Programação

  • 14/08 A influência da genética na COVID-19

    Palestrante: Dr. Mateus Vidigal




    Pós-doutorando em Genética no Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da Prof. Dra. Mayana Zatz. Doutor (2020) e Mestre (2015) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Durante a pandemia (2020-2023) se dedicou a investigar a influência da genética na variabilidade clínica da COVID-19, bem como mecanismos moleculares de suscetibilidade e/ou resistência. Tem experiência em modelos animais e pesquisa envolvendo seres humanos, manipulação de vírus classificados como de risco 2 e 3 de biossegurança, terapias farmacológicas avançadas, células-tronco de diferentes fontes, diferenciação celular e organoides.

     



  • 21/08 Evolução e coevolução em redes ecológicas

    Palestrante: Prof. Dr. Paulo Roberto Guimarães Junior



    O Prof. Paulo está interessado em compreender como processos evolutivos e ecológicos moldam e são moldados pelos padrões observados em interações entre espécies. Para tal, ele integra dados ecológicos, modelagem matemática e abordagens derivadas do estudo de redes. Atualmente o Dr. Paulo é professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP. Foi também pesquisador associado ao Department of Ecology and Evolutionary Biology, University of California, Santa Cruz, Estados Unidos (2008-2009, 2012) e ao Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (2006-2008, 2009). O Paulo fez bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas (2000 e 2001), Mestrado em Ecologia na Universidade Estadual de Campinas (2001-2003), Doutorado em Ecologia na Universidade Estadual de Campinas (2003-2006) e defendeu sua tese de livre docência pela Universidade de São Paulo (2017).

     



  • 28/08 Estudo de genes envolvidos no transporte e metabolismo de ferro em Leishmania

    Palestrante: Prof. Dra. Maria Fernanda Laranjeira da Silva



    A Profa. Dra. Maria Fernanda Laranjeira da Silva é atualmente Professora Doutora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). De 2021 a 2023 atuou como Professora Visitante do curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Pesquisadora do Departamento de Fisiologia da USP. Ela recebeu seu diploma de graduação em Ciências Moleculares (2005) e Ph.D. (2010) pela USP. Ao longo de sua carreira de pesquisa, a Dra. Laranjeira da Silva desenvolveu diversos projetos focando nas interações parasita-hospedeiro e nos mecanismos da Leishmania de subverter as respostas de defesa do hospedeiro. Durante seu pós-doutorado e subseqüente posição de Pesquisadora Associada na Universidade de Maryland (College Park, EUA), ela começou a estudar as vias de transporte e metabolismo de ferro e heme de Leishmania e seu hospedeiro mamífero. Ela identificou e caracterizou o primeiro exportador de ferro (LIR1) em um tripanosomatídeo, respondendo a uma pergunta importante sobre como a Leishmania impede o acúmulo de ferro livre para evitar citotoxicidade. Voltando ao Brasil em 2018, a Dra. Laranjeira da Silva foi contemplada com o Auxílio Jovem Pesquisador da Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e iniciou sua carreira independente como pesquisadora na Universidade de São Paulo.  Seus interesses científicos são as estratégias empregadas por parasitos intracelulares para obter nutrientes nas suas células hospedeiras, e subverter os mecanismos de defesa dessas células. Com isso, o objetivo principal do projeto de pesquisa que lidera é elucidar as vias e os mecanismos para a homeostase de heme e metais de transição na interface Leishmania-hospedeiro. Seu objetivo final de pesquisa é entender melhor a patogênese da Leishmania para definir melhores alvos terapêuticos para o tratamento da leishmaniose. 


  • 11/09 Museômica como chave para acessar a variação genética em roedores do novo mundo

    Palestrante: Dra. Joyce Rodrigues do Prado





    Professora Doutora da Universidade de São Paulo e Curadora da Coleção de Mamíferos do Museu de Zoologia (MZUSP). Possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, e sua linha de pesquisa é focada em integrar dados ecológicos, morfológicos e genéticos para entender processos geradores de diversidade e especiação, com ênfase em taxonomia e sistemática, biogeografia, filogeografia e história evolutiva de Mamíferos Neotropicais. 

  • 18/09 - Seleção natural e a evolução das cores: um conto sobre bicho-pau e passarinhos

    Palestrante: Dra. Clarissa Ferreira



    A Dra. Clarissa formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo em 2015, com período sanduíche pela Universidade de Sheffield no Reino Unido pelo programa Ciências sem Fronteiras. Fez doutorado na Universidade de Sheffield com uma bolsa da Royal Society of London. Sua dissertação foi focada em mecanismos epigenéticos e sua importância em processos evolutivos, envolvida também em pesquisas sobre camuflagem e suas bases genéticas. Atualmente, é pós-doc na UNIFESP-Diadema e trabalha com passarinhos e está investigando a diversificação de espécies no Cerrado e na Caatinga.


  • 25/09 Modificação genética de linfócitos para terapia do câncer

    Palestrante: Dr. Martín Bonamino



    Graduado em Ciência Biológicas - Modalidade Médica pela UFRJ com doutorado pela mesma instituição. É Pesquisador do Instituto Nacional de Câncer e Especialista da FIOCRUZ. Desenvolve projetos de imunoterapias contra o câncer e caracterização imunológica de tumores.



