Programação
-
👉AVISO: entrega da 2a avaliação!
Até dia 07/02/2024
Entregar o trabalho final refeito (reveja as orientações do trabalho final)
- Texto da pesquisa para o email laurentz@usp.br (aguarde confirmação de recebimento)
- Caso o trabalho prático necessite de apresentação presencial, agendar antes do dia 07/02/2024 no CAP.
-
Programa da disciplina Arquivo
-
orientações para o trabalho final Arquivo
-
Entrega de Texto Final da disciplina Tarefa
-
Dia 09.08.2023
- Apresentação do Curso
-
Dia 16.08.2023
- Introdução aos conceitos de ponto, linha, superfície e plano
Ref. KANDINSKY, Wassily (1997). Ponto e Linha sobre o Plano, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. francesa em 1970).
Exercício 1, para ser feito em papel branco e grafite. Será explicado em sala.
-
Resumo Arquivo
-
-
Dia 23.08.2023
- Introdução aos conceitos de Plano e volume
Ref.:
WONG, Wucius (2001). Princípios de Forma e Desenho, Martins Fontes (1 ed. americana em 1993)
OSTROWER, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro.
Exercício 2 para ser feito em papel branco e grafite. Será explicado em sala.
-
resumo aula 3 - CAP-0148 Arquivo
-
-
Dia 30.08.2023
– Volume e Gestalt
ref.: OSTROWER, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro.
KOFFKA, Kurt (1975). Princípios de Psicologia da Gestalt, Ed. Cultrix, São Paulo. (ver pasta drive)
GOMES FILHO, João. Excerto: Fundamentação Teórica da Gestalt, p 16 – 22, in Gestalt do Objeto – Sistema de Leitura Visual da Forma, Ed. Escrituras, 2008, 8ª edição.
- Exercício 3 - Utilizar papel branco e grafite. O enunciado está no pdf anexo do resumo da aula!
-
Resumo aula 4 Arquivo
-
-
Dia 13.09.23
- Estudos da Percepção Visual I
Ref.:
GOMBRICH, Ernst (1982). “Visual Discovery through Art”, in The Image & the Eye, Phaidon, London, pg 11-62.
Exercício 4 - ver em resumo
-
Resumo aula 5 Arquivo
-
-
Dia 20.09.2023
- Estudos da Percepção II
Ref.:
SANTAELLA, Lúcia {1993). A Percepção uma teoria semiótica, Experimento, São Paulo.
SANTAELLA, Lúcia e NÕTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo.
GIBSON, James J. {1974}. La percepción Del mundo visual, ediciones Infinito, Buenos Aires.
HAGEN, Margaret A. (Ed.) (1980) The Perception of Pictures I: Alberti’s Window: The Projective Model of Pictures. New York: Academic Press, pgs 4-26.
Exercício 5 - ver em resumo
-
resumo 6 Arquivo
-
-
Dia 18.10.2023
Apresentação dos Trabalhos do Exercício 5
-
Dia 25.10.2023
- Estudos da Percepção Visual II (cont.)
- Reflexões sobre os meios de produção da imagem
Ref.:
EISENSTEIN, S. M. (1990). A Forma do Filme, Ed. Zahar. Disponível em https://monoskop.org/images/5/5f/Eisenstein_Sergei_A_forma_do_filme_2002.pdf
EISENSTEIN, S. M. (1990). O Sentido do Filme, Ed. Zahar.
LAURENTIZ, Silvia (1994). CONTRIBUIÇÕES DOS MEIOS DE PRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL - Uma Análise Sintática pelos Princípios semióticos, Dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Marcius Freire, defendida em 1994, IA, Unicamp, Campinas. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284181
Exercício 6 para a próxima aula:
1. Produzir imagem, ou imagens, em que uma característica do seu modo de produção deflagre o caráter representacional da sua informação e a intenção poética da obra.2. O tema deve estar relacionado a uma questão social. -
Dia 01.11.2023
- Apresentação do Trabalho do exercício 6 (último exercício do primeiro bimestre)
- Sintaxe da Linguagem Visual
Ref.:
- Donis A. Dondis, “Sintaxe da Linguagem Visual” , Martins Fontes, 1991, 1 ed. 1973, MIT
-
Dia 08.11.2023
- Semiótica - a Teoria Geral dos Signos I
Ref.:
NÖTH, Winfried (1996). A Semiótica no século XX, ed. Annablume.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo.
SANTAELLA, Lúcia (1992). A Assinatura das Coisas, ed. Imago.
SANTAELLA, Lúcia (1989). Por uma classificação da Linguagem Visual, in FACE Revista de Semiótica e Comunicação, vol. 2, n. 1.
