Programação

  •          BIO0230       Genética e Evolução

              

             Ciências Biomédicas 2023/2º semestre


    Horário:

    Aulas:              Terças-feiras, das 14h às 18h

                          Quintas-feiras, das 8h às 12h

    Local:

    Primeira aula: Anfiteatro II do Edifício Félix Rawitcher, também conhecido como "Minas II", no Instituto de Biociências da USP.


    Professores: 

    Maria Vibranovski (MV)

    Maria Mercedes Martinez Okumura (MM)



  • Aula 1: 10/08 (Quinta) MV

    Introdução ao curso.

    Encontro 9:00 Minas II, café da manha compartilhado (traga algo se quiser)

    Visita ao Jardim da Botânica e atividades

    Olá a todos!

    Gostaria de agradecer imensamente pela interação durante nossa primeira aula. Foi um prazer imenso conhecê-los.

    Segue algumas fotos do nosso encontro. Peço encarecidamente que respeitem a privacidade e não compartilhem essas imagens. Elas são apenas para que possamos relembrar esse momento especial.

    Obrigado pela compreensão e até nosso próximo encontro!


    Atividade no fitotério

    Cafe da manha 1

    Cafe da manha 2

  • Aula 2: 15/08 (Terça) MV

    Olá a todos!

    Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Herança Mendeliana I". Às 14:00, estarei no Minas I - LIPED, consegui esta sala que é bem melhor para nossa atividade!

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula sobre "Herança Mendeliana I", peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam aos vídeos:

      • (36 min 38 seg) 

      • (24 min 58 seg)

      Esses vídeos irão introduzir e aprofundar o tema que será abordado, facilitando o entendimento durante a aula.

    2. Façam o exercício disponível no Google Drive:

      • Exercício 3-1 - Herança Mendeliana

      O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto.

    3. Leiam a atividade descrita no arquivo

      Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa.

    Material Adicional (Opcional): Também disponibilizo um material adicional de leitura, que, embora não seja obrigatório, irá enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre o tema:

    Agradeço desde já pelo empenho e dedicação de todos. Juntos, faremos dessa aula um espaço de aprendizado produtivo e esclarecedor.

    Até breve!


  • Aula 3: 17/08 (Quinta) MV

    Olá a todos!

    Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Herança Mendeliana II". Às 9:00, estarei na sala Multimídia 1  no centro didático da bio (aquele prédio azul que apontei na primeira aula).

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula sobre "Herança Mendeliana II", peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam ao vídeo:


    1. Esses vídeos irão introduzir e aprofundar o tema que será abordado, facilitando o entendimento durante a aula.

    2. Façam o exercício disponível no Google Drive:

      • Exercício 3-2 - Herança Mendeliana

      O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto.

    3. Leiam a atividade descrita no arquivo

      Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. Tentem acessar o site onde será feita a atividade - https://sciencecourseware.org/FlyLabJS/

    Até quinta, espero vocês!


  • Aula 4: 22/08 (Terça) MV

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Mitose e Meiose". Às 14:00, estarei na sala Minas 1 Liped .

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam aos vídeos:



    (~20 minutos)

    (em inglês). Menos de 2 minutos.

    É possível criar legendas automáticas em português.

       2. Façam o exercício disponível no Google Drive

           Exercício 4 - Mitose e Meiose

          O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto

        3. Leiam a atividade descrita no arquivo

           Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. 

    Até terça, espero vocês!




  • Aula 5: 24/08 (Quinta) MV

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Cromossomos Humanos: alterações numéricas e estruturais". Às 9:30, estarei na sala Minas 2 .

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam aos vídeos:



    (~33 minutos)

    https://youtu.be/BjDpZ7uAFWI

    (~25 min)


    (26m16s)

    2. Leiam os estudos dirigidos abaixo: 

           Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. 

    Até terça, espero vocês!

  • Aula 6: 29/08 (terça) MV

    Olá a todos!

    Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Padrões não clássicos de herança / Relação entre Biologia Molecular e Herança Mendeliana". 

    Às 14:00, estarei no Minas I - LIPED, consegui esta sala que é bem melhor para nossa atividade!

