Programação
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BIO0230 Genética e Evolução
Ciências Biomédicas 2023/2º semestre
Horário:
Aulas: Terças-feiras, das 14h às 18h
Quintas-feiras, das 8h às 12h
Local:
Primeira aula: Anfiteatro II do Edifício Félix Rawitcher, também conhecido como "Minas II", no Instituto de Biociências da USP.
Professores:
Maria Vibranovski (MV)
Maria Mercedes Martinez Okumura (MM)
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Programa da Disciplina (sujeito a modificações futuras)
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Escolha aqui seu grupo. São seis grupos limitados no máximo a 8 pessoas.
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Introdução ao curso.
Encontro 9:00 Minas II, café da manha compartilhado (traga algo se quiser)
Visita ao Jardim da Botânica e atividades
Olá a todos!
Gostaria de agradecer imensamente pela interação durante nossa primeira aula. Foi um prazer imenso conhecê-los.
Segue algumas fotos do nosso encontro. Peço encarecidamente que respeitem a privacidade e não compartilhem essas imagens. Elas são apenas para que possamos relembrar esse momento especial.
Obrigado pela compreensão e até nosso próximo encontro!
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Olá a todos!
Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Herança Mendeliana I". Às 14:00, estarei no Minas I - LIPED, consegui esta sala que é bem melhor para nossa atividade!
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula sobre "Herança Mendeliana I", peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam aos vídeos:
(36 min 38 seg)
(24 min 58 seg)
Esses vídeos irão introduzir e aprofundar o tema que será abordado, facilitando o entendimento durante a aula.
Façam o exercício disponível no Google Drive:
- Exercício 3-1 - Herança Mendeliana
O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto.
Leiam a atividade descrita no arquivo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.
Material Adicional (Opcional): Também disponibilizo um material adicional de leitura, que, embora não seja obrigatório, irá enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre o tema:
Agradeço desde já pelo empenho e dedicação de todos. Juntos, faremos dessa aula um espaço de aprendizado produtivo e esclarecedor.
Até breve!
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Essa tradução em português foi feita pala Profa. Maria Augusta Querubim Pereira e trata-se da parte "clássica" do artigo de Mendel de 1865 onde são apresentada as suas duas leis.
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Essa é a tradução da segunda parte do artigo de Mendel de 1865, traduzida pelos Professores Sabine Eggers e Sergio Russo Matioli a partir do artigo original em alemão e da tradução em inglês. Essa parte trata de situações mais complexas, onde a aplicação das leis de Mendel não é trivial.
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Olá a todos!
Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Herança Mendeliana II". Às 9:00, estarei na sala Multimídia 1 no centro didático da bio (aquele prédio azul que apontei na primeira aula).
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula sobre "Herança Mendeliana II", peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam ao vídeo:
Esses vídeos irão introduzir e aprofundar o tema que será abordado, facilitando o entendimento durante a aula.
Façam o exercício disponível no Google Drive:
- Exercício 3-2 - Herança Mendeliana
O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto.
Leiam a atividade descrita no arquivo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. Tentem acessar o site onde será feita a atividade - https://sciencecourseware.org/FlyLabJS/
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Olá a todos!
O tema de hoje é "Mitose e Meiose". Às 14:00, estarei na sala Minas 1 Liped .
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam aos vídeos:
(~20 minutos)
(em inglês). Menos de 2 minutos.
É possível criar legendas automáticas em português.
2. Façam o exercício disponível no Google Drive
Exercício 4 - Mitose e Meiose
O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto
3. Leiam a atividade descrita no arquivo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.
Até terça, espero vocês!-
Arquivo em powerpoint (ou apresentação Google) para ser editado
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Olá a todos!
O tema de hoje é "Cromossomos Humanos: alterações numéricas e estruturais". Às 9:30, estarei na sala Minas 2 .