Charles Sanders Peirce, The electronic edition of The collected Papers of Charles Sanders Peirce, 1994, Utah:Folio Corporation (Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W.
LAURENTIZ, Silvia (2004). Questões da Imagem (2004). In: VALENTE, Agnus (Org.). HIBRIDA Revista Eletrônica. São Paulo.
Estudo de Caso:GUTO REQUENA, NÓIZE CHAIR, 2012
https://gutorequena.com/noize-1 (acessado em 2023)
-
Dia 22.11.2023
- Semiótica - a Teoria Geral dos Signos II
ref.: PEIRCE, Charles Sanders, 1994. The electronic edition of the collected Papers of Charles Sanders Peirce. Utah:Folio Corporation [Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W.
SANTAELLA, Lúcia, e NÖTH, Winfried (1997). Semiótica da Imagem. In Imagem – Cognição, semiótica, mídia, ed. Iluminuras, SP, p. 33 -51.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried (1997). Imagem, Cognição, semiótica, mídia, Editora Iluminuras, São Paulo. Disponível em https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/uploads/4/4/8/9/4489229/imagem-cognicao-semiotica-midia-lucia-santaella.pdf
Análise de Casos:
1. Henri Matisse, Interior Vermelho, natureza-morta sobre mesa azul. Óleo sobre tela, 116x89 cm. 1947 (pertence à série ‘Interiores Vermelhos’). Movimento Fauvista.
SANTAELLA, Lúcia (2002).Semiótica Aplicada, Thomson/Cengage Learning.
- Resenha do Cap. 6 in http://euinsone.blogspot.com/2010/07/semiotica-3.html
2. Dan Graham, Model for “Double Exposure” (1995)
3. Poesia Concreta - Vários in https://poesiaconcreta.com.br/audio.php?page=1&ordem=asc
-------- Processos Intersemióticos
- ref.: PLAZA, Júlio, 1987. Tradução Intersemiótica, Ed. Perspectiva, São Paulo.
-
Dia 29.11.2023
- Processos Entre-Imagens
ref.: BELLOUR, Raymond, 2012. Between the images, JRP-RINGIER & LES PRESSES DU RÉEL: Switzerland [L’Entre-images-Photo, cinéma, video.
- imagens itinerantes:STEYERL, Hito. In Defense of the Poor Image. [S.l.]: e-flux journal, 2009. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/10/61362/in-defense-of-the-poor-image/>. Acesso em: 07 nov. 2022.
- Narrativas: multimídia, intermídia e transmídia.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media, MIT Press, 2002
PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. In: Cadernos da Pós-Graduação, Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, a.4, v.4, n.1, p. 23-39, 2000.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência, ed. Aleph, 2006 (1 edição) (edição no Brasil em português, 2015).
Estudo de Casos:- Peter Greenaway, Prosperous Book, 1991
- Bill Viola, The Reflecting
Pool ,
1977-79
- Bill Viola, The Crossing, 1996
- Zbigniew Rybczynski, New Book, 1975
Zbigniew Rybczynski, Tango, 1981
Douglas Gordon: back and forth and forth and back at Gagosian West 21st Street, NY, 2017
David Crawford, Stop Motion Studies, 2002-2003 http://www.turbulence.org/studios/crawford/
-
Dia 06.12.2023
- Atendimento e Orientação Sobre o Trabalho Final
-
Dia 13.12.2023
Apresentação dos Trabalhos Práticos Finais (metade da Turma) - (12 min. cada apresentação)
Alicia Rafaela Almeida Magalhaes
Ana Beatriz Francisco Moraes
Ana Luiza Pereira Lima
Angela Ramos Chiquetto
Antonio Yudi Pontual de Petrolina Ikeda
Beatriz Antunes Botelho
Beatriz Totti Firmiano
Caio de Giovani
Carlos Henrique Bossolan
Claudia Regina de Almeida Strazza
Elis Iizuka Cassettari
Guilherme Francisco Bittencourt Vidal
Isabella Camargo de Oliveira Toledo
-
Dia 20.12.2023
Apresentação dos Trabalhos Práticos Finais (metade da Turma) - (12 min. cada apresentação)
Jaqueline Ferreira da Costa
Jeksandro de Oliveira Sousa
João Pedro de Oliveira Narimatsu
Luiza Oliveira Lino dos Santos
Maria Fernanda Fabriga Fauaz
Maria Luiza Labamca Passarelli
Marina Martins Silva
Matias Vilardaga Escorel
Nanna Miki Tariki
Naomi Akimoto Iria
Natalia Carlos Lima
Pedro Henrique Becker Rodrigues
Vinicius Massakazu Okamura
- Finalização da Disciplina