Programação

  • Aula 08/08

    As aulas foram ministradas pela professora Liliane Benetti com apoio do doutorando e estagiário PAE na disciplina Érico Oliveira e do monitor Arthur Ciol. 

    Primeira aula do semestre.

    -Inicio com retomada do semestre anterior;

    - Apresentação do Renascimento do Harlem;

    - Linhas gerais da Revolução Haitiana;

    - Inicio da discussão acerca de James Baldwin.

    Textos para aula seguinte: Baldwin e Anne Lafont. 

  • Aula 15/08

    Segunda aula:

    - Apresentação de Daker Shades de Victor Stoichita;

    - Discussão sobre texto de Anne Lafont;

    - Introdução de Said e Arasse como sugestões de leitura;

    - Inicio da discussão sobre "Um estranho no vilarejo" de James Baldwin;

    - Apresentação do filme "I'm not your negro" Raol Peck;

    - Discussão coletiva sobre o filme;

    Leituras sugeridas para aula:

    LAFONT, Anne. Como a cor da pele tornou-se um marcador racial: perspectivas sobre raça a partir da história da arte. Tradução Liliane Benetti e Lara Rivetti. ARS (São Paulo), vol. 19, n. 42, 2021, pp. 1289-1355. 

    TRUTH, Sojourner. E não sou uma mulher? Disponível em: https://www.geledes.org.br/e-nao-sou-uma-mulher-sojourner-truth/

    Filme: Raoul Peck (diretor). Eu não sou seu negro [com texto de James Baldwin]. 2017.

    Bibliografia complementar

    BUCK-MORSS, Susan. Hegel e Haiti. Novos estudos CEBRAP, (90), 131-171, 2011. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002011000200010.

    JAMES, C. L. R.. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a Revolução de São DomingosSão Paulo: Editora Boitempo, 2000.

    STOICHITA, Victor. Darker Shades. The Racial Other in Early Modern Art. Londres: Reaktion Books, 2019.

    Ficou aconselhada a leitura do texto "A pintura do ano 2" de T.J. Clark para a próxima aula.


  • Aula 22/08

    Terceira aula:

    - Apresentação da Revolução Francesa;

    - Discussão sobre Sociedade de Corte;

    - Comentários sobre o Antigo Regime;

    - Discussão sobre arte do século XVIII;

    - Discussão sobre clássico e classicismo;

    O texto para próxima aula segue sendo "A pintura no ano 2" de T.J. Clark

    Bibliografia: 

    CROW, Thomas. Painters and Public Life in Eighteenth-Century Paris. Londres/ New Heaven: Yale University Press, 1985.

    ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Lisboa: Editorial Estampa, 1987

    HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 

    HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções, 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

    LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 2004.

    STAROBINSKI, Jean. La Invencion de La Libertad, 1700-1789. Barcelona: Skira, 1964.


  • Aula 29/08

    Quarta Aula:

    - Inicio da discussão sobre o texto de T.J. Clark;

    - Conversa sobre inicio da História da Arte como campo de estudos;

    - Discussão sobre arqueologia clássica;

    - Apresentação da obra de Jacques-Louis David;

    Leitura discutida

    CLARK, T. J. A pintura do ano II. In Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: CosacNaify, 2007.

     

    Bibliografia complementar

    ARGAN, G. C. A arte moderna na Europa de Hogarth a Picasso. São Paulo: Cia das Letras, 2010. 

    CLARK, T. J. Grotesco David com a bochecha inchada: um ensaio sobre o autorretrato. In Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: CosacNaify, 2007.

    FRIEDLANDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac Naify, 2001. 

    GINZBURG, Carlo. David, Marat: Arte, política e religião. In Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

    LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 2004.

    NOCHLIN, Linda. Representing Women. Londres: Thames and Hudson, 1999.


