Programação
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Poste aqui os fichamentos realizados. Todos os estudantes devem postar no mesmo tópico os fichamentos de um mesmo texto.
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Segue atividades a serem desenvolvidas para a primeira aula síncrona e presencial, da 14/09 das 8 às 17 horas no Departamento de Ciências Florestais.
1) Leitura do programa da disciplina e anotação de dúvidas/sugestões;
2) Leitura e fichamento de três textos iniciais:· Os mestres de Rousseau, de Moacir Gadotti (p. 9 a 28);
· Universidade Para Quê? De Darcy Ribeiro (p. 1 a 30);
· A Universidade pós- pandêmica, de Boaventura de Sousa Santos
Algumas considerações para ajudar nos fichamentos:
a. Fichamentos não são apenas as transcrições de frases do autor, entre aspas e com o número da página, o que é bom, mas seria mais adequado se houvesse uma síntese do livro ou do capítulo lido, com as suas palavras. E mais interessante ainda se conseguissem comentar algumas das frases que transcrevem, à luz de seus próprios universos reflexivos.
b. Sempre colocar aspas e número da página de onde foi retirada a citação direta do texto, identificando claramente como transcrição do texto do autor. Isto pode evitar problemas como a acusação de terem plagiado. Fiquem sempre muito atentos a isto - aspas e número da página é essencial para destacar o seu discurso do texto do autor do livro consultado/estudado.
c. A referência completa (nome da obra e/ou do capítulo e da obra toda, autor, editora, cidade, ano, número de páginas do livro, edição, tradutor) à obra lida é muito importante para facilitar quando forem utilizar em seus escritos.
Poste os fichamentos no fórum de fichamentos.
3) Construção da sua autobiografia (história de vida e reflexões sobre a educação superior, por meio de cartaz, desenho, pintura, música autoral, poesia, colagens ou outra manifestação que considere pertinente). -
Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
Encaminhamentos da aula:
1) Para a próxima aula (21/09) online - período da manhã:FILME: A Vila - Filme de 2004, dirigido por M. Night Shyamalan. Disponível nas plataformas Prime, Google Play, Disney. Com uma rápida busca no Google é possível encontrar online e gratuito também. Uma dessas opções que me pareceu confiável: https://cinetopico.com/pt/movie/6947/the-village TEXTO: escolher um texto ou trecho de texto entre os disponíveis no E-disciplinas: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/ view.php?id=4955623 2) Presente:
Segue o curta-metragem (animação) La Maison en Petits Cubes que eu ia exibir ontem como um presente à vocês sobre autobiografia: https://www.youtube.com/watch?v= .jhQ75OV4VRs
3) Síntese dos diálogos sobre universidadePeço que os anfitriões Lucas, Lucas, Gabriel, Gabriel, e Volker fotografem seus registros ou digitem a síntese dos diálogos nos grupos. Lembrem-se de identificar a pergunta. Fiquem todos à vontade para dar continuidade ao diálogo pelo fórum. Segue o fórum para isso: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php? d=880152#p1391112
4) Histórias de vida
Os/as estudantes que faltaram na aula presencial podem compartilhar suas autobiografias no fórum da aula do dia 14/09: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php? d=880153
5) Expectativas e acordos coletivos:
Deixo ainda dois fóruns abertos para dialogarmos com mais tempo sobre as expectativas para o curso e os acordos de convivência importantes de serem pactuados para o bom andamento da disciplina.
Expectativas: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/ discuss.php?d=880154
Acordos: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php? d=880155
6) Grupos de trabalho:
Começamos a formação dos grupos de trabalho ao longo do curso. Dialogue com os colegas ao longo dessa semana para firmar a composição das 5 equipes com 6 pessoas em média cada.
A princípio, temos:
Grupo 1: Paula, Lucas Gonçalves, Vollker, Gabriel Souza, Alex
Grupo 2: Gabriel (Cake), Bruno, Fábio
Grupo 3: Isabel, Ricardo, Jéssica, Gabriela Aguiar
Grupo 4: Ana Paula, Vitória, Luana, Matheus, Jeniekson, Ari Toledo
Grupo 5: Ettore, Arthur, Keli
7) Próxima aula:
A próxima aula será realizada na quinta-feira, 21. No período da manhã, das 8h às 12h, vamos nos conectar via Plataforma Zoom. A primeira meia hora de aula, será conduzida pelo grupo 1 com a memória da aula anterior e presentes. Os últimos 30 minutos serão de encaminhamentos e avaliação final (a técnica de avaliação também será conduzida pelo grupo).
No período da tarde, os grupos se reunirão para desenvolvimento de atividade preparatória para a aula do dia 28. Darei as orientações no período anterior.
