Programação

  • Turma de Sexta-feira

    👉AVISO: entrega da 2a avaliação!

    Até dia 07/02/2024 

    Entregar o trabalho final refeito (reveja as orientações do trabalho final)

    - Texto da pesquisa para o email laurentz@usp.br (aguarde confirmação de recebimento)

    - Caso o trabalho prático necessite de apresentação presencial, agendar antes do dia 07/02/2024 no CAP.

    • Arquivo ícone
      orientações para o trabalho final Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-CAP0148-2023202
    • Tarefa ícone
      Entrega de Texto Final da disciplina Tarefa
      Disponível se: Você faz parte de T-CAP0148-2023202
  • AULA 1

    Dia 09.08.2023


    - Apresentação do Curso

  • AULA 2

    Dia 16.08.2023


    Introdução aos conceitos de ponto, linha, superfície e plano


    Ref. KANDINSKY, Wassily (1997). Ponto e Linha sobre o Plano, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. francesa em 1970).


    Exercício 1, para ser feito em papel branco e grafite. Será explicado em sala.

  • AULA 3

    Dia 25.08.2023

    - Introdução aos conceitos de Plano e volume

    Ref.:

    WONG, Wucius (2001). Princípios de Forma e Desenho, Martins Fontes (1 ed. americana em 1993) 

    OSTROWER, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro.


    Exercício 2 para ser feito em papel branco e grafite. Será explicado em sala.

    • Arquivo ícone
      Resumo da aula 3 CAP-0148 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-CAP0148-2023202
  • AULA 4

    Dia 30.08.2023

     –  Volume e Gestalt

         

    ref.: OSTROWER, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro.

    KOFFKA, Kurt (1975). Princípios de Psicologia da Gestalt, Ed. Cultrix, São Paulo. (ver pasta drive)

    GOMES FILHO, João. Excerto: Fundamentação Teórica da Gestalt, p 16 – 22, in Gestalt do Objeto – Sistema de Leitura Visual da Forma, Ed. Escrituras, 2008, 8ª edição. 


    - Exercício 3 - Utilizar papel branco e grafite. O enunciado está no pdf anexo do resumo da aula!



    • Arquivo ícone
      Resumo aula 4 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-CAP0148-2023202
  • AULA 5

    Dia 15.09.2023

    - Estudos da Percepção Visual I

    Ref.:

    GOMBRICH, Ernst (1982). “Visual Discovery through Art”, in The Image & the Eye, Phaidon, London, pg 11-62.

    Exercício 4 - ver em resumo

    • Arquivo ícone
      Resumo aula 5 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-CAP0148-2023202
  • AULA 6

    Dia 20.10.2023

    - Apresentação do Exercício 4

    - Estudos da Percepção II

     

    Ref.:

    SANTAELLA, Lúcia {1993). A Percepção uma teoria semiótica, Experimento, São Paulo.

    SANTAELLA, Lúcia e NÕTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo.

    GIBSON, James J. {1974}. La percepción Del mundo visual, ediciones Infinito, Buenos Aires.

    HAGEN, Margaret A. (Ed.) (1980) The Perception of Pictures I: Alberti’s Window: The Projective Model of Pictures. New York: Academic Press, pgs 4-26.

    Exercício 5 - ver em resumo


    • Arquivo ícone
      resumo aula 6 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-CAP0148-2023202
  • AULA 7

    Dia 27.10.2023

    - Apresentação do Exercício 5


  • AULA 8

    Dia 10.11.2023

    - Reflexões sobre os Meios de Produção da Imagem

    Ref.:

    EISENSTEIN, S. M. (1990). A Forma do Filme, Ed. Zahar. Disponível em https://monoskop.org/images/5/5f/Eisenstein_Sergei_A_forma_do_filme_2002.pdf  

    EISENSTEIN, S. M. (1990). O Sentido do Filme, Ed. Zahar.

    LAURENTIZ, Silvia (1994). CONTRIBUIÇÕES DOS MEIOS DE PRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL - Uma Análise Sintática pelos Princípios semióticos, Dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Marcius Freire, defendida em 1994, IA, Unicamp, Campinas. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284181  


    Exercício 6 para a próxima aula:

    1. Produzir imagem, ou imagens, em que uma característica do seu modo de produção deflagre o caráter representacional da sua informação e a intenção poética da obra.
    2. O tema deve estar relacionado a uma questão social.