  • Aula 05/09

    - SEMANA DE FERIADO

  • Aula 12/09

    Quinta aula: 

    - Continuação da aula sobre David e neoclassicismo;

    - Panorama da produção de David;

    - Neoclássico e Escola Davidiana

    - Ingres e defesa do desenho;

    - Introdução a Romantismo e a querela desenho e cor: Ingres x Delacroix

    O texto para próxima aula é referente a coleção A pintura de Delacroix e Ingres.


  • Aula 19/09

    Sexta aula:

    - Conversas sobre a obra de Delacroix;

    - Romantismo e o ideal romântica;

    - Romantismo como o anti-clássico por excelência;

    - Sublime e Natureza;

    - Introdução a Constable e Turner;

    Para a próxima aula, se pede que se possível leiam o texto da coleção “A pintura”: Burke e o Belo



  • Aula 26/09

    - Não houve aula

  • Aula 03/10

    - Não houve aula

  • Aula 10/10

    - Não houve aula

  • Aula 17/10

    Sétima aula, aula do monitor

    - Revisão;

    - Ensino de artes beneditino;

    - Ensino de artes das Guildas;

    - Ensino das artes das Academias;

    - Ensino de artes século XIX e ensino Moderno.

  • Aula 24/10

    Oitava aula

    - Constable e Turner;

    - Concepção de natureza Inglesa e Francesa;

    - Críticos de Turner;

    - Courbet;

    - Diferença entre naturalismo e realismo;

    Bibliografia

    BAUDELAIRE, C. A invenção da modernidade. Lisboa: Relógio d’água, 2006. 

    FRIEDLANDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

    LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 2004.

    SAID, Edward. Orientalismos: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

    SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


  • Aula 31/10

    Nona Aula: Visita a Bienal

  • Aula 07/11

    Décima aula, aula do monitor

    - Ukiyo-e: gravura japonesa do século XIX;

    - O período Edo;

    - Principais artistas do período;

    - 3 verterntes da gravura pós-queda do período Edo;

  • Aula 14/11

    Décima primeira aula:

    - Courbet e o modernismo;

    - Courbet, fotografia e representação feminina;

    - O modernismo de Baudelaire;

    - Baudelaire e Benjamin;

    - Bienal e a história dos Museus;

    Bibliografia:

    CLARK, T. J. Image of the People: Gustave Courbet in 1948 Revolution. Princeton: Princeton University Press, 1982.

    FRIED, Michael. Courbet’s Realism. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

    NOCHLIN, Linda. The politics of vision: essays on nineteenth-century art and society. New York: Harper & Row, 1989. 

    NOCHLIN, Linda. Representing Women. Londres: Thames and Hudson, 1999.

    SCHAPIRO, Meyer. Courbet e o imaginário popular: um ensaio sobre o realismo e a arte ingênua. In: A arte moderna: séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1996. 


  • Aula 21/11

    Décima segunda aula:

    - Baudaleire e o pintor da vida moderna;

    - Museus e colecionismo;

    - Impacto da fotografia;

    - Impressionismo;

    - Manet;

     

    Bibliografia:

    BATAILLE, Georges. Manet. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.

    CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna - Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

    CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. Atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013. 

    DAMISCH, Hubert. Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 16, n. 32, p. 59-72, apr. 2018. ISSN 2178-0447. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714

    FRIED, Michael. Manet’s Modernism. Chicago: The University of Chicago Press, 1998. 

    NOCHLIN, Linda. The politics of vision: essays on nineteenth-century art and society. New York: Harper & Row, 1989. 

    NOCHLIN, Linda. The Body In Pieces – The Fragment as a Metaphor of Modernity. Londres : Thames & Hudson, 2001. 


  • AULA 13 - 28/11

    Décima terceira aula:

    - A pintura da vida Moderna de T.J. Clark

    - Reforma Haussmann

    - Manet

    - Monet

    - Impressionistas

    Bibliografia:

    ARGAN, G.C. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 

    BATAILLE, Georges. Manet. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.

    CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna - Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

    SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.


  • AULA 14 - 05/12

    Décima quarta aula:

    - Impressionismo de Meyer Schapiro

    - Escola de Barbizon

    - Millet

    - Impressionismo

    - Monet