Programação

  • Docente Responsável: Teresa Cristina Magro Lindenkamp teresa.magro@usp.br

    Docente Convidado: Sandro Tonso sandro@unicamp.br

    Colaboradores: 

    Bruno Fernandes    bruno.pira@usp.br

    Maria Luisa Bonazzi Palmieri   malu.palmieri@gmail.com

    Mirian Stella Rother                   mirother@gmail.com

    Horário das aulas:  Quarta feira - 19h às 22h20min
    Departamento de Ciências Florestais - Sala 7


  • 15/03 - Biocentrismo e Antropocentrismo

    A orientação pessoal sobre áreas primitivas e o seu manejo pode ser um importante fator na percepção de quais são as políticas e ações apropriadas para as diretrizes de manejo das unidades de conservação. Apenas reconhecer que os seus colegas podem ter uma filosofia levemente diferente da sua, contribui com o entendimento de que as diretrizes para essas áreas não são atividade de corta-e-cola, que servem para todos os lugares de atuação no seu estado, país. Ao contrário, há muito espaço para diferentes interpretações na tomada da decisão que podem ser o mais próximo daquela considerada assertiva para atingir os objetivos de conservação.


  • 22/03 - As questões socioambientais no Século X.

    Nesta aula o Professor Sandro Tonso trouxe as questões socioambientais no Século XXI. Ele começa  a trazer o tema da Educação Ambiental, as relações homem e natureza e a natureza política da degradação social e ambiental. 

    Essas são as sugestões dele para complementar a aula. 
    1) do Canal Tese11 de Sabrina Fernandes, entre tanta coisa boa, recomendo: https://youtube.com/playlist?list=PLPZ4y7b7MwOv0HV55UCMbXYFh6jjjneDP

    2) do Canal BenVivendo de Thiago Ávila, entre outras tantas coisas boas, recomendo:

    3) do Canal Tempero Drag com a drag-querem Rita com Hunty, também é difícil selecionar entre tantas reflexões boas; dentre elas, recomendo as seguintes pelo seu carácter socioambiental:
    * sobre Agroecologia e Agricultura Familiar: https://youtu.be/i8SJvHhSQmk
    * sobre Desenvolvimento Sustentável e Consumo Consciente: https://youtu.be/Ef4T7DrTvmI
    * sobre a Amazonia: https://youtu.be/Ev7oyOI9Ru0
    * sobre canudos plásticos: https://youtu.be/5idQl9CIl0I



  • 29/03 - Conjuntura e Utopia

    Esta aula é presencial
    O tema de conjuntura e Utopia envolve duas aulas.
    Voces tiveram a aula no dia 22 de março com o professor Sandro Tonso, da UNICANP, que falou um pouco sobre conjuntura. 
    Na aula do dia 19/04  o Bruno Fernandes vai nos traz um pouco de alento, mostrando que o mundo se transforma e que podemos ter uma visão mais positiva diante das grandes questões socioambientais. 

  • 12/4 Educação ambiental e políticas públicas

    Esta aula será feita no Google meet com a presença do Professor Dr. Marcos Sorrentino através do link -Entrar com o Google Meet

    meet.google.com/rgh-saxj-gap

    Como sabem o Professor Marcos Sorrentino foi responsável por esta disciplina na ESALQ. O Marcos tem uma trajetória bastante relevante, provavelmente todos que trabalham com Educação Ambiental no Brasil ouviram ou leram algo feito por ele. Vou destacar três pontos além do fato dele ter sido docente aqui na ESALQ. 

    1. Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. 

    2. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC.

    3. Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima desde fevereiro de 2023.

