles; WOOD, Paul. Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas. London: Blackwell Publishing, 2003.
JALLAGEAS, Neide. Vkhutemas: o ensino das artes sob o signo da revolução russa. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
-
Tema: “A beleza será convulsiva, ou não será”: o círculo de Andre Breton e os surrealistas dissidentes
Bibliografia:
BATAILLE, Georges. Documents. Tradução: João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.
BATAILLE, Georges. A história do olho. Tradução Eliane Robert Moraes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BRETON, Andre. Manifesto: "Por uma arte revolucionária livre" In Chipp, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, pp. 490-493.
BRETON, Andre. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Lisboa, 2a ed., Moraes, 1979.
BUÑUEL, Luis. Um Cão Andaluz, 1929, preto e branco, 21min ( ).
Conde de Lautréamont. Cantos de Maldoror: Poesias, cartas. Tradução Cláudio Willer. São Paulo: Iluminuras, 2018.
DAWN, Ades, SIMON, Baker (eds.). Undercover Surrealism: Georges Bataille and DOCUMENTS. Cambridge: The MIT Press, 2006.
Documents (números da publicação disponíveis na Gallica): https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34421975n/date.r=documents.langEN
EINSTEIN, Carl. Documents - 1929-1930. Tradução: Takashi Wakamatsu. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.
FOSTER, Hal. Compulsive Beauty. Cambridge: The MIT Press, 1993.
KRAUSS, Rosalind. "Fotografia e Surrealismo" In O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002, pp. 105-129. -
Tema: Discussões sobre a perspectiva feminista na arte
Leitura sugerida: NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? Tradução Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
Bibliografia complementar:
CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society. Nova York: Thames & Hudson, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Bachelors. Cambridge: The MIT Press, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Cindy Sherman: 1979-1993. Nova York: Rizzoli, 1993.
MULVEY, Laura. "Prazer visual e cinema narrativo" in Xavier, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983, pp. 437-453.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX. ArtCultura, v. 9, 2007, pp. 83-97.1999.