Zoologia
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento, especialmente em animais, mas também em plantas, utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.
Propiciar aos licenciandos em Biologia - a) refletir sobre a presença e uso de conceitos biológicos no cinema. b) analisar criticamente uma amostra de filmes de diferentes gêneros que contemplem questões biológicas. c) analisar o uso atual da mídia cinematográfica na Educação Básica. d) desenvolver sequências didáticas sobre conteúdos biológicos que contemplem o uso de filmes. e) elaborar material audiovisual em temas relacionados ao ensino de biologia f) reconhecer como a relação entre filmes e educação científica aparece no campo de pesquisa em Ensino de Ciências.
(1) Aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa;
(2) Aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à elaboração de atividades didáticas e de extensão na área de Zoologia.
(3) Integrar, ao ensino de Graduação do IB-USP, a pesquisa realizada na Pós-Graduação da Instituição;
(4) Promover o ensino de Zoologia e Evolução associado à implementação de estratégias de ensino/extensão que sejam efetivamente aplicadas e/ou disponibilizadas para uso externo.
Apresentar a diversidade e importância dos insetos. Discutir as principais adaptações ocorridas ao longo da história evolutiva dos insetos. Apresentar os principais caracteres morfológicos para o reconhecimento das ordens e principais famílias de insetos. Possibilitar aos alunos a observação de insetos em ambientes naturais, aquáticos e terrestres, e ensinar técnicas de coleta, preservação/acondicionamento e transporte. Estimular o uso de insetários para o ensino de Ciências e Biologia.
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir que possam: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.