Em breve enviarei o link fixo da aula por email e via E-disciplinas.
Até logo,
Rachel -
Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
Encaminhamentos da aula:
1) Grupos de trabalho:Grupo 1: Paula, Lucas Gonçalves, Vollker, Gabriel Souza, Alex
Grupo 2: Gabriel (Cake), Bruno, Fábio, Isabel, Ricardo, Jéssica, Gabriela Aguiar
Grupo 3: Ana Paula, Vitória, Luana, Matheus, Jeniekson, Ari Toledo
Grupo 4: Ettore, Arthur, Keli, Jardel, Gabriela Moraes, Maycon Teixeira, FelipeGrupo 5: Jefferson, Ângelo, Lucas Santos, Camila, Gabi Albuquerque, Paolo e Ítalo.
*Falta a Nathália entrar em algum grupo. Mais alguém?
2) Para próxima aula:a) Leitura e fichamento, por todos, da Introdução do livro O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas de Miguel A. Zabalza.
b) Leituras dos demais capítulos do livro (um por grupo para apresentação de 10 minutos na próxima aula).
Grupo 1 – capítulo 1
Grupo 2 – capítulo 2
Grupo 3 – capítulo 3
Grupo 4 – capítulo 4
Grupo 5 – capítulo 5
Desafio: Criação de apresentações que captem a atenção dos colegas.
Caminhos: diferentes linguagens, perguntas, analogias, metáforas, exemplos, ponto vista singular, etc.
c) Condução da rotina – grupo 2:
•Boas vindas•Presente•Memória da aula anterior e apresentação das avaliações da aula•Avaliação final -
Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
Encaminhamentos da aula de 28/09:1) Grupos de trabalho
Grupo 1: Paula, Lucas Gonçalves, Vollker, Gabriel Souza, Alex, Monise
Grupo 2: Gabriel (Cake), Bruno, Fábio, Isabel, Ricardo, Jéssica, Gabriela Aguiar
Grupo 3: Ana Paula, Vitória, Luana, Matheus, Jenikson, Ari Toledo, Nathália
Grupo 4: Ettore, Arthur, Keli, Jardel, Gabriela Moraes, Maycon Teixeira, Felipe
Grupo 5: Jefferson, Ângelo, Lucas Santos, Camila, Gabi Albuquerque, Paolo e Ítalo
2) Rotina da próxima aula - 05/10 a ser conduzida pelo grupo 3.
3) Atividade período da tarde - 28/09
Pré proposta de desenvolvimento de uma disciplina/curso/instituiçãoTrabalho em grupos: mapeamento inicial do contexto do caso que gostaria de estudar para elaborarem juntos uma pré proposta a ser delineada ao longo da disciplina, focada na melhoria da Educação Superior (plano de curso e plano de aula).
A pré proposta pode ser estruturada a partir das seguintes questões:- Porque escolheram este curso/disciplina/instituição?
- Em geral, como esta disciplina/curso/instituição é reconhecido(a)?
- Na opinião do grupo, quais são principais limitações da disciplina/curso/instituição?
- Qual é a opinião do professor/coordenador/diretor/estudantes sobre o programa ou projeto político pedagógico vigente desta disciplina/curso/instituição? (se possível conversem ou façam entrevistas, visitem os documentos sobre a disciplina/curso/instituição. O objetivo é fazer um mapeamento inicial.
- Plano de ação: Proposta de estudos e ações para elaborarem juntos um projeto, programa ou PPP do curso/disciplina/instituição escolhido.
-Explicitem se gostariam de dar aula no formato presencial ou remoto.Postar as propostas em um documento "Word" no Stoa até 04/10 e interagir com as propostas dos outros grupos via fórum.
Vejam exemplos iniciais de planos de ensino de disciplinas e projetos políticos pedagógicos no item "Elaboração de uma proposta de disciplina/curso/instituição" no E-disciplinas.
Envie a proposta no fórum: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=5009584
4) Atividade período da tarde - 28/09
Avaliação da aula do dia (período da manhã), conforme orientação do grupo 2.
Link: https://www.canva.com/design/DAFvqvcCe-0/r7aJFAll1gcXtjv7SYPUXQ/edit?utm_content=DAFvqvcCe-0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
5) Para próxima aula - 05/10
a. Leitura do artigo "Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista" e "O "MÉTODO OCA" DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUNDAMENTOS E ESTRUTURA INCREMENTAL". Acessar os textos e responder as perguntas sobre o texto no fórum: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=884417
b. Avaliação formativa:
Leitura do artigo "Para uma teoria da avaliação formativa" . Elaboração de uma frase ou parágrafo sobre avaliação. Reflexão inicial sobre critérios a serem utilizados para avaliar uma aula. Acessar o o texto e o fórum no link: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=884424#p1396787
Enviar suas reflexões até 04/10, já que será subsidio para próxima aula. -
Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
Encaminhamentos:
1) Proposta inicial a ser delineada ao longo do curso, focada na melhoria da Educação Superior:
Elaboração do plano de curso para a disciplina/curso/instituição escolhida e de um plano de aula detalhado para ser trabalhado em um período de 3 horas com a turma das Oficinas de Educação Superior 2023.
