Kursthemen
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Aula 15
Prof. Marcos
Avalição (nota N2)
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Autoavaliação registrada em formulário de especialmente elaborado para esse fim (20% da avaliação referente ao Bloco 2 da disciplina, 0-2 pontos)
Link - https://forms.gle/sENKKek365FoEcSa7
Importante - sem o preenchimento do formulário, não haverá nota de participação
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Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.
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Projeto no formato pdf ou docx (80% da avaliação referente ao Bloco 2 da disciplina, 0-8 pontos)
Obs: Os nomes que estiverem na capa serão contabilizados como parte do grupo. Caso uma pessoa tenha inicialmente se colocado como parte do grupo e não se envolveu e o grupo prefere não adicionar como componente irei saber pelos nomes na capa. -
Roteiro para o trabalho em grupo, para ser entregue no sistema (e-disciplinas) até dia 17.12
Importante é fazer o que for possível, pois sabemos que o prazo é curto. Levem em consideração principalmente os elementos que provocam a intervenção socioambientalista - diagnostico, o sonho, e os caminhos para a intervenção, dialogando com o que se desenvolveu em sala de aula e durante sua vida.
Então segue o roteiro:
Trabalho em grupo entre 6-7 pessoas
A definir pelo grupo:
(essas reflexões devem estar dentro do texto, distribuídas da maneira que acharem pertinente)
1. O problema/desafio: Qual desafio posto, que pretendemos intervir?
2. A Utopia: Como imagino que seria a condição ideal?
3. Elemento arbóreo: Como futuros/as Engenheiros/as Florestais e cidadãs/cidadãos, com o elemento arbóreo facilitam/mediam o enfrentamento do problema/desafio?
4. Objetivos e caminhos da intervenção:Descrever os objetivos e os meios para os alcançar. Os conteúdos a serem trabalhados e outras informações relevantes
5. Local: Onde será feita a intervenção?
6. Grupo social: Com qual grupo social/sujeito social se irá desenvolver a proposta de intervenção?
7. Prazo: Qual será o prazo/tempo desse processo intervencionista?
8. Articulação: Com quem será feito/desenvolvido a intervenção? Quais as parcerias e articulações podem ser desenvolvidas no território e na comunidade?
Critério de Avaliação:
Contempla os tópicos exigidos (abaixo);
- a) Aprofundamento crítico no tema;
- b) Coerência entre o que está sendo proposto com o que está sendo apresentado em aula;
- c) Formato do relatório, em relação à gramática, formatação e coerência narrativa;
Relatório deve conter no mínimo:
a) Capa (título, nomes e número usp)
b) Panorama do problema a ser abordado
1.Abordar como está a conjuntura/panorama do problema: Desafios e oportunidades atuais - Fundamentando na literatura (revisão bibliográfica) e nos exemplos que conhecerem para justificar a sua relevância e pertinência;
-Desenvolver o conteúdo a partir de uma revisão bibliográfica (Formato ABNT ou outro formato de preferência - explicitar qual formato utilizado)
2. Desenvolver/contextualizar o panorama encontrado no estudo com diálogo com a Utopia de transformação desse problema/desafio;
3. Contextualizar o território (físico ou relacional) onde será desenvolvida, com mapas, fotos, tabelas e descrição;
4. Enunciar claramente os seus objetivos (geral e específicos), metas e atividades a serem realizadas;
c) Etapas, com cronograma, para a resolução do problema
1.Quais as etapas previstas/possíveis que o grupo propõe para a resolução desse problema? Por que escolheram essas etapas? (justifiquem ao desenvolver a proposta)
2.Qual o tipo de abordagem? Haverá diagnóstico anterior? Desenvolverão metodologias participativas? (não só apontar, mas descrever como elas serão desenvolvidas)
d) A metodologia da abordagem
1. Descrever a metodologia da abordagem. Como se dará o diagnóstico? As atividades serão conduzidas de que maneira? Explicar e contextualizar cada uma.
2. Descrevendo como a realizarão (método e técnicas) e suas formas de monitoramento e avaliação dos resultados desejados;
3. Sustentabilidade da intervenção (como ela irá se sustentar/manter, após a intervenção realizada? );
4. Quais os Sujeitos que serão envolvidos na intervenção, seja como parceiros no planejamento e realização da intervenção, seja como sujeitos com os quais pretende-se promover o processo educador e de solução de problemas;
e)Outros itens considerados relevantes pelo grupo (orçamento e, materiais por exemplo) para conquistar os recursos (humanos, institucionais, financeiros) para viabilizar.
e) Referências bibliográficas (ABNT o outra definida)
Abraços e bons trabalhos
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