Programação

    • Poste aqui os fichamentos realizados. Todos os estudantes devem postar no mesmo tópico os fichamentos de um mesmo texto.

    • Segue atividades a serem desenvolvidas para a primeira aula síncrona e presencial, da 14/09 das 8 às 17 horas no Departamento de Ciências Florestais.

      1) Leitura do programa da disciplina e anotação de dúvidas/sugestões;
      2) Leitura e fichamento de três textos iniciais:

      ·       Os mestres de Rousseau, de Moacir Gadotti (p. 9 a 28);

      ·       Universidade Para Quê? De Darcy Ribeiro (p. 1 a 30);

      ·       A Universidade pós- pandêmica, de Boaventura de Sousa Santos

      Algumas considerações para ajudar nos fichamentos:

      a. Fichamentos não são apenas as transcrições de frases do autor, entre aspas e com o número da página, o que é bom, mas seria mais adequado se houvesse uma síntese do livro ou do capítulo lido, com as suas palavras. E mais interessante ainda se conseguissem comentar algumas das frases que transcrevem, à luz de seus próprios universos reflexivos.

      b. Sempre colocar aspas e número da página de onde foi retirada a citação direta do texto, identificando claramente como transcrição do texto do autor. Isto pode evitar problemas como a acusação de terem plagiado. Fiquem sempre muito atentos a isto - aspas e número da página é essencial para destacar o seu discurso do texto do autor do livro consultado/estudado.

      c. A referência completa (nome da obra e/ou do capítulo e da obra toda, autor, editora, cidade, ano, número de páginas do livro, edição, tradutor) à obra lida é muito importante para facilitar quando forem utilizar em seus escritos.

      Poste os fichamentos no fórum de fichamentos.

      3) Construção da sua autobiografia (história de vida e reflexões sobre a educação superior, por meio de cartaz, desenho, pintura, música autoral, poesia, colagens ou outra manifestação que considere pertinente).


    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.

      Encaminhamentos da aula:

      1) Para a próxima aula (21/09) online - período da manhã:

      FILME: A Vila - Filme de 2004, dirigido por M. Night Shyamalan. Disponível nas plataformas Prime, Google Play, Disney. Com uma rápida busca no Google é possível encontrar online e gratuito também. Uma dessas opções que me pareceu confiável: https://cinetopico.com/pt/movie/6947/the-village 


      TEXTO: escolher um texto ou trecho de texto entre os disponíveis no E-disciplinas: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=4955623 


      2) Presente:

      Segue o curta-metragem (animação) La Maison en Petits Cubes que eu ia exibir ontem como um presente à vocês sobre autobiografia: https://www.youtube.com/watch?v=jhQ75OV4VRs .

      3) Síntese dos diálogos sobre universidade

      Peço que os anfitriões Lucas, Lucas, Gabriel, Gabriel, e Volker fotografem seus registros ou digitem a síntese dos diálogos nos grupos. Lembrem-se de identificar a pergunta. Fiquem todos à vontade para dar continuidade ao diálogo pelo fórum. Segue o fórum para isso: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=880152#p1391112 

      4) Histórias de vida

      Os/as estudantes que faltaram na aula presencial podem compartilhar suas autobiografias no fórum da aula do dia 14/09: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=880153 

      5) Expectativas e acordos coletivos:

      Deixo ainda dois fóruns abertos para dialogarmos com mais tempo sobre as expectativas para o curso e os acordos de convivência importantes de serem pactuados para o bom andamento da disciplina.

      Expectativas: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=880154

      Acordos: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=880155 

      6) Grupos de trabalho:

      Começamos a formação dos grupos de trabalho ao longo do curso. Dialogue com os colegas ao longo dessa semana para firmar a composição das 5 equipes com 6 pessoas em média cada.
      A princípio, temos:

      Grupo 1: Paula, Lucas Gonçalves, Vollker, Gabriel Souza, Alex

      Grupo 2: Gabriel (Cake), Bruno, Fábio

      Grupo 3: Isabel, Ricardo, Jéssica, Gabriela Aguiar

      Grupo 4: Ana Paula, Vitória, Luana, Matheus, Jeniekson, Ari Toledo

      Grupo 5: Ettore, Arthur, Keli

      7) Próxima aula:

      A próxima aula será realizada na quinta-feira, 21. No período da manhã, das 8h às 12h, vamos nos conectar via Plataforma Zoom.  A primeira meia hora de aula, será conduzida pelo grupo 1 com a memória da aula anterior e presentes. Os últimos 30 minutos serão de encaminhamentos e avaliação final (a técnica de avaliação também será conduzida pelo grupo).

      No período da tarde, os grupos se reunirão para desenvolvimento de atividade preparatória para a aula do dia 28. Darei as orientações no período anterior.


      Em breve enviarei o link fixo da aula por email e via E-disciplinas.

