Kursthemen
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Cada estudante pode ir completando o glossário ao longo do curso. Este glossário destina-se a incluir a terminologia especializada da disciplina de biologia do desenvolvimento que é útil para os alunos no curso. Um bônus será concedido aos alunos que participarem ativamente em fornecer novos conceitos e novas definições relevantes e relacionadas ao curso.
O Professor irá rever regularmente as definições e conceitos colocados pelos alunos. Além de incluir os termos aqui no glossário, deverá enviar um e-mail para o professor (fdbrown@usp.br) com os termos e definições para que seu bônus seja efetivado.
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Coloque os nomes dos três alunos do trio de seu seu projeto da disciplina neste link (INTEGRAL e NOTURNO estão em distintas abas da planilha).
Datas de entrega:
02/10 Data máxima para entrega de dois temas/perguntas dos projetos junto com os organismos de experimentação
23/10 Data máxima para entrega da proposta do mini-projeto de pesquisa (1 pag.)
11/12 Apresentações dos posters dos projetos
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Revisaremos o programa do curso e o professor explicará as atividades da disciplina e formas de avaliação. Atividade de familiarização de tópicas da disciplina (EvoDevo Parody e Construção de um projeto de biologia do desenvolvimento focado com algum animal extraordinario).
Link ao video musical de EvoDevo Parody:https://www.youtube.com/watch?v=ydqReeTV_vk
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Esse é um arquivo com todos os 'Milestones' para quem não conseguir acessar pelo site.
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Use as seguintes perguntas para dirigir o foco de sua leitura.
Para cada Milestone responda:Titulo Milestone:_______________________________________
1) Este é um avanço técnico conceitual ou experimental? Por quê?2) Qual foi a grande descoberta?
3) Qual foi a abordagem científica / experimental utilizada?
4) Qual é a contribuição potencial desta descoberta?
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Cada aluno debe escolher os Milestones que serão apresentados em 5 minutos.
Milestone 1-12 (28/08)
MIlestone 13-24 (11/09)
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Todo aluno deve incluir apenas UMA (1) entrada/questão (pode ser uma entrada/questão de um Milestone, ou pode ser uma entrada/questão que relacione mais de um Milestone), seguida da palavra de resposta. Em total, vamos ter dois jogo de palavras cruzadas com o 14 (turma Integral) ou 16 (turma noturno) questões respectivamente.
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Introdução à Biologia do Desenvolvimento: contexto histórico, conceitos e temas de estudo atuais do desenvolvimento animal.
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Capítulo 2 Biologia do Desenvolvimento Gilbert Ed. 5 (págs 35-45, em português)
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Especificação celular e diferenciação.
Do genótipo ao fenótipo: níveis de regulação da expressão gênica (aula virtual).
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Saida de campo ao CEBIMAR
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Deposite aqui seus rascunhos das ilustrações e notas dos embriões estudados na saída. Avaliação final será sobre os desenhos corrigidos numa data futura a definir.
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Linhagem germinativa: bases históricas e teóricas. Gametogênese e gonadogênese: meiose e gametas.
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Assista o vídeo do conteúdo teórica da aula aqui.
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Determinação do sexo e maturação sexual.
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Aproveite para aprender sobre evolução e desenvolvimento jogando o jogo virtual Bons de Bico, um jogo que revisita a vida de Darwin e homenageia a pesquisa vitalícia de Rosemary e Peter Grant para entender como os bicos dos tentilhões de Galápagos evoluem. Como parte desta atividade, peço sua ajuda para melhorar a atual versão de teste do jogo respondendo ao link "Dê sua opinião sobre o jogo! (Feedback)" no site.
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Fertilização/Divisão celular e clivagem.
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Polaridade e Gastrulação: eixos embrionários, organizador, e folhetos germinativos em animais.
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WormBook is a comprehensive, open-access collection of original, peer-reviewed chapters covering topics related to the biology of Caenorhabditis elegans and other nematodes. Wormbook also contains: WormMethods, a collection of protocols for nematode researchers; WormHistory, personal perspectives on C. elegans research; and the Worm Breeder's Gazette, an informal, non-refereed, biannual newsletter for the interchange of ideas and information related to C. elegans and other nematodes.
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A database featuring behavioral and structural anatomy of Caenorhabditis elegans and other nematodes
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ADIADA PARA O DIA 02/11!!! Data máxima para entrega das propostas dos mini-projetos de pesquisa (1 pag. por projeto). Lembre-se que cada grupo deve entregar dois mini-projetos, com o plano A e o plano B de pesquisa. Basta que apenas um membro do grupo deposite a tarefa.
O mini-projeto deve ser de máximo uma (1) página e deve conter:
a) pergunta (opcional) e hipótese
b) metodologia proposta deve incluir o desenho experimental e analise
c) resultados esperados
*referencias, figuras/esquemas/fluxogramas não contam no limite de uma página.
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ADIADA PARA O DIA 02/11!!! Data máxima para entrega das propostas dos mini-projetos de pesquisa (1 pag. por projeto). Lembre-se que cada grupo deve entregar dois mini-projetos, com o plano A e o plano B de pesquisa. Basta que apenas um membro do grupo deposite a tarefa.
O mini-projeto deve ser de máximo uma (1) página e deve conter:
a) pergunta (opcional) e hipótese
b) metodologia proposta deve incluir o desenho experimental e analise
c) resultados esperados
*referencias, figuras/esquemas/fluxogramas não contam no limite de uma página.
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Deposite aqui as respostas para a prática de Introdução ao modelo C.elegans (temas: determinação do sexo, clivagem, e gastrulação).
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Neurulação e crista neural
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Coloque aqui o pdf com as tabelas e os dados coletados. Não esqueça colocar os nomes dos membros de seu grupo.
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Formação de tecidos: desenvolvimento de membros
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Deposite aqui um pdf com TODOS seus dados coletados nas tabelas, assim como TODAS as figuras e perguntas preenchidas. Coloquem novamente seus nomes com a data de hoje, de lado dos nomes dos participantes da aula anterior.
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Deposite aqui suas ilustrações corrigidas dos embriões estudados na saída.
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Envelhecimento
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Veia o TED Talk da Cynthia Kenyon onde ela explica os avances na biologia do desenvolvimento do envelhecimento. Se precisar, pode colocar subtítulos em portugués.
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Coloque aqui o pdf com as respostas do protocolo em pdf da prática. Coloque seu nome nesta Tarefa, apenas se participou da aula no dia 4/12 (coleta de dados finais dos vermes velhas, análises e respostas).
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Prova Parcial II
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Apresentações Mini-projetos.
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Por favor, coloque seu pôster aqui (como pdf).
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Formulário de avaliação das apresentações dos projetos de pesquisa. Todos os alunos devem baixar o formulário. Nele estão descritos os critérios que serão avaliados pelos professores em cada uma das apresentações. Durante as apresentações, todos os alunos irão avaliar aos seus pares usando os mesmo critérios de avaliação dos professores que estão no formulário. Ao final de todas as apresentações, os formulários preenchidos pelos alunos que avaliaram seu colegas devem ser depositados na pasta correspondente aqui no Moodle.