Programação

  • Aula 22/3

    Atividades pré-AULA:

                             Leitura Capítulos 2 e 3 (Bases cromossômicas da hereditariedade; O genoma humano: estrutura e função dos genes e cromossomos) Genética Médica, Thompson&Thompson;

                Questionário “Revisão Genética”: https://forms.gle/LmRMiU6ipCSkJiXF9

    Aula:

    a.       Apresentação do curso – filme ;

    b.       Questionário “GATCA: Fato ou Ficção?”: https://forms.gle/iM5VZKu9X37yEruX9

    c.       Estudo dirigido em sala [2]: REVISÃO DE GENÉTICA MOLECULAR/CROMOSSOMOS;

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. entender os conceitos de genoma; cromossomo; gene; alelo e DNA;

                            2. rever divisão celular – mitose e meiose;

                            3. entender a segregação de cromossomos/genes/alelos durante divisões celulares.                         

    Recursos:

                Textos: Capítulos 2 e 3 

    ATIVIDADE PÓS-AULA:

    (5-10min) Responda de novo o questionário sobre genética: https://forms.gle/ukPh4Bd4uM48DCVv8

    (10min) Fazer atividade sobre alelos e sistema AB0: https://forms.gle/fwmF1fCMtQAdLU7k8


        




  • Aula 29/3

    Objetivos de aprendizado:

                  1. Identificar padrões de herança Mendeliana e calcular riscos de recorrência;

                  2. Relacionar alelo com alteração no DNA;

    Recursos:

                Textos: Padrões de herança monogênica (pular a parte de herança ligada ao sexo);

    Atividade pré-AULA 2:

                Ler Capítulo Herança Monogênica                       

    Atividades AULA 2:            

                Estudo dirigido HERANÇA MENDELIANA


  • Aula 12/4

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Entender que herança Mendeliana clássica não explica tudo;

                            2. Conhecer o genoma mitocondrial;

                Avançados:

                            1. Compreender os conceitos de mutação nova;  penetrância incompleta;  heterogeneidade genética; variabilidade clínica; mosaicismo; herança mitocondrial.

    Recursos:

                Texto: Padrões de herança monogênica (pular a parte de herança ligada ao sexo);

                Texto: “Acondroplasia – Viver num mundo de gigantes.” (http://www.eurordis.org/pt-pt/content/acondroplasia-viver-num-mundo-de-gigantes).

                Aula vídeo Fatores Complicadores: https://youtu.be/j9PnVznDuUw

    Atividade pré-AULA 3:

                Leitura dos textos;

                Questionário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5juI2Qqj44eSJmVdeewthe3F28lA8wrUARzvHtoEpohhfFw/viewform?usp=sf_link

    Atividades AULA 3:  

                Desafios: FATORES COMPLICADORES;


    • Arquivo com os desafios - será utilizado em várias aulas!

    • Conceitos importantes:

      PENETRÂNCIA INCOMPLETA

      MUTAÇÃO NOVA

      MOSAICISMO GERMINATIVO

      HETEROGENEIDADE/VARIABILIDADE CLÍNICA

      HETEROGENEIDADE GENÉTICA (OU DE LOCUS)

      HETEROGENEIDADE ALÉLICA

      HERANÇA MITOCONDRIAL

      AO FIM DA AULA RESPONDA NOVAMENTE AQUELE QUESTIONÁRIO, MAS A PARTIR DESTE NOVO LINK: https://forms.gle/xN8c1GinZ5GEauhm9

  • Aula 19/4

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Entender que características contínuas não se explicam com modelo de um só gene;

                            2. Entender consequências de alterações no DNA;

                            3. Entender que características comuns são determinadas pelos genes e o meio ambiente;

                Avançados:

                            1. Interpretar resultados de estudos de concordância entre gêmeos para avaliar o componente genético de diferentes doenças/características;

                            2. Entender o modelo poligênico para características comuns;

                            3. Aplicar esse modelo para doenças comuns – entender o conceito de limiar;

                            4. Saber como estimar risco de recorrência de doenças comuns;

    Recursos:

                Texto: HerancaMultifatorial;

                https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/esforco-de-200-cientistas-no-mundo-inteiro-cria-mapa-genetico-da-depressao.ghtml

                https://setorsaude.com.br/afinal-o-alzheimer-e-hereditario/

                Site: https://www.genome.gov/Health/Genomics-and-Medicine/Polygenic-risk-scores

    Atividade pré-AULA 4:

                Leitura dos textos (livro e sites);

                Responder questionário https://forms.gle/PWJLt7zVh6aFEaZR6

    Atividades AULA 4: 