    Material preparatório para a aula

    Leitura do prefácio do Brandão e de algum dos capítulos: Implementação de Políticas Públicas de Educação Ambiental

    A gravação da aula pode ser acessada por este link Aula de Educação Ambiental (2023-04-12 19:05 GMT-3) - Google Drive

    Se não conseguirem acessar escrevam para mim teresa.magro@usp.br


  • 26/04 - Educação Ambiental conceitos, correntes, tendências e fundamentos

    Esta aula é presencial na sala 7 no LCF

    Leitura do primeiro capítulo do livro: Júnior, Luiz Antonio Ferraro (org). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília, MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005

    Formação de educadoras (es) ambientais (p. 25-38)

    Pensar o ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao4.pdf

    A missão “ecocivilizatória” e as novas moralidades ecológicas - https://doi.org/10.1590/S1414-753X2011000200004

    Coleção Encontros e Caminhos da Educação Ambiental (3 volumes) - https://www.fubaea.com.br/encontros-e-caminhos-pdf

    Identidades da Educação Ambiental Brasileira - http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/3507

    Os Diferentes Matizes da Educação Ambiental no Brasil - http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/5109

    Educação para a Gestão Ambiental: a cidadania no enfrentamento dos conflitos sócioambientais - https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/Publica%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%B5es_da_COEDU/Referencial_Te%C3%83%C2%B3rico/Educa%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o_para_a_gest%C3%83%C2%A3o_ambiental.pdf

    Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia - dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol6.n1.p29-46


  • 03/05 - Ciência cidadã

    Aula presencial - Duas partes
    1) Vamos ter uma aula bem dinâmica com o Dr. Eduardo Alexandrino.
    Ele é biólogo e podemos destacar alguns pontos de seu currículo: 
    Criador e coordenador do projeto de ciência cidadã "Eu vi uma ave usando pulseiras!?" ; membro fundador da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.
    Eduardo atual nos seguintes temas: Conservação de aves em ambientes antrópicos; Aves em paisagens urbanas e agrícolas; Fauna como ferramenta para avaliação de impactos ambientais; Estudos de Impactos Ambientais; Observação de aves como ferramenta para promover a educação ambiental e ciência cidadã; Ecologia da Paisagem; Aves como promotoras de serviços ecossistêmicos.

    E o que isso tem a ver com Educação Ambiental? TUDO!

    2) Nesta parte da aula vamos contar com a Participação da bióloga Gabrielle Abreu Nunes.
    A atuação dela envolve entre outros temas, Políticas Ambientais, Governança e Participação pública.   É co-fundadora e gestora do projeto de divulgação científica ?Sério, Sapiens?? Podcast , vinculado à rádio UFSCar.

    Nesta aula ela vai abordar o tema de sua atual pesquisa com Ciência Cidadã.

    Para se preparar para esta aula ouçam o podcast disponível e vejam o vídeo abaixo.

    Podcast episódio sobre Bens Comuns 

    Episódio sobre Unidades de Conservação


  • 10/05 - Princípios de EDUCOM: Educomunicação e Educação Ambiental

    Aula presencial, com a Dr. Mirian Rother e Dr. Bruno Fernandes, que voces já conheceram na aula do dia 29 de março. 

    Para se prepararem para esta aula façam a leitura de:

    GATTÁS, C.L.M.E. Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora. 2015. Tese ECA/USP, 2015. doi:10.11606/T.27.2015.tde-17112015-094913.

    BONFADINI; BORIM & ROCHA. documentários na educação básica. Rev. Bras. C&T, v. 9, n. 1 (2016) - DOI: 10.3895/rbect.v9n1.2098



  • 17/05 - Praxis e Educação Ambiental Projetos de Intervenção (conceituação e princípios metodológicos)

    Aula presencial

  • 24/05 - Gestão de Projetos Socioambientais4

    Aula será presencial,  e teremos a presença da Enga. Florestal Bianca Limonge Avancini.

    Aproveitem bem esta aula pois a Bianca é Gestora de Projetos do FunBEA (Fundo Frasileiro de Educação Ambiental) 

    Ela também é Técnica em Meio Ambiente pela ETB/ENFERMAP e possui  experiência com processos participativos em arborização urbana. 

  • 31/05 - Educação Ambiental em áreas protegidas e em Escolas

    Aula presencial com a Dra. Maria Luiza Palmieri (Malu).

