Programação

  • Aula 12

    Prof. Eduardo Gusson

    Conectando paisagens e pessoas e o Panorama Florestal de Piracicaba/SP 

    Eduardo Gusson: Engenheiro Florestal (1999), mestre em Ecologia de Agroecossistemas (2003) e Doutor em Recursos Florestais (2014) pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Membro da Biodendro Consultoria Florestal e pesquisador-convidado do Núcleo Extensão e Pesquisas Temáticas em Conservação e Educação Ambiental - NACE-PTECA/USP.  Atua nas áreas de restauração, conservação e manejo florestal e agroflorestal; silvicultura de nativas e exóticas; inventário florestal e quantificação de biomassa e carbono; planos de manejo florestal comunitário; mapeamentos participativos e programas socioambientais; legislação e política ambiental; pesquisa e comunicação científica.


    • Documentos abaixo:



    • O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global elaborado na Rio 92, no Fórum Global da sociedade civil, é considerado por teóricos do campo da EA como um divisor de águas, por enunciar claramente uma perspectiva da educação e do ambientalismo até então não sistematizada claramente. Sugiro que leiam e se preparem para os diálogos que ocorrerão no próximo ano, na Rio+30. 

    • Várias leituras podem e devem ser feitas para ampliar o repertório de cada estudante na área das políticas públicas, legislação e educação florestal. Aqui segue uma para toda a classe e na bibliografia vocês poderão encontrar outras.

    • Artigo analítico para incentivar reflexões sobre políticas públicas na área florestal.

    • Para subsidiar a construção das propostas dos grupos segue um documento elaborado em Piracicaba.
    • Para leitura e análise de toda a classe. 

      Caso a intervenção seja em PIRACICABA/SP, para auxiliar nas tarefas de elaboração das propostas dos grupos, sugiro a leitura do Plano Diretor do Desenvolvimento de Piracicaba, já fazendo um exercício de pensar (e anotar) sobre  o que nele inserir para que os seus sonhos de um Município incorpore o elemento arbóreo na paisagem, gerando trabalho e renda e melhorias das condições existenciais.

    • Os anexos darão acesso aos mapas, descrições e outros materiais que constam no Plano Diretor de Piracicaba