      Até logo,
      Rachel

    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.

      Encaminhamentos da aula:

      1) Grupos de trabalho:

      Grupo 1: Paula, Lucas Gonçalves, Vollker, Gabriel Souza, Alex

      Grupo 2: Gabriel (Cake), Bruno, Fábio, Isabel, Ricardo, Jéssica, Gabriela Aguiar

      Grupo 3: Ana Paula, Vitória, Luana, Matheus, Jeniekson, Ari Toledo

      Grupo 4: Ettore, Arthur, Keli, Jardel, Gabriela Moraes, Maycon Teixeira, Felipe

      Grupo 5: Jefferson, Ângelo, Lucas Santos, Camila, Gabi Albuquerque, Paolo e Ítalo.

      *Falta a Nathália entrar em algum grupo. Mais alguém?

      2) Para próxima aula:

      a) Leitura e fichamento, por todos, da Introdução do livro O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas de Miguel A. Zabalza.

      b) Leituras dos demais capítulos do livro (um por grupo para apresentação de 10 minutos na próxima aula).

      Grupo 1 – capítulo 1

      Grupo 2 – capítulo 2

      Grupo 3 – capítulo 3

      Grupo 4 – capítulo 4

      Grupo 5 – capítulo 5

      Desafio: Criação de apresentações que captem a atenção dos colegas.

      Caminhos: diferentes linguagens, perguntas, analogias, metáforas, exemplos, ponto vista singular, etc.  

      c) Condução da rotina – grupo 2:

      •Boas vindas
      •Presente
      •Memória da aula anterior e apresentação das avaliações da aula
      •Avaliação final

    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.

      Encaminhamentos da aula de 28/09:

      1) Grupos de trabalho

      Grupo 1: Paula, Lucas Gonçalves, Vollker, Gabriel Souza, Alex, Monise

      Grupo 2: Gabriel (Cake), Bruno, Fábio, Isabel, Ricardo, Jéssica, Gabriela Aguiar

      Grupo 3: Ana Paula, Vitória, Luana, Matheus, Jenikson, Ari Toledo, Nathália

      Grupo 4: Ettore, Arthur, Keli, Jardel, Gabriela Moraes, Maycon Teixeira, Felipe

      Grupo 5: Jefferson, Ângelo, Lucas Santos, Camila, Gabi Albuquerque, Paolo e Ítalo

      2) Rotina da próxima aula - 05/10 a ser conduzida pelo grupo 3.

      3) Atividade período da tarde - 28/09

      Pré proposta de desenvolvimento de uma disciplina/curso/instituição 

      Trabalho em grupos: mapeamento inicial do contexto do caso que gostaria de estudar para elaborarem juntos uma pré proposta a ser delineada ao longo da disciplina, focada na melhoria da Educação Superior (plano de curso e plano de aula).

      A pré proposta pode ser estruturada a partir das seguintes questões:

      - Porque escolheram este curso/disciplina/instituição?

      - Em geral, como esta disciplina/curso/instituição é reconhecido(a)?

      - Na opinião do grupo, quais são principais limitações da disciplina/curso/instituição?

      - Qual é a opinião do professor/coordenador/diretor/estudantes sobre o programa ou projeto político pedagógico vigente desta disciplina/curso/instituição? (se possível conversem ou façam entrevistas, visitem os documentos sobre a disciplina/curso/instituição. O objetivo é fazer um mapeamento inicial.

      - Plano de ação: Proposta de estudos e ações para elaborarem juntos um projeto, programa ou PPP do curso/disciplina/instituição escolhido.

      -Explicitem se gostariam de dar aula no formato presencial ou remoto.

      Postar as propostas em um documento "Word" no Stoa até 04/10 e interagir com as propostas dos outros grupos via fórum.

      Vejam exemplos iniciais de planos de ensino de disciplinas e projetos políticos pedagógicos no item "Elaboração de uma proposta de disciplina/curso/instituição" no E-disciplinas. 

      Envie a proposta no fórum: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=5009584

      4) Atividade período da tarde - 28/09

      Avaliação da aula do dia (período da manhã), conforme orientação do grupo 2.
      Link: https://www.canva.com/design/DAFvqvcCe-0/r7aJFAll1gcXtjv7SYPUXQ/edit?utm_content=DAFvqvcCe-0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton 

      5) Para próxima aula - 05/10

      a. Leitura do artigo "Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista" e "O "MÉTODO OCA" DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUNDAMENTOS E ESTRUTURA INCREMENTAL". Acessar os textos e responder as perguntas sobre o texto no fórum: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=884417 

      b. Avaliação formativa: 
      Leitura do artigo "Para uma teoria da avaliação formativa" . Elaboração de uma frase ou parágrafo sobre avaliação. Reflexão inicial sobre critérios a serem utilizados para avaliar uma aula. Acessar o o texto e o fórum no link: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=884424#p1396787 

      Enviar suas reflexões até 04/10, já que será subsidio para próxima aula.

