Nesta edição, vocês encontrarão uma nova versão da disciplina, completamente reformulada em termos de conteúdo e atividades práticas. O objetivo é começar a transição para um futuro em que a grade do curso de Engenharia Florestal oferecerá um semestre ou ano de intensa imersão em atividades profissionalizantes.
Como teremos pouco tempo para desenvolver as atividades essenciais da disciplina, e já visando um primeiro contato com eficientes técnicas de gestão, adotaremos princípios de gestão com agilidade para trabalhar as complexidades que enfrentaremos durante o semestre. Usaremos um sistema digital de apoio à gestão agilizada chamado Trello que se baseia em estratégias Scrum e princípios Kanban.
Nossas atividades, consideradas dentro de um ambiente de trabalho (workspace) do qual fazem parte pessoas, serão registradas na forma de listas (lists) em quadros (boards, projetos). Uma lista pode representar estágios ou grupos de atividades (por exemplo: to do, doing, done; ou ideias, filmagem, edição, divulgação; etc.).
Diversas metodologias e frameworks utilizados para conferir agilidade aos processos de gestão de sistemas complexos, como o Scrum, por exemplo, utilizam-se de um quadro (que pode ser chamado de Quadro Kanban) para fixação de cartões (kanbans, da palavra em japonês) que se deslocam pelo quadro.
Qual a diferença entre Scrum e Kanban? Pode-se dizer que Kanban é um método, e que Scrum é um framework, mas o que isso significa na prática?
O método Kanban é um conjunto de princípios e práticas que tem como objetivo proporcionar evolução na forma que a equipe (ou empresa) entrega valor nos serviços prestados. O método elimina desperdícios e melhora a entrega contínua de valor através de um sistema puxado, típico de processos Lean Thinking e Just in Time, ao contrário de sistemas empurrados. Em sistemas de produção empurrada o processo produz para abastecer o estoque, e em seguida o produto é distribuído. Na produção puxada o foco é o fluxo de materiais e não se formam estoques, sendo a demanda o que cria a demanda de produção (daí o termo Just in Time, que implica em disponibilizar consumo apenas no exato momento da necessidade).
OframeworkScrum ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos. O Scrum é mais prescritivo que o método Kanban e necessita de todos os seus elementos desde o primeiro dia da implantação para que o time funcione adequadamente. Já no caso do Método Kanban, “começamos pelo que já temos” e “evoluímos continuamente”.
Nesse sentido, os princípios Kanban incorporados na plataforma Trello serão uteis e flexíveis, ao mesmo tempo que avançamos no sentido de criar uma estrutura (framework) Scrum de trabalho.
Principal Novidade
Estamos nos preparando para um imersão na Estação Experimental de Itatinga. Essa atividade, obrigatória para todos os alunos da disciplina, acontecerá durante um período de vários dias seguidos, durante os quais as principais atividades que um gestor florestal monitora estarão acontecendo realmente no campo. A nossa principal atividade, organizada em grupos, será levantar Tempos e Movimentos de todas as operações. Esses dados são essenciais para cálculo de rendimentos e eficiência. Mais detalhes sobre esse