Programação
-
👉AVISO: entrega da 2a avaliação!
Até dia 07/02/2024
Entregar o trabalho final refeito (reveja as orientações do trabalho final)
- Texto da pesquisa para o email laurentz@usp.br (aguarde confirmação de recebimento)
- Caso o trabalho prático necessite de apresentação presencial, agendar antes do dia 07/02/2024 no CAP.
-
orientações para o trabalho final Arquivo
-
Entrega de Texto Final da disciplina Tarefa
-
Dia 09.08.2023
- Apresentação do Curso
-
Dia 16.08.2023
- Introdução aos conceitos de ponto, linha, superfície e plano
Ref. KANDINSKY, Wassily (1997). Ponto e Linha sobre o Plano, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. francesa em 1970).
Exercício 1, para ser feito em papel branco e grafite. Será explicado em sala.
-
Dia 25.08.2023
- Introdução aos conceitos de Plano e volume
Ref.:
WONG, Wucius (2001). Princípios de Forma e Desenho, Martins Fontes (1 ed. americana em 1993)
OSTROWER, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro.
Exercício 2 para ser feito em papel branco e grafite. Será explicado em sala.
-
Resumo da aula 3 CAP-0148 Arquivo
-
-
Dia 30.08.2023
– Volume e Gestalt
ref.: OSTROWER, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro.
KOFFKA, Kurt (1975). Princípios de Psicologia da Gestalt, Ed. Cultrix, São Paulo. (ver pasta drive)
GOMES FILHO, João. Excerto: Fundamentação Teórica da Gestalt, p 16 – 22, in Gestalt do Objeto – Sistema de Leitura Visual da Forma, Ed. Escrituras, 2008, 8ª edição.
- Exercício 3 - Utilizar papel branco e grafite. O enunciado está no pdf anexo do resumo da aula!
-
Resumo aula 4 Arquivo
-
-
Dia 15.09.2023
- Estudos da Percepção Visual I
Ref.:
GOMBRICH, Ernst (1982). “Visual Discovery through Art”, in The Image & the Eye, Phaidon, London, pg 11-62.
Exercício 4 - ver em resumo
-
Resumo aula 5 Arquivo
-
-
Dia 20.10.2023
- Apresentação do Exercício 4
- Estudos da Percepção II
Ref.:
SANTAELLA, Lúcia {1993). A Percepção uma teoria semiótica, Experimento, São Paulo.
SANTAELLA, Lúcia e NÕTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo.
GIBSON, James J. {1974}. La percepción Del mundo visual, ediciones Infinito, Buenos Aires.
HAGEN, Margaret A. (Ed.) (1980) The Perception of Pictures I: Alberti’s Window: The Projective Model of Pictures. New York: Academic Press, pgs 4-26.
Exercício 5 - ver em resumo
-
resumo aula 6 Arquivo
-
-
Dia 27.10.2023
- Apresentação do Exercício 5
-
Dia 10.11.2023
- Reflexões sobre os Meios de Produção da Imagem
Ref.:
EISENSTEIN, S. M. (1990). A Forma do Filme, Ed. Zahar. Disponível em https://monoskop.org/images/5/5f/Eisenstein_Sergei_A_forma_do_filme_2002.pdf
EISENSTEIN, S. M. (1990). O Sentido do Filme, Ed. Zahar.
LAURENTIZ, Silvia (1994). CONTRIBUIÇÕES DOS MEIOS DE PRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL - Uma Análise Sintática pelos Princípios semióticos, Dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Marcius Freire, defendida em 1994, IA, Unicamp, Campinas. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284181
Exercício 6 para a próxima aula:
1. Produzir imagem, ou imagens, em que uma característica do seu modo de produção deflagre o caráter representacional da sua informação e a intenção poética da obra.2. O tema deve estar relacionado a uma questão social. -
Dia 17.11.2023
- Apresentação do exercício 6 - último prático do primeiro bimestre
- Sintaxe da Linguagem Visual
Ref.:
- Donis A. Dondis, “Sintaxe da Linguagem Visual” , Martins Fontes, 1991, 1 ed. 1973, MIT
-
Dia 24.11.2023
- Semiótica - A Teoria Geral dos Signos I
Ref.:
NÖTH, Winfried (1996). A Semiótica no século XX, ed. Annablume.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo.