    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.


      Encaminhamentos:

      1) Proposta inicial a ser delineada ao longo do curso, focada na melhoria da Educação Superior:

      Elaboração do plano de curso para a disciplina/curso/instituição escolhida e de um plano de aula detalhado para ser trabalhado em um período de 3 horas com a turma das Oficinas de Educação Superior 2023.

      Postar a primeira versão em fórum no Stoa até 20/10 neste link: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=5014556&forceview=1

      Ler e contribuir com as propostas dos demais grupos entre 20 e 25/10.

      2) Cronograma das oficinas:

      Aula presencial 26/10

      Manhã: Rotina – G4; Oficina – G3

      Tarde: Oficina – G2

      Aula presencial (09/11)

      Manhã: Rotina – G5; Oficina – G1

      Tarde: Oficina – G5

      Aula presencial (16/11)

      Manhã: Rotina – Professora; Oficina – G4

      Tarde: Avaliação da disciplina, celebração e fechamento


    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.

    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.

    • Espaço para compartilhamento de materiais utilizados ou citados na aula.

  • Elaboração da proposta de disciplina/curso

    Conforme explicitado no Programa, vocês devem iniciar, em grupos, a preparação do Plano de Curso/Ensino/Aulas, que será o produto mais visível de seus aprendizados neste semestre, além do relato analítico-descritivo da aprendizagem ao longo da disciplina.

    Anexo a seguir, como referências mais fáceis de serem consultadas, mas certamente inúmeras outras estão facilmente acessíveis, o Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Florestal da ESALQ, o Projeto Político Pedagógico do curso de especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis e alguns planos de disciplinas e de aulas.

    Qualquer dúvida, podem me chamar.

    Bom trabalho!

    • Leitura rápida que pode propiciar a visualização de nexos entre as utopias e os acordos/pactos políticos e pedagógicos para a caminhada em direção a elas.

    • O Projeto Pedagógico ou Político Pedagógico de um Curso pode ser o pacto que expressa o que nos une e os limites que facilitam a convivência em um determinado local.

    • Anexei aqui alguns planos de ensino e de aulas, roteiros, e alguns comentários sobre eles.

      Desfrutem criticamente.

    • Anexei aqui alguns planos de ensino e de aulas, roteiros, e alguns comentários sobre eles.

      Desfrutem criticamente.

    • Algumas tentativas de explicar plano de aula e de disciplina

    • Trabalho em grupos: mapeamento inicial do contexto do caso que gostaria de estudar para elaborarem juntos uma pré proposta a ser delineada ao longo da disciplina, focada na melhoria da Educação Superior (plano de curso e plano de aula).

      A pré proposta pode ser estruturada a partir das seguintes questões:

      - Porque escolheram este curso/disciplina/instituição?

      - Em geral, como esta disciplina/curso/instituição é reconhecido(a)?

      - Na opinião do grupo, quais são principais limitações da disciplina/curso/instituição?

      - Qual é a opinião do professor/coordenador/diretor/estudantes sobre o programa ou projeto político pedagógico vigente desta disciplina/curso/instituição? (se possível conversem ou façam entrevistas, visitem os documentos sobre a disciplina/curso/instituição. O objetivo é fazer um mapeamento inicial.

      - Plano de ação: Proposta de estudos e ações para elaborarem juntos um projeto, programa ou PPP do curso/disciplina/instituição escolhido.

      -Explicitem se gostariam de dar aula no formato presencial ou remoto.

      Postar as propostas em um documento "Word" no Stoa até 04/10 e interagir com as propostas dos outros grupos via fórum.

      Vejam exemplos iniciais de planos de ensino de disciplinas e projetos políticos pedagógicos no item "Elaboração de uma proposta de disciplina/curso/instituição" no E-disciplinas. 

    • A primeira versão do plano de ensino/disciplina deve conter:

      1) Cabeçalho/Informações gerais (nome, carga horária, docentes, período, turno, etc)
      2) Contexto (apresente o contexto que o curso/disciplina está inserido. Ex: Curso de graduação em Engenharia Florestal da ESALQ; PPGRF, etc. Apresente o perfil geral dos estudantes, a missão/objetivos do curso/PPG (vejam os PPP dos cursos e os citem), a concepção de educação a partir desse contexto.
      2) Justificativa - motivos pelos quais se justifica a disciplina/curso nesse contexto.
      3) Ementa
      4) Objetivo geral, específicos e de aprendizagem
      5) Conteúdo programático
      6) Metodologias de ensino
      7) Recursos didáticos
      8) Avaliação - detalhe instrumentos, critérios, quem avalia e quando há avaliação.
      9) Cronograma de aulas/temas
      10) Referências

      Neste link há uma breve explicação sobre a maior parte dos tópicos listados: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7924512/mod_resource/content/1/roteiro-para-elaboracao-do-plano-de-ensino-ifmg-santa-luzia.pdf 

      O plano de aula deve conter:

      1) Cabeçalho com informações gerais da disciplina

      2) Conteúdo programático da aula

      3) Objetivos de aprendizagem da aula

      4) Procedimentos pedagógicos

      5) Recursos

      6) Avaliação

      7) Referências 

      Postar no fórum a primeira versão de ambos os materiais até dia 20/10. Ler e contribuir com as propostas dos colegas entre 20 e 25/10.

