Programação
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As aulas foram ministradas pela professora Liliane Benetti com apoio do doutorando e estagiário PAE na disciplina Érico Oliveira e do monitor Arthur Ciol.
Primeira aula do semestre.
-Inicio com retomada do semestre anterior;
- Apresentação do Renascimento do Harlem;
- Linhas gerais da Revolução Haitiana;
- Inicio da discussão acerca de James Baldwin.
Textos para aula seguinte: Baldwin e Anne Lafont.
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Segunda aula:
- Apresentação de Daker Shades de Victor Stoichita;
- Discussão sobre texto de Anne Lafont;
- Introdução de Said e Arasse como sugestões de leitura;
- Inicio da discussão sobre "Um estranho no vilarejo" de James Baldwin;
- Apresentação do filme "I'm not your negro" Raol Peck;
- Discussão coletiva sobre o filme;
Leituras sugeridas para aula:
LAFONT, Anne. Como a cor da pele tornou-se um marcador racial: perspectivas sobre raça a partir da história da arte. Tradução Liliane Benetti e Lara Rivetti. ARS (São Paulo), vol. 19, n. 42, 2021, pp. 1289-1355.
TRUTH, Sojourner. E não sou uma mulher? Disponível em: https://www.geledes.org.br/e-nao-sou-uma-mulher-sojourner-truth/
Filme: Raoul Peck (diretor). Eu não sou seu negro [com texto de James Baldwin]. 2017.
Bibliografia complementar
BUCK-MORSS, Susan. Hegel e Haiti. Novos estudos CEBRAP, (90), 131-171, 2011. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002011000200010.
JAMES, C. L. R.. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a Revolução de São Domingos. São Paulo: Editora Boitempo, 2000.
STOICHITA, Victor. Darker Shades. The Racial Other in Early Modern Art. Londres: Reaktion Books, 2019.
Ficou aconselhada a leitura do texto "A pintura do ano 2" de T.J. Clark para a próxima aula.
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Terceira aula:
- Apresentação da Revolução Francesa;
- Discussão sobre Sociedade de Corte;
- Comentários sobre o Antigo Regime;
- Discussão sobre arte do século XVIII;
- Discussão sobre clássico e classicismo;
O texto para próxima aula segue sendo "A pintura no ano 2" de T.J. Clark
Bibliografia:
CROW, Thomas. Painters and Public Life in Eighteenth-Century Paris. Londres/ New Heaven: Yale University Press, 1985.
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Lisboa: Editorial Estampa, 1987
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções, 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 2004.
STAROBINSKI, Jean. La Invencion de La Libertad, 1700-1789. Barcelona: Skira, 1964.
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Quarta Aula:
- Inicio da discussão sobre o texto de T.J. Clark;
- Conversa sobre inicio da História da Arte como campo de estudos;
- Discussão sobre arqueologia clássica;
- Apresentação da obra de Jacques-Louis David;
Leitura discutida
CLARK, T. J. A pintura do ano II. In Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: CosacNaify, 2007.
Bibliografia complementar
ARGAN, G. C. A arte moderna na Europa de Hogarth a Picasso. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
CLARK, T. J. Grotesco David com a bochecha inchada: um ensaio sobre o autorretrato. In Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: CosacNaify, 2007.
FRIEDLANDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
GINZBURG, Carlo. David, Marat: Arte, política e religião. In Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 2004.
NOCHLIN, Linda. Representing Women. Londres: Thames and Hudson, 1999.
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- SEMANA DE FERIADO
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Quinta aula:
- Continuação da aula sobre David e neoclassicismo;
- Panorama da produção de David;
- Neoclássico e Escola Davidiana
- Ingres e defesa do desenho;
- Introdução a Romantismo e a querela desenho e cor: Ingres x Delacroix
O texto para próxima aula é referente a coleção A pintura de Delacroix e Ingres.
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Sexta aula:
- Conversas sobre a obra de Delacroix;
- Romantismo e o ideal romântica;
- Romantismo como o anti-clássico por excelência;
- Sublime e Natureza;
- Introdução a Constable e Turner;
Para a próxima aula, se pede que se possível leiam o texto da coleção “A pintura”: Burke e o Belo
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- Não houve aula
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- Não houve aula
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- Não houve aula
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Sétima aula, aula do monitor
- Revisão;
- Ensino de artes beneditino;
- Ensino de artes das Guildas;
- Ensino das artes das Academias;
- Ensino de artes século XIX e ensino Moderno.
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Oitava aula
- Constable e Turner;
- Concepção de natureza Inglesa e Francesa;
- Críticos de Turner;
- Courbet;
- Diferença entre naturalismo e realismo;
Bibliografia
BAUDELAIRE, C. A invenção da modernidade. Lisboa: Relógio d’água, 2006.
FRIEDLANDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 2004.
SAID, Edward. Orientalismos: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
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Nona Aula: Visita a Bienal
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Décima aula, aula do monitor
- Ukiyo-e: gravura japonesa do século XIX;
- O período Edo;
- Principais artistas do período;
- 3 verterntes da gravura pós-queda do período Edo;
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Décima primeira aula:
- Courbet e o modernismo;
- Courbet, fotografia e representação feminina;
- O modernismo de Baudelaire;
- Baudelaire e Benjamin;
- Bienal e a história dos Museus;
Bibliografia:
CLARK, T. J. Image of the People: Gustave Courbet in 1948 Revolution. Princeton: Princeton University Press, 1982.
FRIED, Michael. Courbet’s Realism. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
NOCHLIN, Linda. The politics of vision: essays on nineteenth-century art and society. New York: Harper & Row, 1989.
NOCHLIN, Linda. Representing Women. Londres: Thames and Hudson, 1999.
SCHAPIRO, Meyer. Courbet e o imaginário popular: um ensaio sobre o realismo e a arte ingênua. In: A arte moderna: séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1996.
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Décima segunda aula:
- Baudaleire e o pintor da vida moderna;
- Museus e colecionismo;
- Impacto da fotografia;
- Impressionismo;
- Manet;
Bibliografia:
BATAILLE, Georges. Manet. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna - Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. Atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DAMISCH, Hubert. Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 16, n. 32, p. 59-72, apr. 2018. ISSN 2178-0447. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714
FRIED, Michael. Manet’s Modernism. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.
NOCHLIN, Linda. The politics of vision: essays on nineteenth-century art and society. New York: Harper & Row, 1989.
NOCHLIN, Linda. The Body In Pieces – The Fragment as a Metaphor of Modernity. Londres : Thames & Hudson, 2001.
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Décima terceira aula:
- A pintura da vida Moderna de T.J. Clark
- Reforma Haussmann
- Manet
- Monet
- Impressionistas
Bibliografia:
ARGAN, G.C. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BATAILLE, Georges. Manet. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna - Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
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Décima quarta aula:
- Impressionismo de Meyer Schapiro
- Escola de Barbizon
- Millet
- Impressionismo
- Monet