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam aos vídeos:
(~33 minutos)
(~25 min)
(26m16s)
2. Leiam os estudos dirigidos abaixo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.
Até terça, espero vocês!-
Figuras capturadas do video da aula
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Olá a todos!
Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Padrões não clássicos de herança / Relação entre Biologia Molecular e Herança Mendeliana".
Às 14:00, estarei no Minas I - LIPED, consegui esta sala que é bem melhor para nossa atividade!
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam aos vídeos:
ATENÇÃO: video-aulas mais extensas que o normal.
vídeo-aula 1: (18h27)
vídeo-aula 2: (1h03)
2. Leiam o estudo dirigido abaixo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.
Até terça, espero vocês!-
Extensões das leis de Mendel
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Olá a todos!
Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Fatores complicadores".
Às 9:00, estarei no Minas II.
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam aos vídeos:
vídeo-aula 3:(1h07)
2. Leiam o estudo dirigido abaixo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.
Até quinta, espero vocês! -
Olá a todos!
O tema de hoje é "Mapeamento genético".
Às 14:00, estarei na sala Multimídia 1 no centro didático da bio (aquele prédio azul que apontei na primeira aula).Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
Assistam ao vídeo:
vídeo-aula (32 min.)
Esse vídeo irá introduzir e aprofundar o tema que será abordado, facilitando o entendimento durante a aula.
Façam o exercício disponível no Google Drive:
- Exercício 6 - Mapeamento
O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto.
Leiam a atividade descrita no arquivo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. Tentem acessar o site onde será feita a atividade - https://sciencecourseware.org/FlyLabJS/
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Atividade com o portal FlyLab
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Planilha em Excel para Qui-quadrado para dois pares observado-esperado
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Olá a todos!
Hoje será aula de revisão antes da Prova 1 (P1)
Às 9:30, estarei no Minas II.
Tragam suas dúvidas. Por favor, revisem o material do curso e tentem fazer as provas dos anos passados.
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Primeira avaliação (P1)
Avaliação escrita presencial, com duração de 3h00 a partir das 14h00 no Minas II.
Tragam calculadora. Não será permetido uso de celulares ou outros aparelhos eletrônicos com internet.
A prova será com consulta. Você poderá trazer suas anotações, livros, cadernos. Somente consulta física, não será permitido consulta em computador, celular ou tablet.
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Inativação do Cromossomo X e modificações epigenéticas
vídeo-aula 1 (27 min)
vídeo-aula 2 (39 min)
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Inativação do cromossomo X e "imprinting"
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Inativação do cromossomo X
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Modificações epigenéticas
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Olas,
Esperamos que todos estejam bem e ansiosos para retomar nossas atividades acadêmicas após o período de greve. Como parte de nosso compromisso com o seu aprendizado e crescimento, estamos empolgados em anunciar uma oportunidade única para revisar e aprender com suas provas.
Correção Interativa da Prova: Aprenda com seus Erros!
Acreditamos que aprender com os erros é uma parte essencial de seu desenvolvimento acadêmico, e é por isso que estamos introduzindo a "Correção Interativa da Prova". Esta estratégia didática proporcionará a vocês a chance de revisitar sua prova e fazer sua própria correção com base no gabarito. Desta forma, esta tarefa é opcional. Aqui está como funciona:
Revisão Pessoal: Você terá a oportunidade de analisar sua prova e comparar suas respostas com o gabarito fornecido.
Autoavaliação: Com base em sua revisão pessoal, você atribuirá uma nota a si mesmo para a sua prova corrigida.
Bônus de Nota: Se a nota que você der a si mesmo estiver dentro de 5% de diferença da nota original dada pela professora, você receberá um bônus de 0,5 pontos em sua nota final da P1. Se a diferença for de 10%, você receberá um bônus de 0,25 pontos.
Isso significa que não apenas incentivamos a autocrítica, mas também valorizamos a reflexão e o aprendizado a partir dos erros. Esta é uma oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades e entender melhor os conceitos abordados na prova.