    • A versão final do plano de ensino/disciplina deve conter:

      1) Cabeçalho/Informações gerais (nome, carga horária, docentes, período, turno, etc)

      2) Contexto (apresente o contexto que o curso/disciplina está inserido. Ex: Curso de graduação em Engenharia Florestal da ESALQ; PPGRF, etc. Apresente o perfil geral dos estudantes, a missão/objetivos do curso/PPG (vejam os PPP dos cursos e os citem).

      3) Justificativa - motivos pelos quais se justifica a disciplina/curso nesse contexto.

      4) Fundamentação - Texto dissertativo articulando os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina Oficinas de Educação Superior, especialmente sobre: 1) Visão de universidade 2) Reflexão sobre a formação de profissionais nos cursos de graduação/pósgraduação específicos; 3) Visão de educação no ensino superior. Sugestões: articular os fichamentos desenvolvidos pelos integrantes do grupo e outros referenciais que considerarem pertinentes. Articular os PPPs dos cursos de graduação e documentos similares no âmbito da pós graduação. 

      5) Ementa da disciplina

      6) Objetivo geral e específicos 

      7) Conteúdo programático

      8) Metodologias de ensino - caso não esteja referenciado as opções metodológicas na fundamentação, precisa aparecer neste item.

      9) Recursos didáticos

      10) Avaliação - detalhem instrumentos de avaliação (ex. prova, seminários, artigo, etc), critérios de avaliação de cada instrumento, quem avalia e quando há avaliação.

      11) Cronograma de aulas/temas

      12) Referências

      13) Autoavaliação: Espaço destinado a autoavaliação INDIVIDUAL de cada estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem junto ao grupo na elaboração do plano de curso e plano de aula. Atribuir uma nota de 0 a 10 para si.

      O plano de aula deve conter:

      1) Cabeçalho com informações gerais da disciplina

      2) Conteúdo programático da aula

      3) Objetivos de aprendizagem da aula - os objetivos de aprendizagem tem foco nos estudantes.

      4) Procedimentos pedagógicos

      5) Recursos didáticos

      6) Avaliação

      7) Referências 

      ______________

      Prazo: 16/11

      Critérios de avaliação:

      PLANO DE AULA:

      1)    Clareza dos objetivos da aula;

      2)    Coerência entre objetivos e técnicas/recursos pedagógicos utilizados;

      3)    Pertinência dos referenciais teóricos

      4)     Entrega parcial e final

      Quem avalia: Professora, professores-estudantes (autoavaliação) e colegas de turma

      PLANO DE CURSO

      1) Coerência entre utopias, referencial teórico, objetivos e proposta curricular;
      2)     Coerência entre plano de ensino e plano de aula; 
      3)     Entrega das versões;

      Quem avalia: Professora, professores-estudantes (autoavaliação)

    • Cada estudante deve elaborar um relato sobre seu próprio processo de aprendizagem ao longo das aulas, com as suas reflexões, insights, desafios e aprendizados na área a ser entregue ao final da disciplina. O relato deve ser textual e dissertativo, mas pode conter links para materiais digitais, poesias, imagens, entre outras linguagens que possam ser consideradas pertinentes. Os textos de resumo e reflexões sobre a literatura estudada (fichamentos) devem ser entregues anexados e articulados ao relato ao longo do texto. Deve ser incluída uma nota de autoavaliação e nota para a professora/curso de 0 a 10 com justificativa qualitativa enunciando os critérios utilizados.

      Como parâmetro de avaliação, rememoro abaixo os objetivos da disciplina:

      ·       Estimular e apoiar os participantes a desenvolverem conhecimentos no campo da educação e sobre o papel e possibilidades das IES (Instituições de Educação Superior) planejarem e implantarem processos educadores e de transformação social;

      ·       Proporcionar vivências, reflexões e análises sobre práticas docentes universitárias em distintas áreas de conhecimento;

      ·       Contribuir para os participantes elaborarem propostas de cursos que possam ser realizados em sua vida profissional.

      Prazo: 19/11 (inadiável)

    • Consulte aqui as informações sobre a avaliação cruzada dos planos de aula e oficinas ministradas.

  • Materiais complementares