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam aos vídeos:

    ATENÇÃO: video-aulas mais extensas que o normal.

    vídeo-aula 1: (18h27)


    vídeo-aula 2: (1h03)

    2. Leiam o estudo dirigido abaixo: 

           Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. 

    Até terça, espero vocês!

  • Aula 7: 31/08 (quinta) MV

     

    Olá a todos!

    Estamos entrando em nossa segunda aula e o tema de hoje é "Fatores complicadores". 

    Às 9:00, estarei no Minas II.

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam aos vídeos:

    vídeo-aula 3:(1h07)

    2. Leiam o estudo dirigido abaixo: 

           Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. 

    Até quinta, espero vocês!

  • Aula 8: 12/09 (Terça) MV

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Mapeamento genético".

    Às 14:00, estarei na sala Multimídia 1  no centro didático da bio (aquele prédio azul que apontei na primeira aula).

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam ao vídeo:

    vídeo-aula (32 min.)

    Esse vídeo irá introduzir e aprofundar o tema que será abordado, facilitando o entendimento durante a aula.

    1. Façam o exercício disponível no Google Drive:

      • Exercício 6 - Mapeamento

      O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto.

    2. Leiam a atividade descrita no arquivo

      Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. Tentem acessar o site onde será feita a atividade - https://sciencecourseware.org/FlyLabJS/

    Até terça, espero vocês!

  • Aula 9: Quinta 14/09 MV

    Olá a todos!

    Hoje será aula de revisão antes da Prova 1 (P1)

    Às 9:30, estarei no Minas II.

    Tragam suas dúvidas. Por favor, revisem o material do curso e tentem fazer as provas dos anos passados.


  • Aula 10: 19/09 (Terça) MV

    Primeira avaliação (P1)

    Avaliação escrita presencial, com duração de 3h00 a partir das 14h00 no Minas II.

    Tragam calculadora. Não será permetido uso de celulares ou outros aparelhos eletrônicos com internet. 

    A prova será com consulta. Você poderá trazer suas anotações, livros, cadernos. Somente consulta física, não será permitido consulta em computador, celular ou tablet.


  • Aula 11: 21/09 (Quinta) MV - estudo dirigido

    Inativação do Cromossomo X e modificações epigenéticas

    vídeo-aula 1 (27 min)


    vídeo-aula 2 (39 min)




  • Aula 12: 17/10 (Terça) MV

    Olas, 

    Esperamos que todos estejam bem e ansiosos para retomar nossas atividades acadêmicas após o período de greve. Como parte de nosso compromisso com o seu aprendizado e crescimento, estamos empolgados em anunciar uma oportunidade única para revisar e aprender com suas provas.

    Correção Interativa da Prova: Aprenda com seus Erros!

    Acreditamos que aprender com os erros é uma parte essencial de seu desenvolvimento acadêmico, e é por isso que estamos introduzindo a "Correção Interativa da Prova". Esta estratégia didática proporcionará a vocês a chance de revisitar sua prova e fazer sua própria correção com base no gabarito. Desta forma, esta tarefa é opcional. Aqui está como funciona:

    Revisão Pessoal: Você terá a oportunidade de analisar sua prova e comparar suas respostas com o gabarito fornecido.

    Autoavaliação: Com base em sua revisão pessoal, você atribuirá uma nota a si mesmo para a sua prova corrigida.

    Bônus de Nota: Se a nota que você der a si mesmo estiver dentro de 5% de diferença da nota original dada pela professora, você receberá um bônus de 0,5 pontos em sua nota final da P1. Se a diferença for de 10%, você receberá um bônus de 0,25 pontos.

    Isso significa que não apenas incentivamos a autocrítica, mas também valorizamos a reflexão e o aprendizado a partir dos erros. Esta é uma oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades e entender melhor os conceitos abordados na prova.

    Data e Prazo:

    A janela para realizar a correção interativa de prova será de 17 a 19 de outubro. Certifique-se de participar ativamente e tirar o máximo proveito desta oportunidade.

    Retirada da Xerox da Prova e Entrega:

    A xerox da prova estará disponível para retirada no dia 17-10, de meio dia às 13:00, com o Eduardo na sala Minas II. Lembre-se de que a correção, ou seja, a xerox da prova com anotações, caso queira fazer, e a nota, deverão ser entregues na aula do dia 19-10.