                Desafios: MULTIFATORIAL;

                Estudo dirigido: ALZHEIMER (pular Parte III e Parte IV – fazer Parte V);

    Vídeo sobre Alzheimer (com legenda em portugês):

    https://www.youtube.com/watch?v=v5gdH_Hydes

        RESPONDER NOVAMENTE O QUESTIONÁRIOhttps://forms.gle/PEm2jghEPo3AFgXDA



  • Aula 26/4

    AULA 5

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos: 

                            1. Entender a relação entre cromossomos e genes;

                            2. Entender como cromossomos segregam durante a formação de gametas (meiose);

                            3. Entender a resolução da análise de cariótipo convencional (que tamanho de alteração de DNA ele detecta),

                            4. Entender a importância clínica das alterações cromossômicas;

                            5. Saber as aneuploidias compatíveis com a vida;

                            6. Entender a diferença entre alterações balanceadas e não balanceadas;

                            7. Entender os riscos de recorrência associados a alterações cromossômicas,

                            8. Saber quando é indicada a análise cromossômica (cariótipo).

                Avançados:

                            1. Entender a metodologia molecular (arrays) de cariotipagem e sua vantagem sobre o cariótipo convencional;

     

    Recursos:

                Texto: os dois textos sobre Cromossomos;

                

     

    Atividade pré-AULA 5:

                Leitura dos textos (livro e sites);

                Responder questionário https://forms.gle/1479cy4V6YHTGs4J8

    Atividades AULA 5:   

                 Desafios: ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS AUTOSSOMOS;

    Atividade pós-AULA 5:

    Responder questionário: https://forms.gle/JTUUJhzZTCh4qGCE6



  • Aula 3/5

    AULA 6

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos: 

                            1. Entender os diferentes níveis de diferenciação sexual;

                            2. Entender o papel dos cromossomos sexuais na determinação do sexo;

                            3. Conhecer as aneuploidias dos cromossomos sexuais;

                            4. Entender a inativação do cromossomo X e suas consequências clínicas;

                            5. Entender as consequências de translocações que envolvam o cromossomo X;

                            6. Entender os riscos de recorrência associados a alterações cromossômicas,

                            7. Saber quando é indicada a análise cromossômica (cariótipo).

     

    Recursos:

                Textos: 

                            “Autossomos e cromossomos sexuais” a partir da página 145;

                            “Diferenciação sexual – Paulo Otto e Frota Pessoa”;

                Youtube (legenda em português): https://youtu.be/BD6h-wDj7bw

     

    Atividade pré-AULA 6:

                Leitura dos textos e assistir vídeo;

                Responder questionário https://forms.gle/DUzcgq4JC95knxUr6

    Atividades AULA 6:   

                Desafios: ALTERAÇÕES CROMOSSÔMOS SEXUAIS;

    Atividade pós-AULA 6:

    Responder de novo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSev-7Q6oFrUQVXT-NeDFmvUx0u_8kesyGkIgoGDbuaveaiAUw/viewform?usp=sf_link           

      Assistir ao vídeo Array CGH https://youtu.be/O6x0FbyHmys e responder o questionário https://forms.gle/Bf69SgPi99MVZfV58


  • 10/5: PROVA 1.

  • Aula 17/5

    AULA 7

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos: 

                            1. Entender como mutações em diferentes genes alteram vias metabólicas;

                            2. Entender a triagem neonatal (teste do pezinho);

    Recursos:

                Textos: 

                            “Base Molecular e Bioquímica das Doenças Genéticas” (pular Distúrbios de repetição de trincas, e Doenças Farmacogenéticas);

                            Teste do pezinho: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51078-6-de-junho-dia-nacional-do-teste-do-pezinho

                Netflix: Série “Diagnóstico”, 1º episódio “Trabalho de detetive”.

                Video-aula "Consequências das mutações":  https://youtu.be/qWsS4LwKU4U

    Atividade pré-AULA 7:

                Nenhuma! :)

    Atividades AULA 7:   

                Consultando o texto “Base Molecular e Bioquímica das Doenças Genéticas”, responder questionário https://forms.gle/w6aMAoJzpQrTNCE88 ;

                Netflix: Série “Diagnóstico”, 1º episódio “Trabalho de detetive”.

                Desafios: TRIAGEM NEONATAL;

    Atividade pós-AULA 7:

                Pesquise sobre novos testes de triagem neonatal em https://testedabochechinha.com.br/o-teste-da-bochechinha/

                Responda o questionário https://forms.gle/TcbK1MWiTHjAnc3QA

                Estudo dirigido: FENILCETONÚRIA.