Postar a primeira versão em fórum no Stoa até 20/10 neste link: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=5014556&forceview=1
Ler e contribuir com as propostas dos demais grupos entre 20 e 25/10.
2) Cronograma das oficinas:
Aula presencial 26/10
Manhã: Rotina – G4; Oficina – G3
Tarde: Oficina – G2
Aula presencial (09/11)
Manhã: Rotina – G5; Oficina – G1
Tarde: Oficina – G5Aula presencial (16/11)
Manhã: Rotina – Professora; Oficina – G4
Tarde: Avaliação da disciplina, celebração e fechamento
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Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
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Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
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Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.
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Conforme explicitado no Programa, vocês devem iniciar, em grupos, a preparação do Plano de Curso/Ensino/Aulas, que será o produto mais visível de seus aprendizados neste semestre, além do relato analítico-descritivo da aprendizagem ao longo da disciplina.
Anexo a seguir, como referências mais fáceis de serem consultadas, mas certamente inúmeras outras estão facilmente acessíveis, o Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Florestal da ESALQ, o Projeto Político Pedagógico do curso de especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis e alguns planos de disciplinas e de aulas.
Qualquer dúvida, podem me chamar.
Bom trabalho!
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Leitura rápida que pode propiciar a visualização de nexos entre as utopias e os acordos/pactos políticos e pedagógicos para a caminhada em direção a elas.
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O Projeto Pedagógico ou Político Pedagógico de um Curso pode ser o pacto que expressa o que nos une e os limites que facilitam a convivência em um determinado local.
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Referência de um PPP de curso.
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Anexei aqui alguns planos de ensino e de aulas, roteiros, e alguns comentários sobre eles.
Desfrutem criticamente.
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Mais um exemplo.
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Anexei aqui alguns planos de ensino e de aulas, roteiros, e alguns comentários sobre eles.
Desfrutem criticamente.
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Algumas tentativas de explicar plano de aula e de disciplina
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Trabalho em grupos: mapeamento inicial do contexto do caso que gostaria de estudar para elaborarem juntos uma pré proposta a ser delineada ao longo da disciplina, focada na melhoria da Educação Superior (plano de curso e plano de aula).
A pré proposta pode ser estruturada a partir das seguintes questões:- Porque escolheram este curso/disciplina/instituição?
- Em geral, como esta disciplina/curso/instituição é reconhecido(a)?
- Na opinião do grupo, quais são principais limitações da disciplina/curso/instituição?
- Qual é a opinião do professor/coordenador/diretor/estudantes sobre o programa ou projeto político pedagógico vigente desta disciplina/curso/instituição? (se possível conversem ou façam entrevistas, visitem os documentos sobre a disciplina/curso/instituição. O objetivo é fazer um mapeamento inicial.
- Plano de ação: Proposta de estudos e ações para elaborarem juntos um projeto, programa ou PPP do curso/disciplina/instituição escolhido.
-Explicitem se gostariam de dar aula no formato presencial ou remoto.Postar as propostas em um documento "Word" no Stoa até 04/10 e interagir com as propostas dos outros grupos via fórum.
Vejam exemplos iniciais de planos de ensino de disciplinas e projetos políticos pedagógicos no item "Elaboração de uma proposta de disciplina/curso/instituição" no E-disciplinas. -
A primeira versão do plano de ensino/disciplina deve conter:
1) Cabeçalho/Informações gerais (nome, carga horária, docentes, período, turno, etc)
2) Contexto (apresente o contexto que o curso/disciplina está inserido. Ex: Curso de graduação em Engenharia Florestal da ESALQ; PPGRF, etc. Apresente o perfil geral dos estudantes, a missão/objetivos do curso/PPG (vejam os PPP dos cursos e os citem), a concepção de educação a partir desse contexto.
2) Justificativa - motivos pelos quais se justifica a disciplina/curso nesse contexto.
3) Ementa
4) Objetivo geral, específicos e de aprendizagem
5) Conteúdo programático
6) Metodologias de ensino
7) Recursos didáticos
8) Avaliação - detalhe instrumentos, critérios, quem avalia e quando há avaliação.