    Malu é especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais lotada no Núcleo de Conservação da Biodiversidade. Atua na Estação Experimental de Tupi  na área de educação ambiental, com projetos de intervenção, cursos de formação de professores e materiais educativos.

    Nas aulas com a Malu vocês vão ter que pensar e ... se mexer bastante, 

    Para se preparar para esta aula tentem ler:

    Leitura do artigo: PALMIERI, M. L. B.; MASSABNI, V. G. As contribuições das visitas em áreas protegidas para a educação escolar. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v.3, p. 1-18, 2020. Disponível em: <AS CONTRIBUIÇÕES DAS VISITAS EM ÁREAS PROTEGIDAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR> .

    RODRIGUES, V. (Org.). Muda o mundo, Raimundo! Educação ambiental no ensino básico. Brasília/Rio de Janeiro: WWF/MMA/Fundação Roberto Marinho, 1997.

  • 07/06 - Florestas e Bem Estar Humano

    Aula gravada, não síncrona.

    Vocês poderão acompanhar esta aula em qualquer momento pois não será feita pelo Meet, vamos utilizar uma gravação. Depois que ouvirem a palestra poderão enviar um e-mail para mim e se necessário  ter encontros em grupos ou de forma individual via meet. 

    O vídeo é de uma aula que dei para pessoas da área médica. Favor não passar o vídeo para outras pessoas pois tem algumas colocações pessoais. 

    Material complementar:

    FAO. 2020. Forests for human health and well-being – Strengthening the forest–health– nutrition nexus. Forestry Working Paper No. 18. Rome. 

    https://doi.org/10.4060/cb1468en


  • 14/06 Preparação dos trabalhos

    Este dia será dedicado a voces trabalharem em seus projetos.
    Se necessário a professora Teresa poderá dar um plantão de dúvidas.
    Lembrem-se que teremos uma aula no sábado, dia 17 .
    Vou enviar horário de saída e previsão de retorno.

    Sobre o Trabalho
    A proposta da atividade é, a partir das discussões realizadas na última aula, elaborar, em grupos, propostas (pelos menos 3) de atividades de educação ambiental que podem ser feitas nas escolas a partir do tema do grupo:
    1 - Horta e revitalização de espaços;
    2 - Resíduos sólidos;
    3- Água: irrigação, uso consciente e bacia hidrográfica;
    4 - História do lugar, relações interpessoais, saúde e bem estar).

    O trabalho  deve explicar como essas atividades atendem a elementos que o grupo julga importante para o uso desse tema na escola e ao critério do EducaTrilha na Escola quanto ao desenvolvimento do pensamento crítico .
    Como o projeto estimula:
    1- o pensamento crítico;
    2- a cooperação, a solidariedade e o respeito a todas as formas de vida - incluindo a diversidade entre os seres humanos;
    3- a construção de sociedades sustentáveis;
    4- a reflexão sobre as questões socioambientais no contexto social, histórico e cultural;
    5- a valorização da diversidade de ideias, raças, etnias, religiões, regionalidades, deficiências, entre outras;
    6 - a reflexão sobre a importância do combate à desigualdade social;
    7- a análise crítica de conteúdos socioambientais e culturais veiculados pelos meios de comunicação).

    Assim, é preciso descrever as atividades e relacioná-las com esses critérios.

  • 24/06 Aula Prática

    Neste dia faremos uma aula prática sobre Conservação, provisão de serviços ecossistêmicos e uso direto na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro.

    Sairemos as 8:30 da manhã  e o retorno previsto para as 15:00 horas aproximadamente.
    Levar água 

  • 21/06 - Educação Ambiental em áreas protegidas /Apresentação dos trabalhos

    Na primeira parte da aula vamos trabalhar em grupos, analisando relatos de visitas escolares em áreas protegidas elaboradas durante a pesquisa de doutorado da Malu.

    Na segunda parte teremos uma rápida apresentação dos grupos.

    Na terceira parte da aula a Malu vai falar de Educação Ambiental em áreas protegidas.