  • Aula 24/5

    AULA 8

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Conhecer o conjunto das distrofias musculares;

                            2. Entender como a heterogeneidade genética e alélica, e mutações novas devem ser levadas em conta no diagnóstico e aconselhamento genético;

    Recursos:

                Textos:

                            “Distrofias musculares progressivas" (abaixo)

                Youtube (legenda em português):

               

    Atividade pré-AULA 8:

                Leitura dos textos e assistir vídeo;

                Responder questionário https://forms.gle/KK2qTRULgteQCXMv7

    Atividades AULA 8:  

                Discussão sobre o estudo dirigido Fenilcetonúria,

                Desafios: distrofias musculares (no fim do capítulo);

    Atividade pós-AULA 8:

                 Assistir o vídeo: 

                 Ler resumo do trabalho sobre gêmeos.

                 Responder o questionário https://forms.gle/6PRA56YGTdgJF3TZ9

          


  • Aula 31/5

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Reconhecer as causas genéticas da deficiência mental moderada-profunda;

                            2. Conhecer a síndrome do X-frágil e sua forma de herança;

                            3. Entender as mutações dinâmicas e o fenômeno de antecipação clínica.

    Recursos:

                Textos:

                            “RetardoMentalSídromeXFrágil”

                            “Bases Moleculares e Bioquímicas das doenças genéticas” (páginas 209, Distúrbios de Poliglutamina, a 214, Ataxia de Friederich)       

                               VÍDEO AULA DEFICIÊNCIA MENTAL/SXF: https://youtu.be/z4QO5OzJN2U

    Atividade pré-AULA 9:

                Leitura dos textos;

                Responder questionário https://forms.gle/wPxngYDXVxAcDy9K8

    Atividades AULA 9:  

                Desafios no fim do capítulo RetardoMentalXFrágil”

    Atividade pós-AULA 9:

                Responda o questionário https://forms.gle/DARnQWEbjmWTDf6z9


  • Aula 7/6

    AULA 10

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Entender as diferentes opções de testes genéticos e quando solicita-los;

                            2. Saber interpretar o resultado de um teste genético;

                            3. Entender as diferentes formas de diagnóstico pré-natal: quando são indicadas, vantagens e riscos de cada;

    Recursos:

                Sites:

                            http://laboratorio.genoma.ib.usp.br/

                            https://www.omim.org/

                            http://mendelics.com

                  Textos:

                            Leitura: Diagnóstico pré-natal;

    Atividade pré-AULA 10:

                Ler o texto.

                Assistir o vídeo https://youtu.be/gg_DxqfSU3I

    Atividades AULA 10:

                Estudo dirigido: Laudo de Exame Molecular;

                Desafio: Diagnóstico pré-natal;

                Final do estudo dirigido sobre Alzheimer.




  • Aula 14/6

    AULA 11

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Entender o que são agentes teratogênicos e como eles agem;

                            2. Conhecer como variantes genéticas influenciam a resposta a medicamentos.

                            3. Conhecer as diferentes estratégias terapêuticas para doenças Mendelianas.

    Recursos:

                Textos:

                            Farmacogenética;

                            Farmacogenética_Jorde;

                            Video:

                            Teratologia;

    Atividade pré-AULA 11:

                Ler os textos e assistir o vídeo.

                Responder o questionário https://forms.gle/Lu3vFaSN4RQMQZyA6

    Atividades AULA 11:

                Discutir desafios sobre Diagnóstico pré-natal.

                Desafios: Teratologia; Farmacogenética;



  • Aula 21/6

    AULA 13

    Objetivos de aprendizado:

                Básicos:

                            1. Entender o que é o câncer e suas diferentes fases;

                            2. Entender os fatores/genes que controlam a divisão celular;

                            3. Conhecer as diferentes classes de genes envolvidos no câncer;

                            4. Diferenciar câncer hereditário de esporádico;

    Recursos:

                Textos:

                            Leitura: GeneticaCancerJorde;

                            Vídeo aula: http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=6779

                            Vídeos (em inglês... ): (esta é a parte 1 – se gostar assista as outras também).

    Atividade pré-AULA 13:

                Ler o texto e assistir o vídeo aula (quem conseguir, assista tb os vídeos em inglês).

                Responder o questionário: https://forms.gle/bVPGiPMS5q8dstna9

    Atividades AULA 13:

                Desafios: Genética do câncer;

                Estudo dirigido: Câncer de cólon.



  • 28/6 PROVA_2