  • 2/10 - Aplicações de análises de transcriptômica para medicina de precisão

    Palestrante: Prof. Dra. Karina Griesi Oliveira

     

     

     



    Pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), com grande experiência em: Genética Humana, células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC), Neurociência, Biologia Celular e Molecular, Análises bioinformáticas de dados de exoma e transcriptoma e edição gênica (CRISPR). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Docente responsável pela disciplina "Células e Genes" do curso de Medicina da FICSAE. Coordenadora e docente dos cursos de pós-graduação lato sensu em Bioinformática Aplicada à Genômica Médica e Fronteiras da Neurociência do HIAE. Doutora em Genética pelo Instituto de Biociências - USP, possuindo título de Bacharelado (2005) e Licenciatura (2007) em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Tem experiência na área de Genética Humana, atuando desde 2004 em pesquisas relacionadas a Genética dos Transtornos do Espectro do Autismo e desde de 2019 em projetos relacionados a Terapia Gênica. Atualmente conduz projetos usando análise de transcriptômica para compreensão de diferentes problemas biológicos.

     


  • 09/10 - Testes de genética molecular na prática clínica.

    Palestrante: Prof. Dra. Karla Pelegrino



    MBA Executivo em Gestão de Saúde, Doutora em Ciências pelo Departamento de Doenças Infecciosas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Genética (USP). Graduada em Ciências Biológicas (USP). Profissional atuante na área da saúde, com experiência em inovação, desenvolvimento de novos produtos e análise de painéis genéticos. Com vivências em grandes centros de saúde do país. No momento, ocupa uma posição de coordenadora de laboratório no Hospital Israelita Albert Einstein. Apaixonada por ciência, em particular, pela genética.



  • 16-10 Arqueologia e Zooarqueologia na Gruta dos Fósseis, Cocalinho/MT - Restos humanos e não-humanos submersos numa gruta do cerrado brasileiro


    Palestrante: Dr. Rodrigo Elias Oliveira




    Possui graduação, mestrado e pós-doutorado em Odontologia pela Universidade de São Paulo – FOUSP; é doutor pelo Depto. de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP. Pesquisador Colaborador e um dos coordenadores do Laboratório de Arqueologia, Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) do Instituto de Biociência da USP. Responsável pela curadoria do material esquelético dos sítios Lapa do Santo (Matozinhos/MG), Caixa D'água (Buritizeiro/MG) e do Projeto “Arqueologia na Gruta dos Fósseis – Carste de Cocalinho” (MT). Áreas de Pesquisa: Antropologia Dental/Paleopatologia; Bioantropologia/Bioarqueologia, Antropologia Ambiental, Odontologia Forense e Periodontia/Prótese.


  • Mecanismos moduladores de processos neurodegenerativos na Esclerose Lateral Amiotrófica tipo 8 e Paraplegia Espástica tipo 4

    Palestrante: Dr. Danyllo de Oliveira

     

    Graduado em Ciências Biológicas pela UFPE, possui mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma Instituição. Realizou o Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo, utilizando células tronco pluripotentes induzidas como modelo para investigar mecanismos fisiopatológicos de doenças neurodegenerativas e do neurodesenvolvimento. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado junto ao Departamento de Genética e Biologia  do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, estudando mecanismos moduladores da progressão patológica da Esclerose Lateral Amiotrófica tipo 8 e Paraplegia Espástica tipo 4. 


  • 30/10- Utilizando genômica de populações para desvendar o passado de florestas Neotropicais: o que as Araucarias e os sapos nos contam sobre impacto humano e mudanças climáticas.

    Palestrante: Dr. Mariana M. Vasconcellos

     


    Mariana M. Vasconcellos é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo, onde realiza pesquisa sobre os efeitos das mudanças climáticas na demografia histórica e adaptação de sapos e lagartos da Mata Atlântica. Bióloga pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Ecologia também pela UnB e PhD em Ecologia, Evolução e Comportamento Animal pela University of Texas at Austin. Antes de retornar ao Brasil, fez um pós-doutorado na City University of New York em colaboração com o New York Botanical Garden.


  • 06/11- Reprogramação induzida: utilização na medicina translacional com enfoque na gametogênese in vitro.

    Palestrante: Profa. Dra. Fabiana Bressan


    Professora associada do Departamento de Medicina Veterinária da FZEA - Universidade de São Paulo. Livre-docente na area de Genética, Epigenética e Biotecnologia Animal. Médica Veterinária pela USP (2005) com período na Universidade de Montreal. Mestre em Medicina Veterinária (2008), Doutora em Ciências, pela USP (2013). Realizou pós-doutoramento pelo INCT em Células-tronco e Terapia Celular e na FZEA/USP com o estudo de geração in vitro de células primordiais germinativas e reprogramação epigenética. Trabalha nos temas biologia do desenvolvimento, reprogramação celular por indução gênica (células iPS), engenharia genética e epigenética, com aplicações na biotecnologia, medicina regenerativa e agropecuária.



  • 13/11- Plataformas de apoio ao sequenciamento de genomas, Tree of Sex (ToS) e Genomes on a Tree (GoaT): Como participar das iniciativas e usar as ferramentas?

    Palestrante: Dra. Cibele Sotero-Caio



    Cibele tem formação em Genética e Evolução pela UFPE e Texas Tech University e atualmente trabalha como cientista de dados no Tree of Life, Wellcome Sanger Institute, na Inglaterra. Como curadora do GoaT, parte de seu trabalho é a divulgação de como o GoaT pode ser usado para facilitar estudos sobre genômica e biologia evolutiva. Como integrante da comissão organizadora do consórcio do Tree of Sex, Cibele busca recrutar membros para o consórcio e esclarecer como