SANTAELLA, Lúcia (1992). A Assinatura das Coisas, ed. Imago.
SANTAELLA, Lúcia (1989). Por uma classificação da Linguagem Visual, in FACE Revista de Semiótica e Comunicação, vol. 2, n. 1.
Charles Sanders Peirce, The electronic edition of The collected Papers of Charles Sanders Peirce, 1994, Utah:Folio Corporation (Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W.
LAURENTIZ, Silvia (2004). Questões da Imagem (2004). In: VALENTE, Agnus (Org.). HIBRIDA Revista Eletrônica. São Paulo.
Estudo de Caso:GUTO REQUENA, NÓIZE CHAIR, 2012
https://gutorequena.com/noize-1 (acessado em 2023)
-
Dia 01.12.2023
- Semiótica - a Teoria Geral dos Signos II
ref.: PEIRCE, Charles Sanders, 1994. The electronic edition of the collected Papers of Charles Sanders Peirce. Utah:Folio Corporation [Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W.
SANTAELLA, Lúcia, e NÖTH, Winfried (1997). Semiótica da Imagem. In Imagem – Cognição, semiótica, mídia, ed. Iluminuras, SP, p. 33 -51.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo. Disponível em https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/uploads/4/4/8/9/4489229/imagem-cognicao-semiotica-midia-lucia-santaella.pdf
Análise de Casos:
1. Henri Matisse, Interior Vermelho, natureza-morta sobre mesa azul. Óleo sobre tela, 116x89 cm. 1947 (pertence à série ‘Interiores Vermelhos’). Movimento Fauvista.
SANTAELLA, Lúcia (2002).Semiótica Aplicada, Thomson/Cengage Learning.
- Resenha do Cap. 6 in http://euinsone.blogspot.com/2010/07/semiotica-3.html
2. Dan Graham, Model for “Double Exposure” (1995)
3. Poesia Concreta - Vários in https://poesiaconcreta.com.br/audio.php?page=1&ordem=asc -
Dia 06.12.2023
Quarta-feira
- Atendimento e Orientação Sobre o Trabalho Final
-
Dia 08.12.2023
- Processos Intersemióticos e Entre-Imagens
- ref.: PLAZA, Júlio, 1987. Tradução Intersemiótica, Ed. Perspectiva, São Paulo.
- Processos Entre-Imagens
ref.: BELLOUR, Raymond, 2012. Between the images, JRP-RINGIER & LES PRESSES DU RÉEL: Switzerland [L’Entre-images-Photo, cinéma, video.
- imagens itinerantes:STEYERL, Hito. In Defense of the Poor Image. [S.l.]: e-flux journal, 2009. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/10/61362/in-defense-of-the-poor-image/>. Acesso em: 07 nov. 2022.
-
Dia 15.12.2023
- Narrativas: multimídia, intermídia e transmídia.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media, MIT Press, 2002
PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. In: Cadernos da Pós-Graduação, Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, a.4, v.4, n.1, p. 23-39, 2000.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência, ed. Aleph, 2006 (1 edição) (edição no Brasil em português, 2015).
Estudo de Casos:- Peter Greenaway, Prosperous Book, 1991
- Bill Viola, The Reflecting Pool , 1977-79
- Bill Viola, The Crossing, 1996
- Zbigniew Rybczynski, New Book, 1975
Zbigniew Rybczynski, Tango, 1981
Douglas Gordon: back and forth and forth and back at Gagosian West 21st Street, NY, 2017
David Crawford, Stop Motion Studies, 2002-2003 http://www.turbulence.org/studios/crawford/
-
Dia 22.12.2023
- Apresentação dos trabalhos finais por ordem alfabética (12 min. cada apresentação).
- Finalização da disciplina