    É importante ressaltar que será possível a retirada da prova de outra pessoa, desde que seja acordado com a pessoa em questão. Ambos deverão assinar uma lista de que a prova foi retirada, garantindo a transparência e responsabilidade nesta troca.

    Estamos ansiosos para vê-los de volta à sala de aula e, juntos, continuarmos nossa jornada de aprendizado.


  • Aula 13: 19/10 (Quinta) SM

    Olás! Estamos de volta :)

    O tema de hoje é "Herança quantitativa". Às 9:00, estarei na sala Minas II .

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa próxima aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam os vídeos

    vídeo-aula 1 (~29 min.)


    vídeo-aula 2 (~20 min.)


    2. Façam o exercício disponível no Google Drive

           Exercício 7 - Herança Quantitativa 

          O Link para exercícios foi mandado por email. Realizando esse exercício, vocês poderão testar o que já sabem e identificar possíveis dúvidas para esclarecermos em conjunto

        3. Leiam a atividade descrita nos arquivos dentro da pasta "Atividade de Herança quantitativa" abaixo:

           Esta leitura é essencial para que possamos desenvolver a aula de forma fluida e interativa. 

    Até terça, espero vocês!



  • Aula 14: 26/10 (terça) MR

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Aconselhamento Genético/Diagnóstico Pré-Natal/ Possibilidades Terapêuticas".  Teremos a honra aula ser ministrada pela professora Maria Rita Passos-Bueno, especialista na área. 

    A aula começará às 14:00, no Minas I (LIPED). 

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Leiam o a literatura recomendada

    Cap. 7: Ler até o topico Relação entre mutação nova e valor adaptativo em distúrbios ligados ao X (não ler deste tópico em diante)
    Cap. 11: Ler até o topico "As hemoglobinas" (não ler deste tópico em diante)
    Cap. 12: Ler os seguintes tópicos: Defeitos de transporte-Fibrose Cística; Defeitos de Proteinas Estruturais -Distrofia muscular de Duchenne.


    2. Leiam a atividade abaixo. As atividades serão feitas de acordo com os grupos dos projetos. Por isso, por favor, se organizem nas mesas de acordo com os grupos. 

    Após a aula da Profa. Maria Rita, eu estarei na sala para tirar dúvidas sobre os projetos.



  • Aula 15: 28/10 (quinta) MV e CM

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Abordagens integrativas para se estudar doenças de herança complexa".  

    Teremos uma convidada, Camila Martins, ex aluna da Biomédicas que já foi monitora desta disciplina e preparou uma tarefa de genômica para trabalhar com vocês. 

    A aula começará às 9:00, na sala Multimídia do Centro didático.  

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Leiam o a literatura recomendada - Cap 15

    2. Assistam o video aula

    vídeo-aula (58 minutos) :


    3. Assistam o vídeo aula preparatório da atividade 

    (44 min)


    4. Leiam a Ativididade


  • Aula 16: 31/10(Terça) MM

    Olas, 

    hoje a aula será com a Prof. Mercedes Okumura, especialista em evolução humana.

    A Aula começará as 14:00 no auditório 2 do centro didático. Por favor, venham prestigiar a professora convidada. Uma oportunidade única. 

    segue abaixo os slides da aula. 




  • Aula 17: 07/11 (terça) MV

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Evolução, Genética e câncer".  

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam os video-aulas

    Vídeo-aulas da Profa. Dra. Ana Cristina Victorino Krepischi usadas em 2021

    vídeo-aula 1. 25 min.


    vídeo-aula 2. 28 min.


    vídeo-aula 3. 24 min.


    2. Facam o Exercício 8 - Bases genéticas do câncer e predisposição a câncer, enviado por google forms. 

    3. Leia a P2 

    Na aula de hoje entregarei as notas da P1 e explicarei a P2. 

  • Aula 18: 08/11 (quinta) MV

    Olas,

    hoje a aula começará as 9:30 no Minas II.

    Nesta aula, você poderá pedir revisão de prova pessoalmente ou por email. 

    Também teremos horários disponível para tirar dúvidas da P2 (9:30-10:30). 

