Programação
-
Discussão: Evolução, fato ou teoria? Texto em pdf aqui. Link para página aqui.
-
Slides da aula aqui.
Exercícios aqui.
Texto aqui.
Apostila de Genética de populações aqui.
Os exercícios deverão ser realizados em grupos de até 4 estudantes e entregues durante a própria aula (1 exercício completo por grupo)
Conteúdo extra:
Vídeo-aula muito boa, da Profa. Maria Dulcetti Vibranovsky, sobre teste de hipóteses quanto ao equilíbrio de Hardy-Weinberg:
-
Aula em pdf aqui.
Exercícios (em grupos) aqui.
Extras:
Artigo que citei sobre como mutações diferem entre linhagens maternas e paternas e o papel do número de replicações sobre a quantidade de mutações:
Wu, F.L., Strand, A.I., Cox, L. A., Ober, C., Wall, J. D., Moorjani, P., and Przeworski, M. (2020) A comparison of humans and baboons suggests germline mutation rates do not track cell divisions. PLoS Biol. 18(8): e3000838. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000838
Texto (em inglês) explicando o artigo em linguagem mais acessível
Animação mostrando a replicação do DNA (avançado):
.
Mutações genéticas:
.
Mutações cromossômicas:
.
-
Aula em pdf aqui.
Exercício em grupo: Seleção natural cumulativa aqui.
Vídeo-aula aqui:
Vídeos bônus:
Design Inteligente x Teoria da Evolução ("playlist" com diversos vídeos)
-
-
-
Origem da vida.
Aula em pdf aqui (de 2022)
Vídeo-aula
.Astrobiologia. Discussão do capítulo 1 deste livro. Para entregar: Dissertação sobre um tema do assunto, em duplas, para ser entregue na próxima semana.
Texto sobre origem da vida: capítulo 1 deste livro.
-
Artigo de Francisco Prosdocimi, da UFRJ e de Sávio Torres de Farias, brasileiros que pesquisam sobre questões relativas à origem e evolução inicial da vida.
Prosdocimi, F. e Farias, S.T. Origin of life: Drawing the big picture. Prog. Biophis. Mol. Biol. 180-181:28-36.
-
Arquivo usado na apresentação de 2023
-
-
Aula 1. Classificação biológica.
Aula em pdf aqui.
Vídeo aula 1
.Aula 2. Espécies e especiação.
Aula em pdf aqui.
Vídeo aula 2
.Atividade em grupo: Classificação biológica-
Lista de exercícios da aula sobre conceitos de espécie e especiação.
-
Evolução morfológica: Genética e desenvolvimento
Aula em pdf aqui.
Vídeo-aula do ano passado
.Exercícios de alometria (para ser feito em grupos) aqui.
Dados em planilha Excel aqui.
Papel milimetrado aqui.
Papel log-log aqui.
Sugestão de leitura: Hartfelder, K. (2006)GENÉTICA DO DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DOS GRANDES GRUPOS DE ANIMAIS. Genética na escola, 1(2):93-100.
-
-
Lista de exercícios avaliativa sobre a aula de Padrões e Processos Macroevolutivos.
-
Vídeo aula (de 2021):
-
Cada grupo deverá escolher uma questão, discutr entre si e apresentar (e entregar um resumo) no final da aula.
-
Cada grupo deverá escolher uma questão, discutr entre si e apresentar (e entregar um resumo) no final da aula.
-
-
Devido à greve dos ônibus na cidade de São Paulo, a avaliação agendada foi adiada por uma semana.
Por favor, quem se sentir prejudicado com essa decisão, entre em contato com o Prof. Sergio para que isso possa ser resolvido. Faça isso antes do dia 06/07, nesta data em diante isso não será mais possível.
-
A avaliação 2 será nos mesmos moldes que a avaliação 1:
5 questões dissertativas
Cada questão vale 2 pontos
As questões poderão ser subdivididas
As questões poderão conter diferentes temas, cada estudante escolhe somente um deles para dissertar.
-
Prova substitutiva (oral)
Somente poderão fazer a prova substitutiva aqueles estudantes que não compareceram a uma das avaliações ou não atingiram a média 5.
Não pode fazer a prova substitutiva:
a)Para tentar aumentar a média.
b)Quem não fez ambas avaliações.