Kursthemen

  • Aula 15

    Prof. Marcos

    Avalição (nota N2) 

    • Autoavaliação registrada em formulário de especialmente elaborado para esse fim (20% da avaliação referente ao Bloco 2 da disciplina, 0-2 pontos)

      Link - https://forms.gle/sENKKek365FoEcSa7 

      Importante - sem o preenchimento do formulário, não haverá nota de participação

    • Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.

    • Projeto no formato pdf ou docx (80% da avaliação referente ao Bloco 2 da disciplina, 0-8 pontos) 

      Obs: Os nomes que estiverem na capa serão contabilizados como parte do grupo. Caso uma pessoa tenha inicialmente se colocado como parte do grupo e não se envolveu e o grupo prefere não adicionar como componente irei saber pelos nomes na capa.

    • Roteiro para o trabalho em grupo, para ser entregue no sistema (e-disciplinas) até dia 17.12

      Importante é fazer o que for possível, pois sabemos que o prazo é curto. Levem em consideração principalmente os elementos que provocam a intervenção socioambientalista - diagnostico, o sonho, e os caminhos para a intervenção, dialogando com o que se desenvolveu em sala de aula e durante sua vida. 

      Então segue o roteiro:

      Trabalho em grupo entre 6-7 pessoas

      A definir pelo grupo: 

      (essas reflexões devem estar dentro do texto, distribuídas da maneira que acharem pertinente)

      1. O problema/desafio: Qual desafio posto, que pretendemos intervir?

      2. A Utopia: Como imagino que seria a condição ideal? 

      3. Elemento arbóreo: Como futuros/as Engenheiros/as Florestais e cidadãs/cidadãos, com o elemento arbóreo facilitam/mediam o enfrentamento do problema/desafio?

      4. Objetivos e caminhos da intervenção:Descrever os objetivos e os meios para os alcançar. Os conteúdos a serem trabalhados e outras informações relevantes

      5. Local: Onde será feita a intervenção? 

      6. Grupo social: Com qual grupo social/sujeito social se irá desenvolver a proposta de intervenção?

      7. Prazo: Qual será o prazo/tempo desse processo intervencionista?

      8. Articulação: Com quem será feito/desenvolvido a intervenção? Quais as parcerias e articulações podem ser desenvolvidas no território e na comunidade?

      Critério de Avaliação:

      Contempla os tópicos exigidos (abaixo);

      • a) Aprofundamento crítico no tema;
      • b) Coerência entre o que está sendo proposto com o que está sendo apresentado em aula;
      • c) Formato do relatório, em relação à gramática, formatação e coerência narrativa;

      Relatório deve conter no mínimo:

      a)  Capa (título, nomes e número usp)

      b) Panorama do problema a ser abordado 

      1.Abordar como está a conjuntura/panorama do problema: Desafios e oportunidades atuais - Fundamentando na literatura (revisão bibliográfica) e nos exemplos que conhecerem para justificar a sua relevância e pertinência;

      -Desenvolver o conteúdo a partir de uma revisão bibliográfica (Formato ABNT ou outro formato de preferência - explicitar qual formato utilizado)

      2. Desenvolver/contextualizar o panorama encontrado no estudo com diálogo com a Utopia de transformação desse problema/desafio;

      3. Contextualizar o território (físico ou relacional) onde será desenvolvida, com mapas, fotos, tabelas e descrição;

      4. Enunciar claramente os seus objetivos (geral e específicos), metas e atividades a serem realizadas; 

      c) Etapas, com cronograma, para a resolução do problema

      1.Quais as etapas previstas/possíveis que o grupo propõe para a resolução desse problema? Por que escolheram essas etapas? (justifiquem ao desenvolver a proposta)

      2.Qual o tipo de abordagem? Haverá diagnóstico anterior? Desenvolverão metodologias participativas? (não só apontar, mas descrever como elas serão desenvolvidas)

      d) A metodologia da abordagem 

      1. Descrever a metodologia da abordagem. Como se dará o diagnóstico? As atividades serão conduzidas de que maneira? Explicar e contextualizar cada uma.

      2. Descrevendo como a realizarão (método e técnicas) e suas formas de monitoramento e avaliação dos resultados desejados; 

      3.  Sustentabilidade da intervenção (como ela irá se sustentar/manter, após a intervenção realizada? );

      4. Quais os Sujeitos que serão envolvidos na intervenção, seja como parceiros no planejamento e realização da intervenção, seja como sujeitos com os quais pretende-se promover o processo educador e de solução de problemas; 

      e)Outros itens considerados relevantes pelo grupo (orçamento e, materiais por exemplo) para conquistar os recursos (humanos, institucionais, financeiros) para viabilizar.

      e)   Referências bibliográficas (ABNT o outra definida)

      Abraços e bons trabalhos