    Caso vocês queiram, também poderemos tirar dúvidas sobre o projeto final (11:00-12:00).

  • Aula 19: 14/10 (Terça) MV

    Olá a todos!

    O tema de hoje é "Evolução: Conceitos Básicos e forças evolutivas".  A aula começará as 14:00 no LIPED (MinasI).

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam os video-aulas

    vídeo-aula 1 (~21 min.)


    vídeo-aula 2 (~33 min)


    Dica de filme (opcional)


    2. Facam o Exercício 9. Conceitos Básicos em Evolução, enviado por google forms. 

    3. Leiam a Ativididade


  • Aula 20: 16/11 (quinta) DM

    Olas, 

    hoje a aula de "Adaptações e Genética de Populações: Seleção" será com o Prof. Diogo Meyer, especialista em genética de populações humanas.

    A Aula começará as 9:00 na sala Multimídia I do centro didático. Por favor, venham prestigiar o professor convidado. Uma oportunidade única. 

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam as video-aulas

    Adaptação 

    vídeo-aula (~42 min.)


    Genética de populações

    vídeo-aula (~41 minutos)


    2. Facam o Exercício 10 - Adaptação e Seleção Natural, enviado por google forms. 

    3. Leiam o arquivo pdf e olhem o arquivo excel para a prática em sala de aula.


  • Aula 21: 21/11 (terça) MV

    Olas, 

    hoje a aula de "Deriva Genética"  começará as 14:00 na sala Liped (Minas 1)

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam as video-aulas

    Vídeo-aula: (~21 minutos)

    2. Facam o Exercício 11. Deriva Gênica, enviado por google forms. 

    3. Leiam o arquivo pdf  para a prática em sala de aula.


    Apostila de Genética de Populações aqui.

  • Aula 22: 23/11 (Quinta) MV

    Olas, 

    hoje a aula de "Genética de populações: Teste de equilíbrio de Hardy-Weinberg"

    e começará as 9:30 na sala Minas 2.

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam as video-aulas

    vídeo-aula (~ 27 minutos)


    vídeos opcionais:

    Teste de Qui-quadrado. Noções básicas


    Distribuição de Qui-quadrado. Vídeo 1


    Distribuição de Qui-quadrado. Tabelas. Vídeo 2


    Distribuição de Qui-quadrado. Com Excel. Vídeo 3



    Calculadora de distribuição de Qui-quadrado online
    (Calculadora incrivelmente precisa!)

    2. Leia o estudo dirigido a ser feito na sala


  • Aula 23: 05/12 (Terça) MV

    Olas, 

    hoje a aula de "Endogamia e Heterose"

    e começará as 14:00 na sala Minas 2.

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam as video-aulas
    Endogamia e heterose

    Vídeo- aula (~21 min.):

    Beiguelman, B. O efeito da consanguinidade. IN: Genética de populações humanas.

    Número especial da revista "Genética na escola" sobre evolução

    2. Leia o estudos dirigido a ser feito na sala


  • Aula 24: 7/12 (quinta) MV

    Olas, 

    hoje a aula de "Filogenia, Classificação e Evolução Molecular"

    e começará as 9:30 na sala Minas 2.

    Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula,  peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:

    1. Assistam as video-aulas

    vídeo-aula 1 (~31 min.)


    vídeo-aula 2 (~23 min)


    Textos sobre evolução molecular e filogenias:

    Matioli, S.R. e Fernandes, F.M.C. (2012). Biologia molecular e evolução. Holos, editora, Ribeirão Preto. 

    2. Leia a ativida a ser feita na sala

  • Aula 25: 12/12 (Terça), MV

    Apresentação de Projetos e Dúvidas da P3


  • Aula 26: 14/12 (Quinta) MV

    Terceira avaliação (P3)

    A avaliação será escrita e presencial a partir das 9h00 no Minas II, com duração de 3h00.

  • Aula 27: 19/12 (Terça) MV

    Prova substitutiva e recuperação

    Destinada àqueles que não compareceram a alguma das provas anteriores ou não atingiram a média 5,0, mas que tenham média maior que 3,0.

    Ela NÃO poderá ser realizada por quem pretende aumentar a média daqueles aprovados.

    Boas férias aos aprovados.