  • AULA 9

    Dia 17.11.2023


    - Apresentação do exercício 6 - último prático do primeiro bimestre

     Sintaxe da Linguagem Visual

    Ref.:

    - Donis A. Dondis, “Sintaxe da Linguagem Visual” , Martins Fontes, 1991, 1 ed. 1973, MIT


  • AULA 10

    Dia 24.11.2023


    - Semiótica - A Teoria Geral dos Signos I

    Ref.:

    NÖTH, Winfried (1996). A Semiótica no século XX, ed. Annablume.

    SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo.

    SANTAELLA, Lúcia (1992). A Assinatura das Coisas, ed. Imago.

    SANTAELLA, Lúcia (1989). Por uma classificação da Linguagem Visual, in FACE Revista de Semiótica e Comunicação, vol. 2, n. 1.

    Charles Sanders Peirce, The electronic edition of The collected Papers of Charles Sanders Peirce, 1994, Utah:Folio Corporation (Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W.

    LAURENTIZ, Silvia (2004). Questões da Imagem (2004). In: VALENTE, Agnus (Org.). HIBRIDA Revista Eletrônica. São Paulo.

    Estudo de Caso:

    GUTO REQUENA, NÓIZE CHAIR, 2012 

    https://gutorequena.com/noize-1 (acessado em 2023)


  • AULA 11

    Dia 01.12.2023

    - Semiótica - a Teoria Geral dos Signos II

    ref.: PEIRCE, Charles Sanders, 1994. The electronic edition of the collected Papers of Charles Sanders Peirce. Utah:Folio Corporation [Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W.


    SANTAELLA, Lúcia, e NÖTH, Winfried (1997). Semiótica da Imagem. In Imagem – Cognição, semiótica, mídia, ed. Iluminuras, SP, p. 33 -51. 

    SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo. Disponível em https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/uploads/4/4/8/9/4489229/imagem-cognicao-semiotica-midia-lucia-santaella.pdf

      

    Análise de Casos:

    1. Henri Matisse, Interior Vermelho, natureza-morta sobre mesa azul. Óleo sobre tela, 116x89 cm. 1947 (pertence à série ‘Interiores Vermelhos’). Movimento Fauvista.

    SANTAELLA, Lúcia (2002).Semiótica Aplicada, Thomson/Cengage Learning. 

       - Resenha do Cap. 6 in http://euinsone.blogspot.com/2010/07/semiotica-3.html


    2. Dan Graham, Model for “Double Exposure” (1995)

    3. Poesia Concreta - Vários in https://poesiaconcreta.com.br/audio.php?page=1&ordem=asc


  • AULA 12

    Dia 06.12.2023

    Quarta-feira

    - Atendimento e Orientação Sobre o Trabalho Final

  • AULA 13

    Dia 08.12.2023

    - Processos Intersemióticos e Entre-Imagens

    • ref.: PLAZA, Júlio, 1987. Tradução Intersemiótica, Ed. Perspectiva, São Paulo.

    - Processos Entre-Imagens

    • ref.:  BELLOUR, Raymond, 2012. Between the images, JRP-RINGIER & LES PRESSES DU RÉEL: Switzerland [L’Entre-images-Photo, cinéma, video.

      - imagens itinerantes: 
    •  STEYERL, Hito. In Defense of the Poor Image. [S.l.]: e-flux journal, 2009. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/10/61362/in-defense-of-the-poor-image/>. Acesso em: 07 nov. 2022.



  • AULA 14

    Dia 15.12.2023

    - Narrativas: multimídia, intermídia e transmídia. 


    MANOVICH, Lev. The Language of New Media, MIT Press, 2002

    PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. In: Cadernos da Pós-Graduação, Campinas: Instituto de  Artes da Unicamp, a.4, v.4, n.1, p. 23-39, 2000.

    JENKINS, Henry. Cultura da Convergência, ed. Aleph, 2006 (1 edição) (edição no Brasil em português, 2015).

    Estudo de Casos:
    1. Peter Greenaway, Prosperous Book, 1991 
    2. Bill Viola, The Reflecting Pool , 1977-79 
    3. Bill Viola, The Crossing, 1996 
    4. Zbigniew Rybczynski, New Book, 1975 
    5. Zbigniew Rybczynski, Tango, 1981   

    6. Douglas Gordon: back and forth and forth and back at Gagosian West 21st Street, NY, 2017 

    7. David Crawford, Stop Motion Studies, 2002-2003 http://www.turbulence.org/studios/crawford/


  • AULA 15

    Dia 22.12.2023

    - Apresentação dos trabalhos finais por ordem  alfabética (12 min. cada apresentação).


    - Finalização da disciplina