Data e Prazo:
A janela para realizar a correção interativa de prova será de 17 a 19 de outubro. Certifique-se de participar ativamente e tirar o máximo proveito desta oportunidade.
Retirada da Xerox da Prova e Entrega:
A xerox da prova estará disponível para retirada no dia 17-10, de meio dia às 13:00, com o Eduardo na sala Minas II. Lembre-se de que a correção, ou seja, a xerox da prova com anotações, caso queira fazer, e a nota, deverão ser entregues na aula do dia 19-10.
É importante ressaltar que será possível a retirada da prova de outra pessoa, desde que seja acordado com a pessoa em questão. Ambos deverão assinar uma lista de que a prova foi retirada, garantindo a transparência e responsabilidade nesta troca.
Estamos ansiosos para vê-los de volta à sala de aula e, juntos, continuarmos nossa jornada de aprendizado.
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Olás! Estamos de volta :)
O tema de hoje é "Herança quantitativa". Às 9:00, estarei na sala Minas II .
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam os vídeosvídeo-aula 1 (~29 min.)
vídeo-aula 2 (~20 min.)
2. Façam o exercício disponível no Google Drive
Exercício 7 - Herança Quantitativa
O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto
3. Leiam a atividade descrita nos arquivos dentro da pasta "Atividade de Herança quantitativa" abaixo:
Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.
Até terça, espero vocês! -
Olá a todos!
O tema de hoje é "Aconselhamento Genético/Diagnóstico Pré-Natal/ Possibilidades Terapêuticas". Teremos a honra aula ser ministrada pela professora Maria Rita Passos-Bueno, especialista na área.
A aula começará às 14:00, no Minas I (LIPED).
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Leiam o a literatura recomendadaCap. 7: Ler até o topico Relação entre mutação nova e valor adaptativo em distúrbios ligados ao X (não ler deste tópico em diante)Cap. 11: Ler até o topico "As hemoglobinas" (não ler deste tópico em diante)Cap. 12: Ler os seguintes tópicos: Defeitos de transporte-Fibrose Cística; Defeitos de Proteinas Estruturais -Distrofia muscular de Duchenne.
2. Leiam a atividade abaixo. As atividades serão feitas de acordo com os grupos dos projetos. Por isso, por favor, se organizem nas mesas de acordo com os grupos.
Após a aula da Profa. Maria Rita, eu estarei na sala para tirar dúvidas sobre os projetos. -
Olá a todos!
O tema de hoje é "Abordagens integrativas para se estudar doenças de herança complexa".
Teremos uma convidada, Camila Martins, ex aluna da Biomédicas que já foi monitora desta disciplina e preparou uma tarefa de genômica para trabalhar com vocês.
A aula começará às 9:00, na sala Multimídia do Centro didático.
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Leiam o a literatura recomendada - Cap 15
2. Assistam o video aula
vídeo-aula (58 minutos) :3. Assistam o vídeo aula preparatório da atividade
(44 min)
4. Leiam a Ativididade
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Olas,
hoje a aula será com a Prof. Mercedes Okumura, especialista em evolução humana.
A Aula começará as 14:00 no auditório 2 do centro didático. Por favor, venham prestigiar a professora convidada. Uma oportunidade única.
segue abaixo os slides da aula.
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Olá a todos!
O tema de hoje é "Evolução, Genética e câncer".
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam os video-aulasVídeo-aulas da Profa. Dra. Ana Cristina Victorino Krepischi usadas em 2021
vídeo-aula 1. 25 min.
vídeo-aula 2. 28 min.
vídeo-aula 3. 24 min.
2. Facam o Exercício 8 - Bases genéticas do câncer e predisposição a câncer, enviado por google forms.
3. Leia a P2
Na aula de hoje entregarei as notas da P1 e explicarei a P2.
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Olas,
hoje a aula começará as 9:30 no Minas II.
Nesta aula, você poderá pedir revisão de prova pessoalmente ou por email.