9) Cronograma de aulas/temas
10) Referências
Neste link há uma breve explicação sobre a maior parte dos tópicos listados: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7924512/mod_resource/content/1/roteiro-para-elaboracao-do-plano-de-ensino-ifmg-santa-luzia.pdf
O plano de aula deve conter:
1) Cabeçalho com informações gerais da disciplina2) Conteúdo programático da aula
3) Objetivos de aprendizagem da aula
4) Procedimentos pedagógicos
5) Recursos
6) Avaliação
7) Referências
Postar no fórum a primeira versão de ambos os materiais até dia 20/10. Ler e contribuir com as propostas dos colegas entre 20 e 25/10. -
A versão final do plano de ensino/disciplina deve conter:
1) Cabeçalho/Informações gerais (nome, carga horária, docentes, período, turno, etc)
2) Contexto (apresente o contexto que o curso/disciplina está inserido. Ex: Curso de graduação em Engenharia Florestal da ESALQ; PPGRF, etc. Apresente o perfil geral dos estudantes, a missão/objetivos do curso/PPG (vejam os PPP dos cursos e os citem).
3) Justificativa - motivos pelos quais se justifica a disciplina/curso nesse contexto.
4) Fundamentação - Texto dissertativo articulando os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina Oficinas de Educação Superior, especialmente sobre: 1) Visão de universidade 2) Reflexão sobre a formação de profissionais nos cursos de graduação/pósgraduação específicos; 3) Visão de educação no ensino superior. Sugestões: articular os fichamentos desenvolvidos pelos integrantes do grupo e outros referenciais que considerarem pertinentes. Articular os PPPs dos cursos de graduação e documentos similares no âmbito da pós graduação.
5) Ementa da disciplina
6) Objetivo geral e específicos
7) Conteúdo programático
8) Metodologias de ensino - caso não esteja referenciado as opções metodológicas na fundamentação, precisa aparecer neste item.
9) Recursos didáticos
10) Avaliação - detalhem instrumentos de avaliação (ex. prova, seminários, artigo, etc), critérios de avaliação de cada instrumento, quem avalia e quando há avaliação.
11) Cronograma de aulas/temas
12) Referências
13) Autoavaliação: Espaço destinado a autoavaliação INDIVIDUAL de cada estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem junto ao grupo na elaboração do plano de curso e plano de aula. Atribuir uma nota de 0 a 10 para si.
O plano de aula deve conter:
1) Cabeçalho com informações gerais da disciplina2) Conteúdo programático da aula
3) Objetivos de aprendizagem da aula - os objetivos de aprendizagem tem foco nos estudantes.
4) Procedimentos pedagógicos
5) Recursos didáticos
6) Avaliação
7) Referências
______________
Prazo: 16/11
Critérios de avaliação:
PLANO DE AULA:1) Clareza dos objetivos da aula;
2) Coerência entre objetivos e técnicas/recursos pedagógicos utilizados;
3) Pertinência dos referenciais teóricos
4) Entrega parcial e final
Quem avalia: Professora, professores-estudantes (autoavaliação) e colegas de turma
PLANO DE CURSO
1) Coerência entre utopias, referencial teórico, objetivos e proposta curricular;
2) Coerência entre plano de ensino e plano de aula;
3) Entrega das versões;
Quem avalia: Professora, professores-estudantes (autoavaliação) -
Cada estudante deve elaborar um relato sobre seu próprio processo de aprendizagem ao longo das aulas, com as suas reflexões, insights, desafios e aprendizados na área a ser entregue ao final da disciplina. O relato deve ser textual e dissertativo, mas pode conter links para materiais digitais, poesias, imagens, entre outras linguagens que possam ser consideradas pertinentes. Os textos de resumo e reflexões sobre a literatura estudada (fichamentos) devem ser entregues anexados e articulados ao relato ao longo do texto. Deve ser incluída uma nota de autoavaliação e nota para a professora/curso de 0 a 10 com justificativa qualitativa enunciando os critérios utilizados.
Como parâmetro de avaliação, rememoro abaixo os objetivos da disciplina:· Estimular e apoiar os participantes a desenvolverem conhecimentos no campo da educação e sobre o papel e possibilidades das IES (Instituições de Educação Superior) planejarem e implantarem processos educadores e de transformação social;
· Proporcionar vivências, reflexões e análises sobre práticas docentes universitárias em distintas áreas de conhecimento;
· Contribuir para os participantes elaborarem propostas de cursos que possam ser realizados em sua vida profissional.
Prazo: 19/11 (inadiável) -
Consulte aqui as informações sobre a avaliação cruzada dos planos de aula e oficinas ministradas.
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