• Aula 12

    O modelo básico de P.L. para gestão florestal


    • Parte 1 - Formulação matemática do problema básico da gestão florestal

      Apresenta-se o modelo básico de programação linear para gestão florestal. Nesta primeira parte da aula, desenvolvemos a formulação matemática e na segunda parte aplicamos a formulação em um exemplo ilustrado pelos dados da Fazenda Modelo. A apostila com notas complementares sobre esta aula deve ser consultada para análise mais detalhada dos dados da Fazenda Modelo e do modelo matemático de programação linear apresentado.

      O modelo básico de PL
      para o planejamento
      estratégico florestal

    • Parte 2 - Uso do modelo básico de P.L. na Fazenda Modelo

      Nesta segunda parte da aula, usamos o modelo básico de programação linear para escolher os melhores regimes de talhadia simples que atendem à condição de gerar um piso mínimo de produção de vinte mil metros cúbicos de madeira por ano na Fazenda Modelo. Uma planilha MS-Excel® é usada para formular e resolver este problema. Você deve terminar de preparar essa planilha (escrevendo as funções no LHS, e parametrizando o solver).

      Aplicação do modelo básico
      no manejo de plantios de
      eucalipto com talhadia simples.

    • Parte 3 - Uso de variáveis endógenas no modelo básico da gestão florestal

      Desenvolvemos nesta vídeo-aula o conceito de variáveis endógenas, ou "contábeis". Quando utilizadas no modelo básico de programação linear para a gestão florestal, essas variáveis são expressas como função dos valores assumidos pelas variáveis incógnitas do problema, isto é, pelas variáveis xik (hectares da unidade de manejo i conduzidas pelo regime de manejo k). Assim sendo, e conhecidos os valores das variáveis xik, podemos criar variáveis endógenas, por exemplo, para contabilizar a produção resultante em um certo ano, ou a área total de uma certa classe de idade em um determinado ano do horizonte de planejamento. Percebe-se que são "endógenas" porque são automaticamente e endogenamente definidas no momento que as variáveis principais do problema (xik) assumem certos valores, isto é, contabilizam o resultado das variáveis principais assumirem certos valores.

      O modelo básico de P.L.
      para gestão florestal com
      variáveis endógenas