Também teremos horários disponível para tirar dúvidas da P2 (9:30-10:30).
Caso vocês queiram, também poderemos tirar dúvidas sobre o projeto final (11:00-12:00).
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Olá a todos!
O tema de hoje é "Evolução: Conceitos Básicos e forças evolutivas". A aula começará as 14:00 no LIPED (MinasI).
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam os video-aulasvídeo-aula 1 (~21 min.)
vídeo-aula 2 (~33 min)
Dica de filme (opcional)
2. Facam o Exercício 9. Conceitos Básicos em Evolução, enviado por google forms.
3. Leiam a Ativididade
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Olas,
hoje a aula de "Adaptações e Genética de Populações: Seleção" será com o Prof. Diogo Meyer, especialista em genética de populações humanas.
A Aula começará as 9:00 na sala Multimídia I do centro didático. Por favor, venham prestigiar o professor convidado. Uma oportunidade única.
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam as video-aulas
Adaptação
vídeo-aula (~42 min.)
Genética de populações
vídeo-aula (~41 minutos)2. Facam o Exercício 10 - Adaptação e Seleção Natural, enviado por google forms.
3. Leiam o arquivo pdf e olhem o arquivo excel para a prática em sala de aula.
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Figuras da aula em pdf
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Figuras da aula de seleção natural
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Olas,
hoje a aula de "Deriva Genética" começará as 14:00 na sala Liped (Minas 1)
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam as video-aulasVídeo-aula: (~21 minutos)
2. Facam o Exercício 11. Deriva Gênica, enviado por google forms.
3. Leiam o arquivo pdf para a prática em sala de aula.
Apostila de Genética de Populações aqui.
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Olas,
hoje a aula de "Genética de populações: Teste de equilíbrio de Hardy-Weinberg"
e começará as 9:30 na sala Minas 2.Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam as video-aulasvídeo-aula (~ 27 minutos)
vídeos opcionais:
Teste de Qui-quadrado. Noções básicas
Distribuição de Qui-quadrado. Vídeo 1
Distribuição de Qui-quadrado. Tabelas. Vídeo 2
Distribuição de Qui-quadrado. Com Excel. Vídeo 3
Calculadora de distribuição de Qui-quadrado online
(Calculadora incrivelmente precisa!)
2. Leia o estudo dirigido a ser feito na sala -
Olas,
hoje a aula de "Endogamia e Heterose"
e começará as 14:00 na sala Minas 2.Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam as video-aulas
Endogamia e heteroseVídeo- aula (~21 min.):
Beiguelman, B. O efeito da consanguinidade. IN: Genética de populações humanas.
Número especial da revista "Genética na escola" sobre evolução.
2. Leia o estudos dirigido a ser feito na sala
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Uma apostila de Genética de populações
Material que começou a ser escrito pelo Prof. Luiz Edmundo de Magalhães, que depois incorporou adições da Profa. Maria Lúcia Benozzatti, do Prof Paulo Alberto Otto, do Prof. Sergio R. Matioli e da Profa. Flora Maria de Campos Fernandes.
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Olas,
hoje a aula de "Filogenia, Classificação e Evolução Molecular"
e começará as 9:30 na sala Minas 2.Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam as video-aulasvídeo-aula 1 (~31 min.)
vídeo-aula 2 (~23 min)
Textos sobre evolução molecular e filogenias:
2. Leia a ativida a ser feita na sala
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Apresentação de Projetos e Dúvidas da P3
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Terceira avaliação (P3)
A avaliação será escrita e presencial a partir das 9h00 no Minas II, com duração de 3h00.
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Prova substitutiva e recuperação
Destinada àqueles que não compareceram a alguma das provas anteriores ou não atingiram a média 5,0, mas que tenham média maior que 3,0.
Ela NÃO poderá ser realizada por quem pretende aumentar a média daqueles aprovados.
Boas férias aos aprovados.